domingo, 2 de outubro de 2011

Dobrada vegetariana

Mais uma Amizadeia, isto é, uma ideia de amiga, ou ideia amiga que foi concretizada na minha cozinha. Esta série começou com a Rute, e foi nesta publicação e no comentário da Isabel Matos  que eu me inspirei para o almoço de hoje. 
A dobrada ficou magnífica, bem apurada e até o aspecto ficou parecido com a original e aquecida ainda ficou melhor, como é habitual nas feijoadas. Vai ser um prato a repetir com certeza porque até os mais cépticos gostaram do resultado. O acompanhamento, em vez do habitual arroz branco, foi arroz integral e salada verde com tomate.
A sobremesa, foi também vegan, já publicada aqui hoje. Tudo se conjugou para um almoço delicioso e saudável. E rápido de fazer e de digerir, para nos deixar bem dispostos para esta dobrada de Verão.

Mas o melhor de tudo foi saborear este prato sem culpas, sabendo que nenhum animal foi sacrificado para que eu me alimentasse. 

Ingredientes(para 4 pessoas):
2 chávenas(chá) de feijão branco cozido
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
2 colheres(sopa) de azeite
1 cenoura grande cortada em cubos
1/2 pimento verde em tiras
200grs de cogumelos pleorotus cortados em tiras grossas
1 chouriço de soja (opcional)
4 colheres(sopa)de molho de tomate(usei caseiro)ou 1 tomate grande sem pele picado
folhas de couve sabóia ou repolho q.b.cortadas em juliana
Sal, pimenta preta, cominhos em pó, caril e 1 folha de louro.
salsa e cebolinho 
Preparação:
Num tacho verta o azeite, junte a cebola, o alho picado, o chouriço de soja (se utilizar), o pimento, a cenoura e a folha de louro. Leve ao lume e deixe amolecer a cebola. Junte os cogumelos cortados em tiras. Em seguida adicione o molho de tomate (ou o tomate picado). Deixe apurar um pouco e junte o feijão branco. Se necessário, adicione água a ferver. Tempere, tendo o cuidado de usar os cominhos e caril com cuidado, é melhor colocar pouca quantidade de cada vez. Se achar que o caldo está pouco apurado, retire cerca de 2 colheres de sopa de feijão e esmague-o, juntando novamente ao tacho. Quando a dobrada estiver quase pronta, junte a couve e deixe levantar fervura. Rectifique temperos e desligue. Polvilhe com salsa e cebolinho picados.
Sirva com arroz integral solto, e se quiser salada.

11 comentários:

  1. Hum que sugestão mais gostosa....
    Delícia total.
    Vim te conhecer... aparece lá no meu blog tb...
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Lina,
    este é mais um dos pratos 3S_ saudável, suave e saboroso,que vc e a Rute sabem tão bem criar.Ficou uma beleza de se ver, que dirá de se degustar.
    Sabe que já estou há duas semanas fazendo refeições vegetarianas dia sim,dia não?E vou me aperfeiçoar nisso.Te conto,viu?
    Uma ótima semana p/ vc e a família.
    Bjos,
    Calu

    ResponderEliminar
  3. Realmente a Isabel M. tem razão!
    Os pleurotus parecem mesmo a tripa da dobrada.
    Ainda não experimentei, mas certamente não vai tardar muito.
    Tenho de encomendar novamente os kits de cogumelos.
    Conheces?
    Estão aqui: Cogumelos de produção caseira
    Beijinhos e boa semana sem carne.
    Rute

    ResponderEliminar
  4. NÃO COSTUMO FEIJOADAS POR SEREM PRATOS MUITO FORTES.
    MAS A TUA AGRADOU-ME E MUITO.
    ESTA COM UM ASPECTO DELICIOSO.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Lina isto da culinária tem muito que se lhe diga nunca me passou pela cabeça uma coisa destas, mas na verdade ficou com um aspecto optimo e muito saudável.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. E que delicia que deve ser, eu acho que comia mais depressa esta do que a original. Bjs

    ResponderEliminar
  7. Ficou muito apetitosa, gostei demais.
    Bjo

    ResponderEliminar
  8. Lina,
    Amei a sugestao... A dobrada ficou com um aspecto delicioso, alem de ser muito mais saudável : )
    Gostei muito mesmo da receita.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Lina, bem saudável e posso dizer-te que mais depressa comeria esta versão que a original! A delicia de laranja está um espectáculo!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Lina minha amiga querida, ao que tudo indica e pela fotos esse prato deve ter ficado muito saboroso, preciso experimentar essas carnes e chouriços de soja para poder usar na minha cozinha. Ficou um belo prato....bjoquinhas

    ResponderEliminar
  11. Oi Lina, você também é vegetariana... e amiga dos animais pelo que vejo. Hoje percebo a grande quantidade de pessoas que optaram por refeiçoes sem animais.

    bjs e boa semana

    ResponderEliminar