segunda-feira, 5 de setembro de 2011

# 5 Segunda sem carne


Parece que o Verão está a despedir-se. Hoje o dia foi soalheiro, mas já se sente aquela brisa mais fresca que agita as folhas das árvores tornando-as cor de prata: este costuma ser o primeiro sinal que o meu cérebro acusa da chegada próxima do Outono, e esta estação já pede comidas mais quentes para “aconchegar” o estômago. Não é por ser composta apenas de vegetais que a comida terá de ser insípida e pouco saciante, antes pelo contrário, os estufados e molhos ficam mais coloridos e apurados, especialmente com a ajuda das leguminosas e as especiarias que dão o toque final.
Hoje, a minha primeira segunda-feira, depois das férias :( foi assim:
Pequeno-almoço:
Pão barrado com compota de maçã e tomate, cuja receita publiquei aqui ontem, e uma chávena de café. Apetecia-me cobrir o pão com uma camada generosa de compota, mas a balança não quer colaborar nisso.

Almoço:
Alheira vegetariana salteada com nabiças e espinafres
Levei ao lume uma frigideira anti-aderente sem nada. Acrescentei o recheio de ½ alheira vegetariana, cebola e alho picadinhos. Deixei apurar. Entretanto arranjei uma boa mão cheia de nabiças e espinafres. Desliguei o lume e mexi bem, para murchar as folhas e misturar tudo. Polvilhar com sementes de sésamo. Servi com salada de tomate e alface e tostas integrais.
Sobremesa – 1 tangerina
Muito importante - Os alimentos ricos em vitamina C facilitam a absorção do ferro proveniente dos vegetais, daí a combinação verduras de folha verde escura + tangerina!

Jantar:
Farinha de pau veggie
Já falei da farinha de pau aqui. É uma comida tradicional, que se dava aos bebés quando começavam a comer as primeiras sopinhas. Hoje em dia, parece que está um pouco fora de moda, mas lembro-me, na minha infância de ver o meu avô regalar-se com um pratinho dela quentinha. E como quem sai aos seus não degenera adoro um pratinho de farinha de pau quando o tempo começa a esfriar. Hoje fiz uma versão completamente vegetal e ficou deliciosa, a partir de hoje é a minha preferida!

Arranjei uma mão cheia de nabiças e cortei-as em juliana. Reservei. Num tachinho dispus: cebola, alho, ½ cenoura, 1 tira de pimento vermelho e feijão verde, tudo bem picadinho, reguei com um fio de azeite e levei ao lume até que a cebola murchasse. Acrescentei 1 colher de sopa de feijão cozido e 1 colher sopa de molho de tomate caseiro (pode substituir por ½ tomate sem casca). Temperei com 1 pitada de açúcar, molho de soja, 1 pitada de sal, noz-moscada e pimenta Assim que o molho começou a ferver juntei cerca de ¾ de chávena de água a ferver. Juntei 2 colheres (sopa) cheias de farinha de mandioca, em chuva, e mexendo rapidamente para não ficarem grumos. Acrescentei as nabiças cortadas, mexi, rectifiquei temperos e desliguei. Servi, polvilhada levemente com parmesão vegan (receita aqui).
Soube tão bem!

Entre as refeições, intercalo fruta, iogurte de soja e umas bolachinhas integrais e claro, água, muita água!

15 comentários:

  1. Com pratos assim a carne não faz realmente falta nenhuma.

    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  2. Lina, os tomates estão aqui em várias versões. Gosto muito deles. Minha filha costumava comer, quando pequenina, a fruta in natura, como se fosse uma maçã, inteira.
    Quanto ao seu comentário no Naco, até pensei bem se devia fazer aquele post, pois tenho o blog pelo prazer de compartilhar. É uma satisfação conhecer novas pessoas e você é uma delas.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Oi Lina, adorei sua refeição sem carne. Há anos quando ainda comia carne, tive o prazer de conhecer alheira. E a vegetariana deve ser maravilhosa.Gostaria de saber onde comprar aqui no Brasil.

    Mas a cor e o sabor de sua refeição, mas os lanchinhos compensaram tudo.

    Elaine

    ResponderEliminar
  4. Pratinho gostoso hein Lina, a sopinha abaixo, embora eu não conheça essa farinha, está super cremosa e convidativa, como vc, tomo muita água tbém, é muito bom, hj eu deveria postar minha segunda sem carne, mas devido a blogagem coletiva não o fiz, mas fiz em casa e pretendo postar amanha. Tivemos sintonia na sobremesa, a minha tbém foi uma tangerina hehe..bjos querida

    ResponderEliminar
  5. Ah esqueci de dizer-lhe, não sei se é só comigo, ou se está acontecendo com outras pessoas, mas não consegui ver o vídeo..bjokas

    ResponderEliminar
  6. Hummm que maravilha de ementa Lina... eu ja pensei em minha casa substituir a carne vermelha por bifes de soja... mas acho que todos vao torcer o nariz... a começar pelo meu marido!! rsrsrssrsr

    Gostei

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. O tempo mais fresquinho já convida a uma sopinha reconfortante, sem dúvida!
    A tua sopa de pau lembrou-me a minha sopa de aveia que gosto tanto.
    Deu-me saudades dum belo prato de sopa!
    Beijokas sem carne :)
    Rute

    ResponderEliminar
  8. Essa sopinha que maravilha com cheirinho a Outono. bjs carla sousa

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito do prato de alheira, está com óptimo aspecto. E a farinha de pau não conhecia, mas gostei de conhecer!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Concordo com a Ana, com pratos destes quem é que precisa de carne?? Ficou tudo bem apetitoso!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Lina,
    Mais uma 2ª sem carne bem apetitosa, gostei muito! Desconhecia a farinha de pau, mas essas sugestões parecem-me bem saborosas e aconchegantes :)
    O docinho é mesmo uma delícia...hmmmm

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Oi Lih!
    Adoro comida sem carninha =)
    Já anotei umas palavras para pesquisar..rs...
    Alheira, nabiça, farinha de pau (vi o link do bebê) e soalheiro...
    Mas, por aqui nem parece q estamos no inverno, um calor tremendo! E eu q gosto do frio =(
    As comidinhas pelas fotos estão convidando... amei seu paninho xadrez.
    Um bejim grande amore!

    ResponderEliminar
  13. Parece-me um belo início de semana, só não me passa a farinha de pau :)

    ResponderEliminar
  14. Mais um dia cheio de comida saudável xD Sinceramente fazes-me corar de vergonha ao pensar nos meus menus ^^' É que nem pensar que é só a parte de "comida vegetariana" que faz as coisas saudáveis... :X

    A sopa tem muito bom aspecto! :D Esta a dar-me vontade de fazer uma (e isso é raro!)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Que ótimas sugestões, assim a carne não faz falta mesmo.
    A sopinha está mesmo comum ótimo aspecto.
    Beijos

    ResponderEliminar