segunda-feira, 21 de abril de 2014

Pão de Ló para a Páscoa - renascer das cinzas


Ontem foi domingo de Páscoa. Nestas ocasiões especiais capricho ainda mais nos pratos e na decoração da mesa. Bateram-me então umas saudades enormes de voltar a publicar por aqui. Porque a cozinha, ainda, e mais do que nunca, continua a ser uma das minhas paixões. Muita coisa aconteceu nestes meses, mas a vontade de aprender novas receitas, conhecer ingredientes diferentes e técnicas inovadoras nunca me abandonou e ontem senti, que a partilha também me faz muita falta. O tempo não é muito, mas quem sabe a vontade suplanta essa barreira e as publicações apareçam com mais regularidade.
Um dos doces tradicionais da mesa de Páscoa nesta região é o bom e singelo Pão de Ló. Nunca tinha feito nenhum e também nunca tinha usado tantos ovos numa receita, mas um dia não são dias e os ovos eram biológicos, pelo menos! É uma receita simples, mas como todas as receitas tradicionais tem os seus caprichos e eu só fiquei aliviada quando provei a primeira fatia, deliciosa! A textura da massa é fofa mas não seca, no ponto exato. A receita foi-me dada por uma colega de trabalho, que diz que é uma receita usada há 30 anos e não falha, e realmente comprovei! Obrigada, Margarida! 


Pão de Ló
Ingredientes:
14 ovos biológicos
400g de açúcar fino
250g de farinha com fermento(usei Branca de Neve)
6 pedrinhas de sal (1 colher de café)
1 forma de chaminé com 30cm de diâmetro
papel almaço para forrar a forma

Notas prévias
- os ovos devem estar em temperatura ambiente (se os deixa no frigorífico retire-os 3 horas antes)
- se não encontrar açúcar fino, que foi o meu caso, triture o açúcar normal no liquidificador. Atenção, não é açúcar de confeiteiro, e sim açúcar fino próprio para massas de bolos, derrete-se melhor. No Brasil, o açúcar costuma ser mais fino do que o açúcar vulgar daqui de Portugal, portanto não é preciso ser triturado.
- a farinha utilizada deve ser de boa qualidade e com fermento adicionado e peneirada ao ser adicionada na massa. Caso não encontre farinha com fermento, adicionar uma colher de sopa de fermento químico em pó à farinha.
- A forragem da forma é feita com pedaços de papel almaço e não é necessário untar a forma ou o papel, caso não encontre o papel almaço, penso que pode ser substituído por papel vegetal ou untar a forma e enfarinhar, embora tradicionalmente o Pão de Ló por aqui seja feito na forma forrada com papel.

Preparação:
Ligar o forno à temperatura 150º C. Separar claras e gemas. Bater as claras em castelo(em neve) com o sal e ao mesmo tempo(se possível) bater as gemas com o açúcar até a mistura ficar fofa e se formarem bolhas. Juntar a este último preparado a farinha peneirada e as claras em castelo, envolvendo suavemente. Transferir a massa para a forma já forrada e cozer no forno por aproximadamente 1 hora. Depois de mais ou menos 40 minutos convém ir testando com um palito de churrasco que deverá sair com alguma migalha agarrada. Não convém cozer demasiado para que a massa não seque. 


9 comentários:

  1. Que bom ter-te de volta.
    Nunca fiz pão-de-lo.
    O eu ficou com um aspecto delicioso
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo e com um interior amarelinho!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Já sentiamos a tua falta, linda
    Jnihos grandes

    ResponderEliminar
  4. Vim agradecer-te o comentário que deixaste à minha torta de legumes. Fiquei feliz por este teu regresso. As fotos mostram uma mesa que rejubilou nesta Páscoa.
    Beijinhos.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  5. Querida Lina como fiquei feliz com sua visita em meu blog, aconteceram tantas coisas aqui em casa também, e imagino com vc, a vida as vezes nos afasta do blog uma segunda paixão, mas é muito bom ter vc de volta e com suas costumeiras receitas sempre deliciosas. Adorei seu pão de ló, gostamos muito aqui em casa. Beijinhos, obrigada pelo carinho e uma excelente semana à ti e família. Bjos na pequenina

    ResponderEliminar
  6. Thank you, this blog has added to my knowledge obat herbal utk lambung It's perfect

    ResponderEliminar
  7. Olá, querida Lina
    Tenha um fim de ano e início de novo abençoadíssimo!!!
    Bjm festivo

    ResponderEliminar
  8. adoro esse bolo e tras me tantas recordaçoes! Fiquei d agua na boca! ♡♡♡

    ResponderEliminar