terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Feliz por voltar!



Depois de uma longa ausência, voltei para a vossa companhia de que já tinha muitas saudades. Agradeço a todos que por cá tem passado apesar das teias de aranha penduradas. Espero que este cantinho não fique abandonado por mais tempo. As festas de fim-de-ano passaram e levaram parte da minha energia, mas o novo ano estreou-se com uma luz diferente, comecei com ânimo colocando em prática algumas resoluções que já deviam fazer parte da minha vida há anos…Mas antes de escrever aqui as minhas decisões para este ano, vou falar um pouco sobre o ano que passou. No final do ano sentia-me um pouco desanimada e curiosamente depois de uma conversa com o meu marido, que é o realista daqui de casa, fiquei um pouco melhor. A conversa foi uma espécie de balanço de 2012 e fixamo-nos sobre os acontecimentos positivos e vi que muita coisa boa aconteceu e por defeito fixei-me apenas nas más… Depois dessa conversa senti na pele o que há muito tempo tentava me convencer, que o meu olhar e pensamento devem ser positivos e gratos, por tudo de bom que a vida nos oferece e só o facto de estarmos vivos e com saúde para aproveitar o que a Natureza nos oferece já é uma dádiva. Dentre as coisas boas que aconteceram em 2012 por aqui:

-Tivemos saúde
- A minha filha teve um percurso escolar ótimo
- Passeamos nas férias
- Não faltou comida na mesa
- Pude estar com uma pessoa querida, que há algum tempo não via antes dela partir
- Tornei-me definitivamente vegetariana
- Cumpri quase todas as resoluções ambientais que fiz no início de 2012
- Estive presente aqui no blogue e encontrei pessoas fabulosas na blogosfera
- Aumentei consideravelmente os conhecimentos sobre culinária e nutrição

E poderia escrever muitas mais, porque há infinitas bênçãos que recebi e recebo todos os dias...

 
Para este ano tomei as seguintes resoluções:
- Alimentar-me de forma ainda mais saudável. Apesar de este ano não ter sido mal neste sentido, pelo facto de me ter tornado vegetariana, ainda existem alguns pontos a melhorar, dentre os quais:
Eliminar o uso de açúcar no dia-a-dia, reservando-o apenas para ocasiões especiais. Tenho uma relação dependente com o açúcar desde a infância, e depois de várias tentativas (consumir apenas ao fim-de-semana, restringir apenas à compota do pequeno almoço, etc) cheguei à conclusão de que tenho de ser radical neste ponto, pois esse danado do açúcar ao entrar no meu corpo deixa-me sempre com vontade de consumir mais e mais e quando estou ansiosa, extrapolo. A minha família materna tem um historial de diabetes, e embora comigo ainda não tenha se manifestado tenho de ter cuidado. O açúcar refinado não tem nenhum nutriente, apenas calorias, então para que consumir? E ainda mais se me faz tanto mal… Espero ter a força de vontade necessária e sei que o gosto se educa, e o doce não tem de ser uma recompensa ou uma válvula e escape… Eu gosto muito de fazer bolos, e isso até se nota na quantidade de receitas presentes por aqui. Não vou dizer que deixarei de fazer, mas a frequência será bem menor…
Não consumir produtos industrializados, enlatados e pré-confeccionados. Neste ponto já estou quase a chegar à meta. Neste momento o meu consumo restringe-se à margarina de soja, massas, chocolate preto e ao pão. O resto dos alimentos é todo confeccionado com matérias-primas naturais e vegetais, de preferência e maioritariamente biológicas. Depois de mais de um ano de vegetarianismo e agora a evitar o açúcar, descubro nos rótulos de quase todos os produtos industrializados, o açúcar, o leite e outras substâncias que procuro evitar, por isso é inevitável o corte nestes produtos.

