terça-feira, 4 de outubro de 2011

# 9 Segunda feira sem carne

Quando eu era adolescente comecei várias vezes a escrever um diário, mas como nunca fui pessoa metódica, em pouco tempo o diário transformava-se em semanário, em mensário, perdia o caderno, enfim tudo frutos da minha natureza inquieta que quer fazer várias coisas ao mesmo tempo. De certa forma sinto-me redimida ao escrever aqui de uma forma mais disciplinada. Reflecti sobre isto hoje, ao sentir o calor abrasador que nos tem assolado nestes últimos dias e pus-me a pensar como terá sido no ano passado. Se nesta altura já tivesse começado com o blogue era só consultar as publicações, pois o que comemos dá-nos sempre uma pista, além de que o estado do tempo é um tema recorrente e que influencia muito o nosso estado de espírito. Claro que sempre posso consultar o Google, que tem resposta para tudo, o sabichão!

Apesar de não ser metódica e disciplinada, de não fazer ementas semanais, nem ter a dispensa super organizada, com listas e frascos(tenho profunda "inveja" de quem é assim!) procuro alimentar-me de forma equilibrada, embora hoje em dia seja tentador descambar para a comida de plástico ou semi-pronta pois a oferta é muita e o tempo escasso.
Já ouvi, inclusive, algumas pessoas dizerem que não se alimentavam de forma saudável por não terem tempo. Será mesmo verdade? Mas eu penso: se eu que não sou muito ordenada até consigo, porque outros não conseguirão? Vou então descrever um pouco dos meus hábitos:
- Faço sempre uma panela de sopa de legumes variados todos os dias, mesmo que tenha muita preguiça. Às vezes é a primeira coisa que faço pela manhã e enquanto me arranjo fica pronta. Ao almoço se não tiver mais nada, um prato de sopa e mais qualquer coisa já não ficamos mal. 
- Faço sempre salada em todas as refeições, mesmo que o prato principal seja massa ou estufado, tenho de ter sempre algo verde no prato. Às vezes com a pressa são apenas umas folhas de alface, mas tem de ser algo verde.
- Tenho sempre fruta em casa que comemos normalmente ao lanche, em casa/trabalho/escola. 
- Eu não bebo leite, mas levo todos os dias um iogurte para o lanche, que de uns meses para cá tem sido dos de soja.
- Tomamos o pequeno almoço em casa. Além de mais económico é muito mais saudável, pois podemos variar. Não dispenso o pão integral, que tenho em versão tostas para os dias em que não há fresco.

Mas não pensem que fui sempre assim, comer de forma saudável é um hábito como outro qualquer, de início estranha-se mas depois entranha-se. 
Também posso dizer que conto com a ajuda preciosa de meu marido, aliás foi por ele que hoje tenho o hábito de comer sopa todos os dias, ele faz umas sopas óptimas!

E como já vem sendo hábito, hoje foi uma segunda feira sem carne, numa semana vegetariana. Posso dizer que este hábito já está totalmente enraizado.

Almoço:


Salada fresca de arroz integral e legumes
Lembram-se do arroz que acompanhou esta dobrada? Fiz propositadamente mais quantidade, depois foi só juntar outros ingredientes de manhã, conservar no frigorífico e ao almoço foi só servir-me.

Ingredientes(para 2 pessoas):
1 chávena almoçadeira de arroz integral cozido
1 cebola picada
1 cenoura em fios
1/2 beterraba vermelha em fios
1/2 beterraba amarela em fios
3 colheres(sopa) de milho em lata
1 punhado de sementes de abóbora tostadas
1 punhado de sementes de girassol
1 punhado de passas de sultanas
Salsa e cebolinho picados 
Temperos:Azeite, vinagre de arroz, pimenta preta e pitada de sal.
Preparação:
Colocar todos os ingredientes numa taça, temperar e misturar bem. Esta tarefa fica facilitada com duas colheres. Guardar no frigorífico até servir.

Jantar
Apeteceu-me algo mais reconfortante, então fiz umas tradicionais 
Papas de milho 

Ingredientes(para 1 pessoa)
3 folhas de couve galega cortadas como para caldo verde
1 chávena(chá) de água
Farinha de milho amarelo q.b.
2 colheres(sopa) de feijão cozido
Azeite, sal e pimenta.
Preparação:
Num tacho coloque a água a ferver, sal, azeite e pimenta. Junte as couves, deixando ferver 1 minuto. Junte farinha de milho em chuva, aos poucos, até atingir a consistência desejada. Cozinhe por uns minutos, sem deixar de mexer. Junte o feijão, rectifique os temperos e sirva bem quente. 

Outros blogues amigos aderentes às Segundas sem carne:


Estou a participar na Semana Vegetariana.

5 comentários:

  1. Lina,
    Gostei do texto... Também fiquei a conhecer um pouquinho mais de ti... Eu não sou muito de carne, faço mais por causa do meu marido. Gostei da ideia da semana Vegetariana. Essa saladinha esta perfeita e as migas bem apetitosas : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Lina companheira das nossas segundas, sua refeição está uma delicia, essa saladinha colorida está com um aspecto muito bom sabe? E a papas de Milho eu não conhecia, mas só pelo fato de ter couve, milho amarelo e feijão, adorei, é uma bela refeição substanciosa e nutritiva.Gostei muito. Bjocas amiga, tenha uma linda semana

    ResponderEliminar
  3. Oi Lina,
    Eu também sempre tive um diário comigo.É um hábito que tento não perder.Realmente é muito bom a gente saber como estava há um ano atrás, o quanto aprendemos, o quanto crescemos.O blog não deixa de ser também um diário para nós.
    Obrigada por me citar na segunda sem carne.
    Adorei suas sugestões.
    Bj e uma excelente semana,
    Lylia

    ResponderEliminar
  4. Isso é que é gostar mesmo de comer sopa!
    Confeccionar uma panela de sopa logo pela manhã, não é para todos!
    Acho que não conseguiria...
    Inclusive porque sou apaixonada por sopas acabasdas de fazer. Mas, em "tempo de guerra não se limpam armas", ou seja, se não há tempo para fazer a sopa noutra altura, pois bem que se faça logo pela manhã :)
    Beijinhos de boa continuação de enraizamento.
    Rute

    ResponderEliminar
  5. Lina, gostei de te ficar a conhecer um pouco mais. Também tenho bons hábitos de alimentação ou tento ter, que me foram enraizados pelos meus pais. Sopinha todos os dias, legumes ou salada a todas as refeições e fruta, pão escuro e tento fazer toda a minha comida e levo marmita para o trabalho. Ao fim-de-semana é que faço uns docinhos e bolinhos!hehe. A tua saladinha de arroz está um mimo, assim como as papas que são muito apreciadas cá em casa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar