sábado, 20 de julho de 2013

O regresso e uma sobremesa para um passatempo

Este passatempo foi um ótimo motivo para retirar o Aroma de Café da letargia. Para comemorar os 1000 gostos da página do Facebook o Cozinhar sem Lactose lançou-nos um passatempo que eu não poderia deixar de participar pois também eu gosto de associações e ingredientes inusitados na cozinha além ser fã das suas deliciosas e sempre diferentes receitas. 
Mil ideias me passaram pela cabeça e numa última inspiração decidi-me por uma sobremesa simples e rápida, mas também saborosa e fresca para estes dias quentes. A estrela principal é o inesperado tremoço. Se julga que o tremoço apenas tem lugar acompanhado de cerveja é porque ainda não o experimentou em outra vestimenta. Aqui já não é novidade, já foi visto na pele de um queijo e de um cheesecake. E agora especialmente para o Cozinhar sem Lactose... uma sobremesa obviamente sem lactose, sem glutén, sem ovos e vegana, ou seja todos podem se deliciar!

Creme bicolor com fruta
Ingredientes(para 3 porções)
1 chávena (chá) de tremoços em conserva
1 1/2 chávena (chá) de água
1/4 chávena(chá) de geleia de agave
2 colheres(sopa) de coco ralado
1 colher(sobremesa) de amido de milho(maizena)
1 colher(sobremesa) de agar-agar em flocos
1 colher(sobremesa) de cacau puro em pó
1 colher(chá) de aroma de baunilha
morangos ou cerejas q.b.
Preparação:
Coloque os tremoços de molho em água na véspera, mudando-lhes a água algumas vezes para retirar o sal. Escorra-os e coloque-os no copo do liquidificador juntamente com a geleia de agave e o coco. Entretanto leve ao lume, num pequeno tacho, a água juntamente com o amido de milho e o agar agar. Deixe ferver por cerca de 3 minutos, sempre a mexer até que o agar-agar se dissolva. Transfira a mistura para o liquidificador e triture até que fique um creme liso. Misture o aroma de baunilha. Despeje metade do creme numa vasilha e junte-lhe o cacau, misturando bem. Divida este preparado por 3 taças de vidro. Junte uma camada do creme claro por cima do creme de cacau em cada taça. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico. Antes de servir junte morangos lavados, secos e partidos em pedaços ou cerejas.

Notas:
- Pode usar açúcar no lugar da geleia de agave, embora ultimamente prefira este ingrediente pois tem um um menor indíce glicémico que o açúcar, além de ter nutrientes, coisa que o açúcar não tem.
- Se não utilizar o agar-agar, pode optar por utilizar mais amido de milho(talvez o dobro). O agar-agar tem a vantagem da rápida solidificação.
- Pode utilizar a varinha mágica em lugar do liquidificador
- Qualquer fruta pode ser usada, manga ou abacaxi devem ficar divinos também.


12 comentários:

  1. ADOREI! É genial, adoro esta utilização dos tremoços!!! Que original! Obrigada pela participação, é mesmo giro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei participar! Agradeço a oportunidade de tirar as teias de aranha daqui! E que venham muitos gostos!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Bela participação! Bem original ;)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Susana! Ainda não vi todas as participações, mas do que vi são deliciosas!
      Agradeço a visita!
      Beijinho

      Eliminar
  3. Uma recita que me surpreendeu, pelo ingrediente tremoços e pela simplicidade. Fiquei com vontade de "meter a colher" numa dessas taças...
    Manter o blog é um trabalho muitas vezes árduo, quando temos muitas outras atividades e responsabilidades no dia a dia, mas é também um trabalho gratificante uma vez que a partilhar de receitas é partilhar cultura, ideias e um bocadinho de cada um....
    Bom regresso
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Belocas! Esta receita é surpreendente, mas muito simples! Realmente manter o blog com a vida agitada que temos não é fácil e este ano tem sido muito atribulado, mas vale a pena e espero arranjar tempo e disposição para manter o blog e amizades como a tua. Obrigada pela visita!
      Beijinho

      Eliminar
  4. Lina querida quantas saudades de você e seus posts. Espero que esteja tudo bem contigo, seu marido e filhota. Que belas tacinhas, uma ótima participação e voltas em grande estilo. Com certeza ficou bem saboroso e fresquinho. É difícil mesmo estar em dia com o blog, teve vários dias que tive vontade de encerrar o meu, mas vou ficando, ficando conforme vai dando. Espero que não fujas mais de nós. Beijinhos, ótimo domingo e seja muito bem vinda de volta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Josy! Que bom regressar e saber que as amigas como tu não se esqueceram de mim. Por aqui vai tudo bem. O tempo andou escasso mas eu tinha muitas saudades disto...e espero poder voltar e visitar os cantinhos amigos. Obrigada pelo carinho.
      Beijinho

      Eliminar
  5. UAU!!
    Não conhecia o teu blog e vim agora espreitar e vejo esta sobremesa fantástica!!
    Nunca tinha visto o tremoço a ser usados destas maneiras que aqui mostraste, nas sobremesas e como queijo, que ideia tão boa!! :)

    Deixa algum sabor ou absorve os sabores dos outros ingredientes?

    beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostaste da sobremesa, o tremoço é mesmo versátil e neutro, principalmente quando lhe retiramos o sal, além do mais é um ingrediente fácil de encontrar, económico e nutritivo.
      Já conheço o teu blog e já sou seguidora há um tempo, é fantástico!
      Espero agora atualizar mais vezes o blog, és muito bem vinda!
      Beijinho

      Eliminar
  6. Olá!
    Vim retribuir a visita ao meu cantinho!
    Esta sobremesa parece ser boa e a combinação de ingredientes é mesmo interessante.
    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela visita! Que bom que gostaste da sobremesa! Volta sempre que quiseres, tenho um café aromático sempre à espera das visitas!
      Beijinho

      Eliminar