- Fazer exercício. Um ponto difícil, mas necessário se quiser ter uma vida saudável. Eu tenho um trabalho muito sedentário. Passo no mínimo sete horas sentada em frente ao computador. E se este ano não ganhei peso foi graças à alimentação vegetariana… Não ganhar peso foi ótimo, mas preciso de perder alguns quilos que se acumularam ao longo dos anos depois do nascimento de minha filha e inserir uma rotina de exercício para toda a vida. Estou a começar pelas caminhadas, o mais fácil, agradável e que consigo inserir dentro da minha rotina. Também estou a tentar incorporar o exercício dentro das atividades do dia-a-dia. Desde o ano passado que já não uso o elevador para me deslocar ao 3º piso onde trabalho (uma das resoluções cumpridas!) e faço propositadamente por usar mais vezes as escadas, como por exemplo buscar água na máquina ao 1º andar, apenas pouca quantidade de cada vez (outra resolução cumprida: deixar de consumir água engarrafada.). Posso dizer que após um mês nesta rotina já sinto resultados positivos e já me livrei de alguns quilinhos.

- Olhar a vida com um filtro positivo e alegre. É preciso criar uma couraça contra o desânimo generalizado que se instalou neste país. Daquilo que tenho observado e lido sobre o assunto, a felicidade não depende de ter mais ou menos. É claro que há limites básicos de sobrevivência, sem os quais não há sequer vida, quanto mais felicidade. Mas não sendo o caso, o que observo é que já se tornou um hábito falar de coisas tristes, de perdas económicas, mal do governo, no entanto na maioria das vezes não vejo que as pessoas diminuam o consumo de coisas supérfluas, sejam mais solidárias ou lutem por causas. É necessário começar individualmente, mas pensar coletivo. E o nosso país tem tantas coisas naturalmente maravilhosas, como o clima, as paisagens belíssimas, apesar de tudo segurança, ambiente calmo, uma boa educação, um sistema de saúde que não sendo o melhor do mundo também não é dos piores. Há que pensar positivo e fazer algo para contrariar a tendência negativa que se instalou. Quanto mais não seja, um sorriso no rosto faz milagres.

E como tudo aquilo que escrevo por aqui têm se transformado numa feliz realidade, espero para o ano estar aqui a compartilhar com vocês que estas resoluções se concretizaram.

Uma das coisas que me deixa muito feliz é cozinhar. Ir para a cozinha depois de um dia de trabalho é muito reconfortante. Gosto de juntar os ingredientes ao sabor do momento e às vezes o resultado vale a pena, como foi o caso desta deliciosa polenta.
A polenta já apareceu por aqui uma vez. É um prato reconfortante, fácil de realizar, económico e muito versátil. Normalmente faço uma travessa e na primeira refeição ingiro-a cremosa, bem quente, acompanhada com molho. O que sobra coloco numa assadeira que guardo no frigorífico e nas próximas refeições levo os pedaços a grelhar e acompanho com salada ou legumes salteados. Eu fazia a polenta sempre da mesma forma, levava a água a ferver temperada e depois acrescentava a farinha de milho em chuva, mexendo rapidamente para que a massa não criasse grumos. Depois que vi esta deliciosa receita da Sandra, do blog Papacapim, essa preocupação com a textura da polenta e o fogão cheio de farinha acabaram. A Sandra mistura a farinha de milho(fubá) na água fria e só depois leva ao fogo para cozinhar. Desta forma não há a preocupação nenhuma, dá sempre certo! Aconselho vivamente este truque. Eu faço a polenta com farinha de milho normal e demora um pouco mais de tempo a cozinhar, cerca de 15 a 20 minutos. O molho que fiz desta vez é constituído por legumes pouco habituais, pelo menos na minha cozinha, a couve-de-Bruxelas e os brócolos romanescos. Estes últimos são especiais, pois são da horta familiar. Mas com qualquer molho a polenta fica deliciosa.


