segunda-feira, 22 de julho de 2013

Inspiração momentânea


Hoje em dia a maioria das pessoas com quem convivo já sabem da minha opção pelo vegetarianismo. Mas ainda persistem algumas dúvidas e mitos e a maioria pergunta: "Então tens de fazer dois pratos...", uma vez que o meu marido e minha filha não são vegetarianos. Acho que as pessoas visualizam-me na cozinha, rodeada de tachos a fumegar e a utilizar ingredientes esquisitos. Bem não é um panorama que me desagrade, pois adoro cozinhar e com ingredientes exóticos ainda melhor! Mas a vida agitada e ocupada em que vivemos não nos permite ter muito tempo no dia-a-dia para despender com a cozinha. 
Na verdade não é muito difícil a conciliação das refeições, tento fazer uma base para todos, como a massa, o arroz, as batatas, a sopa e a salada de "folhas", o resto é que varia. Muitas vezes "despacho" a comida deles e faço a minha, como foi o caso de hoje. A cozinha vegetariana tem esta vantagem(além de muitas outras), fica tudo pronto num ápice! Muitas vezes nem sei bem o que irá sair e a inspiração começa a surgir ao pegar na frigideira e fazer uma base com um fio de azeite, cebola em fatias, alho picado e pimentos vermelhos. Enquanto esta base cozinha em lume brando vou vasculhando o frigorífico e o congelador e vou acrescentando ingredientes. Hoje coloquei a descongelar grão-de-bico e um tacho ao lume a cozer massa(usei macarrão com sabor azeitona, da Milaneza) com bastante água, sal e um fio de azeite. Acrescentei ao refogado pedaços de courgete e o grão de bico, já descongelado. Temperei com molho de soja, uma pitada de sal e pimenta preta. Juntei a massa já escorrida e cozida "al dente", mexi e deixei por alguns minutos ao lume para unificar sabores. Ao servir juntei couve roxa em juliana, sementes de sésamo e mais pimenta preta. E ainda acompanhei, na refeição com a salada de folhas coletiva. Adoro comer massa com folhas cruas, e vocês já experimentaram? Esta é uma ideia muito simples para uma refeição completa, equilibrada, deliciosa, feita num instante e sem ingredientes estranhos.

22 comentários:

  1. Faço muitas vezes esse tipo de massas,junta tudo o que é preciso para uma refeição equilibrada! Também tenho a experiência das pessoas pensarem que comida vegetariana é extremamente difícil e com ingredientes estranhos, mas depois de verem o que faço acabam por perceber que não é nada de outro mundo! É tudo uma questão de ver a comida com outros olhos ;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, é tudo uma questão de vermos a comida com outros olhos! E não só...quantas vezes perdemos oportunidades de conhecer coisas boas e fascinantes apenas pelo preconceito e pelo simples facto de não querer sair da nossa zona de conforto. Tento fazer isso com a cozinha vegetariana, mas assim como tu acho que demonstrar o quanto esta comida é deliciosa é o melhor :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. É verdade, tantos mitos sobre o vegetarianismo... que demora tudo muito tempo a fazer, que dá muito trabalho (quando é precisamente o contrário!, que as pessoas ficam todas amarelas e cansadas, que é muito caro... enfim!
    Uma refeição pim pam pum que se fez num instante e que, a avaliar pela foto, deve ter ficado uma delicia ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Anouska! Que bom ver que apesar desta paragem as minhas amigas não me abandonaram :) Sim, os mitos ainda persistem, mas penso que o melhor é mostrarmos com a nossa vitalidade, boa disposição e principalmente boas refeições que o vegetarianismo é a ótima escolha! Nunca me senti tão bem como nestes dois anos!
      Obrigada pela visita!
      Beijinho

      Eliminar
  3. E que bela inspiração, ficou colorida e com excelente aspecto :)

    ______________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Diogo! Que bom receber tua visita! Tenho que ir espreitar as tuas maravilhosas e tentadoras criações.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Querida Lina, aqui em casa não é muito diferente. Procuro comer algo mais vegetariano, porém tenho que fazer algo para os não vegetarianos. Por fim, comem do prato deles, e do meu tbém. Adorei sua massa, como vc, gosto de massa com folhas e legumes. Ficou lindo, colorido e sem dúvida muito saboroso. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida amiga! O que não fazemos pelas nossas criaturas amadas! Tento com o exemplo fazer com que se alimentem de forma saudável e a cozinha vegetariana ajuda muito! Estou com saudades do teu cantinho, vou lá tomar um cafezinho brasileiro!
      Beijinho

