domingo, 18 de novembro de 2012

Bolo invertido de quivi - BC Viver Bem para Comer Melhor

Duas receitas seguidas de bolos por aqui. Os bolos são a minha perdição e podem ser de qualquer sabor e feitio que eu não rejeito uma fatia. Aliás como podem verificar a etiqueta Bolos é a que tem as letras maiores...pois a nível culinário é das coisas que mais prazer me dá fazer. Por isso juntando o útil ao agradável, muitas receitas de bolo virão, pelo menos até eu ir a um nutricionista! Eu gosto de qualquer bolo, já com os esquisitos aqui de casa não se passa o mesmo, principalmente com a mais pequena. Quando quero fazer um bolo que sei que eles não vão apreciar muito, tenho algumas opções: espero uma ocasião para ter mais pessoas para dividir, faço e congelo o que sobra ou faço uma versão mini para mim, como foi o caso do bolo de hoje. 
Para mim o resultado ficou ótimo, a camada de quivi deu uma frescura e maciez incríveis ao bolo, além de ter ficado com um toque naturalmente bonito. Para a base, inspirei-me neste bolo de morangos do blogue Veganana. Já escrevi aqui que a Lori tem bolos deliciosos, então fui lá buscar mais este. Acrescentei coco ralado à massa para que ficasse mais densa, como acho que convém a este tipo de bolo e como era para mim, um punhado de sementes de papoila, outra esquisitice não muito aceite por aqui. 
Este bolo foi feito especialmente para a blogagem coletiva Viver Bem para Comer Melhor, uma iniciativa conjunta da Josy(Cozinhando com Josy), da Margarida (Tachos Vs Panelas), da Ana Cláudia (Ana Cláudia na Cozinha) e da Katy (Ajustando as Velas). Achei que as escolhas do legume e fruta para este mês vieram bem à calhar, pois as abóboras estão no seu auge para serem consumidas e os primeiros quivis começam a aparecer. O concelho onde vivo, Santa Maria da Feira, é um produtor de quivis de ótima qualidade, na sua época(de outubro à dezembro), tenho sempre quivis oferecidos por amigos ou comprado à produtores locais. É um fruto delicioso, fresco que enfeita muito bem saladas de fruta e tartes de creme, e também dá para ser usado em compotas, batidos, gelados, mousses... Mas ainda mais importante que a beleza é o seu valor nutricional pois constitui uma excelente fonte de vitamina C, contendo quase o dobro da vitamina de alguns citrinos. Também é rico em potássio, ferro e cálcio. Comido em jejum ajuda o melhor funcionamento do intestino. 
A sábia Mãe Natureza oferece-nos nesta época do ano(Outono, aqui no Hemisfério Norte) fartura de frutos ricos em vitamina C, ótimos para manter as defesas do nosso organismo em alta. Por isso Comer Bem para Viver Melhor, também é alimentar-se de produtos da época, que além de tudo são mais saborosos e económicos.

E agora, depois desta conversa toda, finalmente, a receita!

Bolo invertido de quivi
(eu fiz 1/4 da receita para uma forma de 15cm de diâmetro)
Ingredientes
Massa:
2 chávenas(chá) de farinha de trigo
1 chávena(chá) de açúcar mascavado claro
 
1 colher(café) de bicarbonato de sódio  
1 colher (sopa) de vinagre de maçã ou branco  
1 colher(chá) de essência de baunilha  
2 colheres(sopa) de coco ralado seco
1 colher (sopa) de sementes de papoila 
2 colheres (chá) de fermento em pó  
1/2 chávena(chá) de óleo vegetal(usei de girassol)  
1 chávena(chá) de agua  
1 pitada de sal
Cobertura:
3 ou 4 quivis cortados em fatias com meio centímetro de espessura
1 colher(sopa) de açúcar mascavado claro
Preparação
Unte uma forma redonda com cerca de 25cm de diâmetro com margarina vegetal, coloque no fundo uma rodela de papel vegetal e unte-o também. Polvilhe o fundo da forma com o açúcar da cobertura e coloque as fatias de quivi por cima. Reserve. Para a massa, misture os ingredientes secos(menos o fermento), adicione o vinagre, a baunilha e mexa alternando a água e o óleo até obter uma massa homogénea. Adicione as sementes de papoila e o fermento mexendo delicadamente. Espalhe a massa por cima dos quivis reservados e leve ao forno para cozer por cerca de 30 minutos. Teste com o palito.Desenforme e retire o papel vegetal.
Confira mais deliciosas participações aqui no blogue da Josy
Veja como participar aqui


20 comentários:

  1. Lina querida, assim que vi seu comentário, vim correndo ver sua receita, adoro kiwi, acho que ele tem um sabor incrível, mas incrivel mesmo ficou seu bolo. Adoro esses bolos invertidos, ficam tão lindos. Gostei muito da sua receita e já levei o link, obrigada por sua participação. Uma bela e deliciosa participação. Receita anotada. Beijinhos uma linda semana minha amiga