Polenta com legumes bonitos (2 porções)
Ingredientes:
Polenta
1 chávena (chá) de farinha de milho(amarelo, de preferência)
3 chávenas (chá) de água fria
1 cubo de caldo de legumes(biológico, de preferência)
Sal e azeite
Molho
1 1/2 chávenas (chá) de couve de Bruxelas, cortadas em duas partes
1 1/2 chávenas (chá) de brócolos romanescos, separados em pequenos ramos
1 tomate pequeno e maduro, sem pele e aos pedaços
3 dentes de alho esmagados
Azeite, sal e pimenta preta
Preparação:
Coloque as couves de Bruxelas e os brócolos num pequeno tacho com um pouquinho de água apenas no fundo para criar vapor. Tampe o tacho e leve ao lume por cerca de 5 minutos após ferver. Descarte a água e tempere com sal. Reserve. No mesmo tacho adicione o alho e um fio de azeite. Leve ao lume até que o alho fique douradinho(mas não queimado), acrescente o tomate aos pedaços e os legumes. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. Prove e retifique os temperos. Reserve.
Faça a polenta: misture a farinha de milho com a água, aos poucos, até que se forme uma papa homogénea e lisa. Junte o cubo de caldo de legumes esmigalhado e leve ao lume brando, mexendo até engrossar e começar a ferver(cerca de 20 minutos). Tempere com sal e um fio de azeite. Aqueça o molho.
Coloque parte a polenta no prato de servir com o molho por cima. Polvilhe com pimenta preta, regue com um fio de azeite e delicie-se.

O lindo brócolo romanesco

42 comentários:

  1. Bem vinda de volta Lina!

    Por vezes temos mm que parar para fazer o balanço da nossa vida. Incrivel como conseguimos não dar importância às coisas mais simples. Tomamo-las como garantidas...
    Espero que este ano te sorria e que consigas cumprir as tuas resoluções.

    Um abraço,

    Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sara! Obrigada pela visita! Até agora as resoluções vão sendo cumpridas:) O teu blog também vai ajudar muito! Bjos

      Eliminar
  2. Lina querida,

    Que bom este retorno!!!
    Sabe que voltamos quase juntas?
    Depois de um período de férias com meus filhos, esta semana voltei ao “Essência Estelar Maya” também.
    É muito bom este contato mesmo que virtual com as pessoas queridas.......as energias são restauradoras.
    E mesmo que não estejamos perto fisicamente, o mundo energético é Fantástico, nos fazendo sempre florescer um sorriso no rosto e um carinho no coração através das palavras amigas.
    Muito legal todo este balanço que fizeste do ano que passou, é muito bom para termos uma visão mais ampliada dos acontecimentos na nossa vida.
    E temos outra coisa em comum: esta relação tão amiga e verdadeira com seu marido, em que um está sempre apoiando e auxiliando o outro com sua energia de amor e compreensão, também tenho com meu marido.
    Além da cumplicidade como casal, temos uma amizade muito grande.
    Fico feliz com sua volta e por tudo que estás almejando realizar neste ano de 2013......desejo de coração que tudo se concretize da melhor forma possível.

    Amei sua receita da polenta.....sinceramente sempre fiz do jeito tradicional, mas com todos estes legumes foi diferente para mim......vou experimentar fazer!
    A única coisa é que não consegui saber o que é este vídeo, meu computador não abriu nada......mas tudo bem.

    Bom retorno minha querida, não sei se você vai continuar na Teia Ambiental este ano, mas se for, no dia 07 estarei participando também......
    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lú! Que bom receber tua visita e saber que retornamos juntas para a blogosfera! Na verdade o balanço positivo foi a minha salvação para um ano muito estranho, assim como o anjo(marido) que tenho ao meu lado...
      A polenta é mesmo deliciosa. Também fiquei intrigada quando vi o video pois eu não o coloquei! Já apaguei! Deve ter sido SPAM! Obrigada pelo aviso.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Bem vinda espero que este novo te traga tudo de bom que consiga realizar os teus desejos..
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, São! Pelos votos e pela tua constante presença amiga! Bjos

      Eliminar
  4. Que bom te ver de volta! E cheia de ótimas resoluções, sabendo agradecer ao que tiveste no ano passado! beijos,m chegaste trazendo desde logo, ótima receita! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Chica! Que bom voltar e deparar-me com o carinho dos amigos! Espero atualizar com mais frequência o cantinho! Bjos