      Eliminar
  5. Oi, Lina!
    Ainda não consegui ter uma alimentação exclusivamente vegetariana por causa de algumas carências proteicas que tenho. Mas sigo uma rede vegan e se não conhece, sinta-se convidada a conhecer :) http://www.vista-se.com.br/
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderEliminar
  6. Olá, Luma! Que bom te ver por aqui! Saudades das coletivas...Que pena que você não consegue ter uma alimentação totalmente vegetariana. Já vou fazer dois anos e tenho me sentido muito bem, por dentro e por fora! Já conheço o vista-se, adoro!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Óla Lina,
    Gostei da tua massa salpicada de cores e sabores. Não sou vegetaruana mas faço por vezes refeições vegans, tens razão cozinha-se mas rapidamente e é muito saboroso.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lenita! A comida vegetariana realmente é linda e colorida! Obrigada pela visita, volta sempre!
      Beijinho

      Eliminar
  8. Olá Lina, estou feliz com o teu regresso!
    Ainda não tinha conseguido cá vir, pois fiquei sem net e sem o meu portatil, mas aos poucos volta ao normal.
    Sabem bem estes pratos com massa e coloridos, ao sabor do que há em casa. Sabes que adoro refeições vegetarianas e em casa todos começam a apreciar mais também!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ginja! Fico feliz em receber tua visita, também tenho ficado sem computador, a minha filhota tomou conta dele, disputa-mo-lo com unhas e dentes :) Mas espero ter mais tempo agora para dedicar ao blogue, já tinha saudades deste ambiente!
      Beijinho

      Eliminar
  9. Querida Lina, vim agradecer a força e o carinho lá no meu cantinho, graças a Deus estou melhor. Fico a espera da sua visita para o cafezinho brasileiro ta? Beijinhos, ótima semana amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida amiga! Que maravilha estares melhor! Vou lá tomar um cafézinho sim, adoro a tua companhia!
      Beijinho

      Eliminar
  10. O ABC DA CULINÁRIA VEGETARIANA®

    O Espaço dos Girassóis e o Chef Ashutosh Marcelo Martins em parceira com a Associação "Amor aos Molhos" vem convidá-lo(a) a participar neste fabuloso curso:

    4 Módulos Práticos: das 10 às 13h30 Valor: 30€ por módulo (inclui refeições)

    VENHA ASSISTIR À PALESTRA GRATUITA DIA 6 DE SETEMBRO (6ª FEIRA) ÀS 19H30-------------------------------

    1º Módulo: 7 de Setembro 2013 (sábado) Primeiros Passos na Cozinha Vegetariana

    2º Módulo: 28 de Setembro 2013 (sábado) Cozinha Portuguesa

    3º Módulo: 12 de Outubro 2013 (sábado) Cozinha Criativa

    4º Módulo: 9 de Novembro 2013 (sábado) Pecados Permitidos: Sobremesas

    Inclui refeições

    Curso facilitado por: Ashutosh Marcelo Martins Professor de Personal Yoga / Personal Catering & Chef de Cozinha Criativo e formador de Cozinha Vegetariana / Vegan / Tradicional Portuguesa e Italiana -----------------------
    VEJA IMAGENS E MAIS INFO EM: http://www.espacodosgirassois.org/abc-da-culinaacuteria-vegetariana.html

    ResponderEliminar
  11. Olá, Lina!
    Com folhas cruas ainda não comi, mas posso garantir que sua escolha foi ótima. Ando falando no blog e consumindo bastante repolho roxo.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  12. Olá, querida
    Como vc é seguidora do meu blog, passo pra convidá-la:
    Conforme disse, no início do mês, a partir de amanhã, tem festa no blog pelos 4 anos do meu blog, participe! Precisamos nos ajudar a crescer...
    No post estará tudo explicadinho, creio eu, mas qualquer dúvida, estarei aqui no e-mail para responder, está bem???
    Sua presença me é muito querida...
    Na fraternidade, poderemos caminhar muito melhor...
    Sem os leitores, comentaristas e visualizadores, nada sou...
    Bjm de paz e bem

    ResponderEliminar
  13. Oi, Lina:
    Que prato bonito e apetitoso ! Fazia tempo que não passava por aqui, mas vi que v. também não tem feito postagens... Eu também ando afastada do blog, mas mantenho a postagem mensal da nossa Teia Ambiental !
    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Querida Lina, saudades de voce. Vim deixar meus votos de um Feliz Natal e um maravilhoso Ano Novo, repleto de paz, saúde, realizações, e alegrias junto aos seus familiares. Que 2014 seja magnifico para todos nós. Beijinhos. Até 2014.

    ResponderEliminar