quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Saúdo o Outono

Sei que está a tornar-se um pouco repetitivo, mas não consegui resistir a publicar no dia de hoje mais uma compota, desta vez de abóbora, a minha preferida e perfeita para saudar o Outono, a estação do ano que mais aprecio.

É neste tempo que faço uma retrospectiva do que foi o meu passado ano, em que aproveito para fazer qualquer mudança de vida e de hábitos, nem que sejam pequeninos detalhes. Gosto de contemplar as árvores com a folhagem avermelhada acarinhada pelo vento e iluminada pela luz difusa, passear pelas ruas enquanto não está demasiado frio e saborear o entardecer quando ainda tenho um tempo só para mim. Agrada-me esta estação exactamente por fugir da exaltação do óbvio, por ter cores e luzes mais suaves, temperaturas mais equilibradas que convidam à reflexão e calma.

Deleito-me também com o que a Natureza produz nesta época: abóboras, maçãs, peras, marmelos, castanhas, nozes, avelãs e com sorte, figos.
Para perpetuar estes sabores nada  melhor do que fazer compotas, tal como uma formiga a armazenar comida para o Inverno, armazeno compotas para o Natal que aí vem...
Ingredientes:
1 kg de abóbora descascada e cortada em pedaços
1/2 kg de açúcar
1 pau de canela
2 cravinhos da índia
1 colher(café) de gengibre em pó
Preparação:
Colocar os ingredientes num tacho e cozinhar em lume abrando até atingir o ponto de estrada. Guardar em frascos esterilizados e pasteurizar. Mais detalhes aqui.

A minha filha ajudou-me na decoração, executando a singela etiqueta. Inspirei-me nestes lindos frascos da Ilídia.

14 comentários:

  1. Lina,
    admiro a primavera, pois sua exuberância é gritante, mas prefiro de longe o outono, por tudo o que vc já citou e ainda mais pelos dias claros,frescos e de céu límpido que fazem por aqui. È um bálsamo para os sentidos.
    E não é que vc me alertou...olha que daqui a pouco é Natal.Preciso começar a me organizar. Boa dica, menina.
    Bjos d'além-mar,
    Calu

    ResponderEliminar
  2. Olá, Lina. Partilhamos o gosto pelo outono. Não sou nada de olhar para trás, com pena da estação que acaba. Recebo sempre bem a estação que começa. Seja ela qual for. Consigo encontrar qualidades em todas. O doce de abóbora também é dos meus favoritos, talvez até o favorito. O teu ficou com um aspeto bem cremoso. Fico feliz por teres gostado dos meus frasquinhos. Ultimamente, prefiro os rótulos feitos à mão, com um ar meio tosco, àqueles todos perfeitinhos, feitos a computador. Os teus ficaram especialmente charmosos, com o coração e essa letrinha infantil. São pormenores que fazem toda a diferença. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Olá querida amiga Lina, concordo com tudo o que vc disse, pena que aqui no Brasil não temos neve, não temos aquelas ruas parecendo um tapete de folhas avermelhadas, acho tão lindo, pelo que vejo na tv. Adoraria andar pelos parques em uma tarde de fim de verão, observar e ouvir o murmúrio da água de um rio que corre, as árvores começando a ficar desnudas, os esquilos. Amo a Natureza, acho tudo tão belo e tão divino não é? E voce minha amiga está uma verdadeira formiguinha mesmo armazenando seu alimento. Faz muito bem, quando menos esperarmos já está ai o Natal. E que belas suas compotas, as cores lindas,a letrinha da sua filha. Tudo tão bonito Lina, a sua bandejinha um mimo de delicadeza. Adorei seu texto e as imagens, porisso que gosto muito de vir te visitar, saio sempre daqui com a alma e o coração mais leve. Beijos amiga.

    ResponderEliminar
  4. Lina gosto especialmente do Outono nas sem chuva, apenas o vento, o ar frio, as cores das folhas...
    Também este doce é dos meus favoritos com requeijão :) :) é uma delícia.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Hummmm, é delicioso este doce, eu costumo juntar nozes...fica uma delicia!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Olá Lina... antes de mais esta epoca do ano e eu ja disse isso no meu blog á a que eu gosto mais, por varias coisas, gosto do cair das folhas, gosto das noites mais fresquinhas, que daqui a uns dias ja nos fazem querer acender a lareira, gosto do vento, gosto de apanhar as frutas desta epoca, gosto dos ouriços das castanhas a abrirem, gosto as nogueiras a deixarem as nozes cairem... gosto da nostalgia que o Outono representa para mim... gosto de fazer as compotas e os temperos de pimento e tomate para o longo do ano, gosto do regresso ás aulas por muito que isso implique muito trabalho para mim, gosto de começar a pensar que vivo perto da serra da estrela e que a neve nao demora a chegar... gosto de pensar que o Natal está aí á porta... enfim... ja vou longa demais... só nao gosto dos mosquitos que ha em excesso nesta altura nem das moscas que parecem chocas (rsrsrsr).. e olha adorei a tua compota de abobora.... simplesmente divina... só falta mesmo o requeijao... adoro compota de abobora com requeijao!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Ai, sou louquinha por doce de abóbora.
    Vim agora do blog da Belinha gulosa, e vi aquele maravilhoso requijão que acompanha tão bem com o teu doce de abóbora.
    Mas o meu doce fica mais escurinho pois uso açúcar integral em vez de refinado.
    Sabes que o refinado faz muito mal ao organismo? Quando entra no nosso corpo descalcifica-nos, desmineraliza-nos.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  8. Ai ai....fiquei com vontade de comer doce de abóbora!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu também gosto do Outono. Gosto de me deitar às oito da noite com os meus dois amores logo a seguir ao jantar e vermos os 3 um filme, aconchegados e na palhaçada. Gosto do Outono, gosto mesmo! E agora vou ali buscar umas tostinhas para provar os teus doces. bjs

    ResponderEliminar
  10. LINA QUERIDA,
    AMANHÃ CHEGA UMA DAS ESTAÇÕES QUE MAIS AMO A PRIMAVERA,APESAR QUE SÓ ESTÁ VIVA E CURTIR TODAS ESTAÇÕES DO ANO É BOM DEMAIS!
    AMIGA O TEU DOCE FICOU MARAVILHOSO,COMO SEMPRE VOCÊ ARRASA!
    BEIJÃO!

    ResponderEliminar
  11. Este doce também é dos meus favoritos. Adoro comer com uma boa fatia de requeijão.
    Também abraço com agrado a estação que está a chegar.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Cada estação tem lá os seus encantos, seus sabores, suas cores.
    Para nós é a primavera, quando começa para mim a melhor parte do ano. Mas isso são gostos, que cada um tem os seus.
    Num ponto, concordamos, independente da estação, o doce de abóbora, com o detalhe que ponho muito menos açúcar...
    Bom outono pra você!

    ResponderEliminar
  13. Eu tb adoro o Outono, e as cores k ele trás :)...
    O teu doce ficou com uma cor maravilhosa mesmo.
    beijoca

    ResponderEliminar