      Eliminar
  5. Já sentíamos a tua falta! :)
    Gostei das tuas resoluções deste ano, especialmente a do exercício. Por acaso, eu e o exercício sempre tivemos uma relação estranha. Pratiquei natação sincronizada durante alguns anos, mas depois parei durante a adolescência (que erro terrível), por isso tinha alguns problemas com o meu peso, e claro, sempre aliado a uma alimentação má. Depois, por pressão do meu namorado (que é a pessoa mais viciadas no desporto que existe), fez-me experimentar uma aula simples de fitness no salão dos bombeiros de espinho. Já passaram alguns anos e continuo lá. A partir daí, ganhei mais motivação para a prática de desporto, e agora até corro de vez em quando, e pratico também ioga 1 vez por semana (algo que eu adoro).
    Procura algo do género na tua cidade, aposto que deve haver iniciativas do género para promoverem o desporto, no salão paroquial, em algum complexo desportivo da câmara (...). Normalmente os preços são muito bons comparados com os ginásios, os horários apropriados a estudantes e trabalhadores, e é sempre bom o convívio com outras pessoas que também procuram ser saudáveis.

    Ah, e gostei da receita, e do nome! O brócolo romanesco realmente é bonito :p

    ResponderEliminar
  6. Olá, Márcia! Eu e o desporto não temos uma relação muito afetuosa. Aliás eu só comecei a dedicar-me a fazer alguma atividade física na universidade e sempre tive problemas com o peso...Sei que quando faço alguma atividade consigo controlar o peso e já frequentei várias vezes o ginásio, mas acabo por desistir devido aos horários e talvez por falta de motivação...Neste mês fiz caminhadas todos os dias e já sinto os efeitos. Tenho um horário meio complicado devido ao horário da filhota e as caminhadas tem sido o melhor. Espero um dia poder voltar ao ginásio. Gostei da tua sugestão e vou procurar saber aqui nas redondezas o que haverá, quem sabe consigo encaixar algo no meu estranho horário! Bjo

    ResponderEliminar
  7. É bom ter-te de volta Lina :)
    E é mesmo isso, temos sempre de valorizar o bom que temos e que nos acontece, as coisas mais simples que nos rodeiam e esquecer e abafar os piores momentos. Também tento sempre cada vez mais pensar assim! Embora haja sempre momentos tristes, temos de ver o percurso bom de tudo o que nos fez sorrir :)
    Quero ver se com o melhor tempo, começo as caminhadas, embora a minha saúde esteja bastante fraca desde o ano que passou. Quero tb fazer mais pratos vegetarianos! E ser feliz :)
    Adorei a tua polenta e os romanescos caseiros, são lindos!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ginja! Obrigada pela tua querida visita! Espero que a tua saúde melhore rapidamente, o inverno deixa sempre o seu rasto! Os teus pratos vegetarianos são deliciosos! Pisquei o olho a umas almondegas...
      Bjo

      Eliminar
  8. Bem vinda! Espero que continues por aqui e que cumpras as tuas resoluções!

    ResponderEliminar
  9. Olá! Obrigada pelo apoio e pela visita! Bjos

    ResponderEliminar
  10. Olá, boa noite!

    Vim conhecer o seu cantinho e gostei muito do que vi. Já sou seguidora!
    Aguardo uma visita sua no meu recanto de Receitas de Sedução.

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  11. Olá, Aurea! Obrigada e seja muito bem vinda! Vou visitar o seu cantinho.
    Bjos

    ResponderEliminar
  12. É assim mesmo, concentra-te nas coisas positivas! bjs e boas receitas. carla sousa

    ResponderEliminar
  13. Bem vinda de volta! :D
    Tudo de bom para concretizares as resoluções de 2013!
    Beijinhos

    ResponderEliminar


  14. E' importante ter bastante força de vontade para realizar as mudanças necessárias na vida. Espero que você consiga o que queres neste ano de 2013. Bjos.

