quarta-feira, 15 de junho de 2011

Voar para longe

A gaivota "adolescente" aprendeu as suas primeiras lições de voo nas páginas dos livros onde a imaginação levava a outros mundos e paragens, mas rapidamente descobriu que vivia numa gaiola dourada. A gaivota tornou-se jovem e a vontade de aprender cada vez mais levou-a a observar com atenção o ambiente que a rodeava e começou a sentir-se presa...presa de hábitos, presa de zelos, presa pelo medo, presa no meio da multidão de uma cidade imensa...E resolveu voar para longe, voar de verdade! Apanhou um avião, atravessou o Atlântico e aterrou num país pequenino, cheio de mar, com um clima temperado, com pessoas mais reservadas mas nem por isso menos calorosas. É o país da sua origem, de onde seus pais haviam também voado, na juventude, à procura de melhor vida...E ela, na sua juventude de gaivota voltava a fazer o mesmo, retornava à casa paterna, à busca de novos horizontes. 
O que procurava era mais sossego para uma personalidade mais introvertida, liberdade para sair sem medo, menos gente à volta, queria voar por paragens mais calmas e conseguiu. 
É claro que nem tudo foi fácil, houve a adaptação, as saudades, mas tudo isso foi ultrapassado porque a gaivota era jovem, cheia de vida, perseverança, e...
...havia algo que a chamava, era a sua alma "gémea "que a esperava daquele lado e mal chegou, passado uns meses encontraram-se... Era maravilhoso vê-los voar juntos, descobrirem o amor, a amizade sincera, o companheirismo. Passaram a juventude juntos e nunca mais se sentiram sós.


Tinha que ser...e foi! Acredito no destino, acredito que apesar das voltas da vida o que nos está reservado acaba por se apresentar. Temos que ter o coração e a mente abertos para captarmos esses momentos, não uma espera alerta, mas uma simples aceitação, às vezes batemos com a cabeça, mas isso também faz parte da aprendizagem de viver e não "passar "pela vida. Na juventude, ainda não temos "vícios", nem estamos acomodados, queremos viver aventuras e isso nos deixa a alma e o coração libertos para aquilo que a vida nos quer ofertar. 
Por isso beberei sempre desta eterna fonte da juventude: o amor e a descoberta!


Na minha mala trouxe muitos livros e lembranças que me acompanham até hoje. Antes de vir comprei um caderno e escrevi algumas receitas que marcaram a minha infância e muitos momentos especiais. O caderno ficou guardado por muito tempo, algumas receitas não eram possíveis de serem feitas, ou porque não havia os ingredientes ou porque não sabia substituí-los, mas hoje em dia encontro quase tudo e sei fazer as substituições necessárias. 

A sobremesa que trago hoje é adaptada de uma receita deste caderno, com ingredientes que actualmente uso, mas a ideia base é a mesma, um doce refrescante com uma fruta bem tropical e que hoje encontramos facilmente: abacaxi.

Quem quiser fazer a sobremesa original é só seguir a receita do "caderno" tendo atenção que a lata de creme de leite substitui-se por 1 pacote(200ml) de natas, cá em Portugal.

A minha versão actual é "vegan" e bem saudável, sem corantes. Para quem quiser se aventurar:
Gelatina de abacaxi "vegan"
Ingredientes(para 6 pessoas, fiz metade da receita)
1 abacaxi picado em pedaços pequeninos
1 litro de água
Açúcar a gosto
1 colher(sopa) bem cheia de agar-agar
1 pacote de natas de soja
Preparação:
Colocar o abacaxi num tacho com a água e adoçar a gosto. Deixe cozer por 30 minutos. Adicione o agar-agar e deixe ferver por uns minutos, mexendo até dissolver-se. Desligue o fogo e adicione as natas de soja. Transfira a mistura para um pirex ou forma plástica e leve ao frigorífico. Desenforme e decore com fruta. Sirva bem fresco.

E com esta receita refrescante termino a minha participação de hoje na Blogagem Colectiva Fases da Vida: Juventude

26 comentários:

  1. Olá, querida
    Ficou um encanto o seu post... a combinação da gaivota com a sobremesa...
    Lendo você deu-me vontade de alçar voo...
    Na juventude também o fiz... e como sofri... "destino" distinto do seu...
    Me alegro que a sua gaivota atingiu o local certo... eu tive que bater asas e retornar...
    Também sei bem o que é ter um verdinho e amarelo em meio aos papéis... símbolo de saudade proveniente da distância geográfica...
    Hum!!! A dor da distância necessária para mim...

    "O verde só vinga com o Orvalho de Hermon, nas Montanhas do Sião".

    Que o seu dia a dia seja amortecido pela força da juventude que habita em vc!!!
    Bjs juvenis e de paz

    ResponderEliminar
  2. Lina, muito bacana...parabéns!A sobremesa linda e deliciosa!!beijkas

    ResponderEliminar
  3. Lina,
    Quantas aventuras são vividas na juventude! A sua foi uma delas, pois atravessou o Atlântico, encontrou sua alma gêmea, venceu as dificuldades da distância e da saudade.
    Você buscou no antigo caderno de receitas a fonte de inspiração para o link de hoje.
    Busquei num álbum de cartas que troquei com meu namorado à época, hoje marido, a minha inspiração.
    É bom recordar tudo isso!!!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Lina que historia espectacular.

    Adorei a historia, e adorei a receita!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Olha gostei mais da tua versão, bem mais saudável.