    ResponderEliminar
  2. Parece-me muito bom esse bolo :)
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ficou muito bem esse bolo.
    Deve ter ficado delicioso.
    Bjs
    rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Que giro que ficou este teu bolo de Kiwi, nunca provei... em semi-frios já, agora assim nunca.
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Tão diferente esse bolo :) Sempre com ideias inovadoras nos doces esta Lina!
    E quivi é um dos meus frutos preferidos nesta estação, mas infelizmente as árvores em casa dos meus avós não estão muito produtivas este ano, mas vamos esperar :)

    Uma boa semana, beijinho!

    P.S.: Estou a cobiçar esse prato ;)

    ResponderEliminar
  6. Os bolos invertidos são muito bonitos, nunca tinha visto de kiwi mas adorei!! :D Ficou mesmo uma delicia e a fatia perfeita :)

    ResponderEliminar
  7. esse bolinho tem um aspeto maravilhoso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Lina, é sempre com muita alegria que te recebo;)
    Já eu, não tenho sido muito presente nas visitas aos blogues amigos, passo na grande maioria sem deixar comentário, só assim vou conseguindo dar conta do recado:)
    Bom, mas este teu bolo está fantástico, vê-se que tem textura húmida, que bom!
    Eu também gosto imenso de fazer bolos e bolinhos, somos duas:) e também gosto de os comer, pois está claro:)
    Um beijinho amiga.

    ResponderEliminar
  9. Oi, Lina!

    Bolo também é a minha perdição, e como você, gosto de todos, não tenho restrição a nenhum sabor, kkk
    Esse aí, ficou lindo, com essa cobertura de quivi. Só de olhar, dá água na boca...
    Muito legal essa BC. É importante pensar, discutir, incentivar e principalmente comer alimentos saudáveis.

    Grande abraço
    Socorro Melo

    ResponderEliminar
  10. Olá Lina:)

    Tal como tu adoro quivi e na minha Casinha sou a única. Se morasse perto de ti ia a tua casa ajudar a saborear esse bolo porque gostei (e muito) do aspecto dele, deve ser uma delícia:)
    E tenho outra coisa em comum contigo - gosto muito de cozinhar mas os bolos/doces são a minha paixão:)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Es una delicia Lina está muy tentador y muy lindo yo como todos los días kiwi es digestiva y llena de vitamina c,mucho más que la naranja,abrazos y abrazos

    ResponderEliminar
  12. Nunca comi bolo de quiwi mas deve ser delicioso :)

    ResponderEliminar
  13. Olá, Lina! O bolo ficou com um aspecto mesmo apetitoso. Nunca fiz bolo de kiwi, mas depois destas fotos, vou ter mesmo que experimentar! Beijinhos
    Paula

    http://1toquedecanela.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Lina, nunca tinha visto bolo invertido de kiwi! Nota 10 para a criatividade :) Ficou bonito, diferente e deve ter ficado bem gostoso.
    Obrigada por me alertar na postagem da mistura de bolo de caneca, tinha mesmo me esquecido de colocar os ingredientes, mas agora já está lá. Se não fosse você, sei lá quando eu me daria conta, rs. É a idade, rs. Beijos!

    ResponderEliminar
  15. Delícia de receita esse e aproveito pra agradecer o carinho no niver.beijos,lindo dia!chica

    ResponderEliminar
  16. Lina, que blog tão lindo e cheio de capricho... Como é que eu nunca passei por aqui antes? Fiquei encantada.
    Obrigada pelas participações na BC Comer bem para viver melhor. Lançamos o legume do mês que vê: cenoura, e a fruta: pêssego ou nectarina. Se você quiser participar, seja bem-vinda!
    Beijos e até breve.

    ResponderEliminar
  17. Olá Lina, desculpa não ter passado por cá últimamente, busy, busy...
    Estou a ver que há por aqui novidades e das boas! Daquelas de lamber os dedos no final :P
    beijinho*

    ResponderEliminar
  18. Lina, que lindo esse bolo! O interior dele é bem molhado né? Ainda não tinha visto bolo de kiwi. Como gosto muito desta fruta, deu vontade de experimentar.

    ResponderEliminar
  19. olá lina,
    não conhecia o teu blogue, mas vim aki espreitar e deliciar-me com as tuas receitinhas=) achei mt graça a esta receita de bolo de kiwi pk normalemtne estes bolos invertidos costumam ser de ananás ou de pessego =) parabéns peloi teu blogue=) beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  20. Olá,
    Este bolo tem um aspeto deliciooooooooooooooooooso. De certeza que vou fazer e, deve ser refrescante.
    Kiss :)

    ResponderEliminar