    ResponderEliminar
  15. Olá, Maria Cristina! Obrigada pelo apoio e amizade! Assim com certeza conseguirei!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Adorei a sua volta e saber que está tudo bem com voces!Eu também sempre fiz a polenta dissolvendo primeiro na agua fria, fica mais facil e não altera em nada o sabor.Só faço ela um pouco mais firme, porque depois de fria dá pra comer com café ou assada ou até fria.Fica uma delicia!Bj e o nosso carinho pra Leonor.Saudades.

    ResponderEliminar
  17. Olá! Que comentário tão especial, adorei a sua visita! Gostei da dica da polenta mais firme, deve ficar uma delícia com café!
    Beijinhos para todos!

    ResponderEliminar
  18. Olá Lina
    Bem vinda então:-) na verdade o desanimo é geral e penso que está difícil conseguir ultrapassar a bendita crise, com os políticos e jornalistas a falarem a toda hora e minuto em austeridade e em medidas de contenção e corte, ver os direitos adquiridos serem perdidos a favor de vigarices.... bem mas o importante como dizes é mesmo termos saúde uma família que goste de nós e da qual nos gostemos e isso é que nos equilibra.
    Essa história do açúcar eu também gostava de conseguir, até porque andam por aí umas teorias sobre o açúcar de que não gosto muito, mas eu ainda não tenho essa força de vontade :-))
    Quanto á polenta nunca provei nem imaginei provar ou fazer :-)os legumes bonitos adoro :-)
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Olá, Alcina! Obrigada pelo carinho! Realmente não se fala de outra coisa...às vezes mesmo quando ainda só são suposições, as pessoas já estão a comentar as medidas de austeridade, acho que já está a se tornar um vício este clima de desânimo...Muitas vezes até me afasto de conversas por causa disso. Quanto ao açúcar é uma parada dura, principalmente porque o açúcar está ligado à coisas boas, à afetos, à consolo... e é o aspecto psicológico que é o mais difícil de ultrapassar, mas não impossível! Cá continuo na minha luta. Vou ver se escrevo mais sobre isso...
    Quanto à polenta, experimenta é deliciosa, principalmente agora no inverno :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Olá minha querida!
    Voltamos quase em simultaneo. Gostei de saber que estás bem e que mudaste para uns óculos novos (filtro positivo), coisa que está começando a tornar-se dificil em Portugal. De dia para dia temos de aumentar a graduação de nossos óculos tentando colorir os ataques a que estamos sujeitos. É um non-stop! Quando é que nos darão tréguas?
    Adorei os legumes bonitos mergulhados na polenta.
    Precisamos mesmo de beleza em nossas vidas, à nossa mesa.
    Beijinhos saudosos.
    Rute
    (olha, chegámos a comprar o violino à Carol)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Linda Rute! Que bom que apareceste, e é verdade voltamos quase em simultâneo, transmissão de pensamento! Os meus óculos estão a mudar sim(em todos os sentidos!), mas realmente não é fácil manter a calma e paciência...às vezes apetecia-me ter um escudo ou só ouvir o que escolhesse. Resta-nos espalhar a beleza, aproveitar o que a mãe natureza nos dá!
      (E a Carol gosta do violino?É tão bonito esse instrumento...)
      Beijinhos, também cheios de saudades.
      (Vou passar no PPP, já passei os olhos pela publicação nova, mas nestes dias ando a servir de taxista e a alimentar-me de sopa e fruta, que não há tempo para mais...)

      Eliminar
    2. Olá Pipoca Cor-de-Rosa :)
      Vê lá se voltas outra vez! Temos saudades.
      Entretanto, vim avisar que publiquei um filme interessante no meu blog. Um documentário para aprendermos a ver com "visão raio-x". É só clickar para visualizar lá, online.
      Quanto ao violino, fez mais sucesso no 1ºmês, agora anda um bocadinho esquecido pois ela prefere a flauta.
      Beijinhos.
      Rute

      Eliminar
    3. Olá, meu Sol! Eu quero voltar, tenho tantas coisas para publicar, mas estive um pouco adoentada e mais uma pessoa querida partiu...estou um pouquinho desanimada, mas o sol está me revigorando. Já fui ver um pouco do documentário e quero ver o resto, estou adorando.
      Teremos uma musica polivalente? A minha hoje também foi buscar a flauta. Giro não é?
      Obrigada por me visitares, tenho que sair do casulo!
      Mil beijos

      Eliminar
  21. Olá, querida Lina
    Eu também encontrei pessoas fabulosas, na net, assim como VC...
    To voltando das férias...
    Bjs fraternos de paz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Que boa a sua visita e este elogio que me fez corar! Que coincidência a sua visita junto com a da Rute, jamais esquecerei os belos tempos da BCFV!
      Espero que as férias tenham sido boas especialmente para carregar baterias!
      Um beijo grande

      Eliminar
  22. Com força de vontade, tudo se consegue, ou pelo menos, torna-se mais fácil, atingir os nossos objetivos.

    Vai em frente, beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Paula! Com todo este apoio com certeza conseguirei alcançar os meus objetivos! Já sinto a diferença!
      Beijinhos

      Eliminar
  23. Não conhecia o brócolo romanesco...
    Lina, faço polenta fervendo a água com o tempero e à parte misturo a farinha de milho com água fria. Quando a água da panela ferve, desligo o fogo e adiciono a mistura fria, mexendo bem. Ligo o fogo à seguir para terminar o cozimento.
    O açúcar é viciante! E causa sérios danos ao cérebro, não somente ao pâncreas, causando o diabetes. Tenho um texto que fala dos danos do açúcar em nossa saúde. Se quiser ler, Os males que 'la doce vita' faz.
    Torcendo para que o seu ânimo blogueiro volte! :)
    Olhar o lado bom da vida é um exercício! A melhor hora de praticá-lo é quando pensamentos sabotadores espreitam nosso pensamento.
    Felizes dias!!
    Beijus,

    ResponderEliminar
  24. Olá, querida Luma! Gostei da dica da polenta, mais uma maneira prática de fazer esta iguaria. Vou ler o seu texto sim, tudo o que é relacionado com este tema é muito interessante. Muito obrigada pelo seu apoio e carinho! A amizade sim, é o lado doce da vida.
    Beijinho

    ResponderEliminar

  25. Oi eu sou John de Fooduel.com. É um site em que os usuários votar receitas
    1-10.

    Existe um ranking das melhores receitas e um perfil com suas receitas votaram. Cada receita tem um link para o blog que pertence a receita. Desta forma, você irá obter o tráfego para seu blog

    É fácil, rápido e divertido. As melhores receitas de Foto vai estar aqui.

    Convido-vos a entrar, adicionar o seu blog e enviar uma receita com uma bela foto.

    Gostaríamos muito que você participe com alguma receita como this.Look Amazing!

    Atenciosamente

    http://www.Fooduel.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, John! Obrigada pela visita. Depois vou fazer uma visita ao seu site.

      Eliminar
  26. Olá, Caio! Obrigada pela visita, seja bem vindo aqui no Aroma de Café! Vou passar em seu blogue.

    ResponderEliminar
  27. Lina,
    Gostei muito de suas resoluções para 2013. É preciso perseverar para não deixar que as tarefas diárias nos façam esquecer nossos objetivos.
    Que bom esse foco no positivo!
    Estou de mudança de residência e isso tem consumido bastante do meu tempo, mas sei que colherei em breve os bons frutos dessa decisão.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  28. Lina querida amiga, saudades de voce. Passando para deixar meus votos de uma Feliz Páscoa pra vc, sua pequenina, e sua familia, com muita paz e boas energias. Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Lina querida saudades de vc, passei hoje para desejar um Feliz dia das Mães, que seu dia tenha sido muito feliz ao lado da sua pequenina. Beijinhos saudosos

    ResponderEliminar