    Beijo
    Maria José

    ResponderEliminar
  6. Lina,
    Gostei muito do texto do post... Claro que da receita também : ) Sempre que posso substituo a gelatina por agar-agar, pois e' bem mais saudável. Gostei muito da receita bem fresquinha ; )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Lina querida que linda passagem de sua vida, com tantas recordações, saudades,receio, mas enfim a vitória, e o que é melhor ao lado da sua alma gemea e a certeza de ter encontrado através do seu longo vôo a felicidade que tenho certeza que vc vive até hoje. E disso tudo, sei tbém que teve um lindo fruto: sua princesinha, não sei a idade dela, mas sei que será sempre sua miudinha. Adorei o texto, muito rico e a sobremesa igualmente linda , colorida, e repleta de boas recordações...beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Oi, Lina! Que belo texto! Bela recordação desse caderno! A transformação de sua gelatina de abacaxi em uma versão vegan tem bastante a ver com a postagem do meu blog :-) Beijos!

    ResponderEliminar
  9. ai que delicia, eu adoro abacaxi! Um resfriadinho chato me tirou do trabalho hoje a tarde, entao vou aproveitar para visitar e comentar as coletivas! Depois da uma passadinha la na minha participacao! Bjo

    ResponderEliminar
  10. nossa! eu amei essa sua postagem. Como você escreve bonito. Parece um livro delicioso da minha juventude. Lido, lindi seupost e farei a gelatina no feriado de Corpus Christi, para meu genro americano. Beijão!

    ResponderEliminar
  11. Copiando a sua receita, lembrei-me da minha que faço no alto verão e quem me ensinou foi minha cunhada que aparece na minha blogagem coletiva.. Os ingidientes são os mesmos mas a montagem é diferente. Após cozinhar o doce de abacaxi, colocar para esfriar num pirex. Após ter deixado o creme de leite no freser para ele endurecer um pouco, sendo sacudido sempre para que o soro se misture bem, coloque-o por cima do doce do abacaxi, espalhando-o bem. Volte a geladeira e enquanto a gelatina vai tomando a consistência de clara de ovo, com jeitinho coloque-a em cima do creme de leite. Quando a gelatina endurecer está pronto. O doce fica com três camadas distintas e muito bonito na aparência e também no gosto, né? beijão!só

    ResponderEliminar
  12. Lina,

    tu há muito que devias ter criado um blog! Tens veia de escritora :) E a blogosfera agradece que compartilhes connosco as tuas filosofias.
    Gostei que tivesses linkado a gaivota do outro post com a deste post.
    Muito fixe e criativa a tua participação.
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  13. Que delicia essa postagem...Acredito também o que tiver que ser, vai ser...
    Paz e bem

    ResponderEliminar
  14. Que texto lindo você escreveu a sua história. O amor é lindo sim, a gaivota bem sabes, o amor e a descoberta faz voar! Maravilha.Bjs.

    ResponderEliminar
  15. Na juventude parece q temos a necessidade de abandonar o ninho e construir nosso próprio caminho, do nosso jeito. É ótimo esse espírito de busca. Isso nos faz crescer. Muita paz!

    ResponderEliminar
  16. Olá Lina,
    Antes de mais quero dizer-lhe que adorei a história, que afinal é uma linda história de determinação, amor e saudade! ADOREI :)
    Depois vem a sobremesa que deixou-me logo com vontade de ir a correr para a cozinha fazer uma igual. Tem um excelente aspecto e é daquelas que eu gosto (simples, leve, fresca e saudável).
    Beijinhos.
    Betis.

    Atitude Zen
    http://www.atitudezen.com/

    ResponderEliminar
  17. Os livros dão-nos essa possibilidade de viajar muito, eu adoro e aproveito bem ;) Agar-agar é uma coisa maravilhosa, solidifica que é um espectáculo!

    ResponderEliminar
  18. Lina querida,

    Mas que delícia a forma que descrevestes sua Fase, quando terminou te juro que queria mais....
    Você viveu intensamente, indo de encontro ao seu futuro...parabéns! te admiro muito.

    Mas que gelatina mais Linda, ficou demais a fatia com aqueles pedaços de abacaxi!

    Sua participação foi Maravilhosa, adorei!

    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderEliminar
  19. Lina, sua história é de uma pessoa corajosa, atravessou o atlântico e foi viver. Beijos.

    ResponderEliminar
  20. Lininha, passei só pra lhe desejar um ótimo final de semana amiga....Bjokas

    ResponderEliminar
  21. Adorei o seu post. Fico com a sua versão da gelatina. Parece excelente e saudável.

    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Muito boa a narrativa e peguei a receita claro.Bjs no coração;

    ResponderEliminar
  23. Sua receita é Divina. Vou fazer. Comprei há algum tempo o agar-agar, mas não sabia a proporção. Talvez faça com outras frutas também. Amei. Estou adorando essa blogagem coletiva. Tomo café com tanta gente especial e interessante!

    Beijinhos,

    Elaine

    ResponderEliminar
  24. Lindo texto, deliciosa receita!
    Beijinhos, e boa semana

    ResponderEliminar
  25. Gostei muito do seu post, é lindo!
    E, a sobremesa, parece-me excelente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Eu já fiz uma vez, só que ficou molengo rsrs acho que foi pouca gelatina, mas esse seu está com uma cara muito boa, e fácil de fazer...

    bjo

    ResponderEliminar