sábado, 3 de setembro de 2011

No aproveitar é que está o ganho - Bolinhos de arroz

Não gosto de deitar comida fora, por vários motivos. O primeiro, óbvio e que está entranhado em nós desde a infância: existe tanta gente no mundo a passar fome e nós a desperdiçarmos comida. E se pensarmos no tempo, energia, dinheiro, água e amor ... que consumimos para confeccionar uma refeição e depois deitar isso tudo ao lixo, parece coisa de malucos...E ainda tem o problema do lixo, que já abordei aqui
É claro que engolirmos a comida sem vontade e sem necessidade, apenas para não a deitar fora, também não é nada bom para o nosso organismo. O ideal é fazemos pouca quantidade, é melhor faltar do que sobrar (é, hoje o meu lema é esse e não o contrário!). No entanto ter sobras é quase inevitável e porque não converte-las em algo diferente, que será consumido na próxima refeição. Hoje foi o que fiz com uma chávena de arroz que estava sobrando no frigorífico, transformou-se nuns bolinhos deliciosos e bastante nutritivos. O milagre da multiplicação! Os ingredientes podem ser outros de acordo com o que tenha na despensa e o que a sua imaginação ditar. Baseei-me na receita deste blogue, que infelizmente está parado, mas espero que um dia retorne à actividade pois tem receitas óptimas.

Ingredientes(para 15 bolinhos):
1 chávena(chá) de arroz cozido
1/4 chávena de água morna
1/2 cebola pequena picada
1 dente de alho
1 colher(sopa) de farinha de sementes de linhaça(ou moer as sementes)
1 colher(sopa) de flocos de aveia
1 colher (sopa) de parmesão vegan (receita aqui, no arroz da Avó Luísa)
1 colher(sopa) de feijão cozido
2 colheres(sopa) de farinha de milho
3 colheres(sopa) de farinha integral(pode ser necessária mais quantidade) 
1 colher(sopa) de sementes de papoila 
Salsa picada, sal, molho de soja, noz moscada, páprica, pimenta preta, ou outros temperos de sua preferência.
Óleo de amendoim para fritar
Preparação:
Numa taça colocar todos os ingredientes, excepto as farinhas, as sementes de papoila, a salsa e os temperos. Triturar com a varinha mágica ou liquidificador. Junte as farinhas, as sementes de papoila e os temperos, prove e rectifique a quantidade de farinha e temperos. Faça bolinhos, com a colher ou bolinhas e frite-os em óleo quente. Escorra em papel toalha. Sirva com uma boa salada ou legumes.

10 comentários:

  1. Lina querida, para ver como são as coisas não é? Também não gosto de jogar comida fora, aqui nunca jogo nada fora, vc pegou como base o arroz, e desse arroz, fez bolinhos super enriquecidos, nutritivos e saudáveis. Gostei dessa receita amiga, pois gosto muito de linhaça, aveia, farinha de milho, muito boa. Vc usou de criatividade excelente seu arroz. As vezes o ser humano me entristece Lina, voce veja bem, quanto arroz, feijão, é jogado fora, no entanto quantos não dariam por um pratinho de arroz e feijão. Desperdicio para mim é vergonhoso. Parabéns pela receita...bjokas um ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  2. Não podia estar mais de acordo. Também aproveito tudo. Bela sugestão. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ESSES BOLINHOS FICARAM ÓTIMOS E MUITO BEM ACOMPANHADOS.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Lina,
    Ficaram com óptimo aspecto e são bem saudávels estes bolinhos ;)
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Belo aproveitamento amiga, nada se pode estragar....bjiokitasss

    ResponderEliminar
  6. Que belo aproveitamento. Ficou muito bom. Bjs

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito da ideia. Fica registada.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Lina,
    Não aprecio os bolinhos feitos com arroz, sejam fritos ou assados. Mas o seu ficou tão incrementado, que é impossível não gostar.
    Bom final de semana!

    ResponderEliminar
  9. Adorei a receitinha :)

    Adorei seu blog. Lógico que não poderia deixar de segui-lo. Ficaria muito feliz se seguisse o meu também. Gostaria de pedir para você votar/responder a enquete que criei: Perfil da Leitora, para mim ajudar a concluir o mídia kit do blog.

    http://mundofashionfemenino.blogspot.com/

    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  10. Também tento aproveitar tudo! E estes bolinhos de arroz estão super originais :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar