quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Bolo formigueiro vegano da Lori



Existem momentos em que a vontade de comer um doce vence a mais resistente racionalidade, e a minha nem é muito resistente. Normalmente nunca faço bolos durante a semana, que é para não me tentar, mas hoje teve de ser... Tudo aquilo que contribuir para desviar o caminho dos meus pensamentos de hoje eu aceito de bom grado. E fazer um bolo é para mim uma espécie de regalo, até mais do que o comer, talvez por isso tenha tantas receitas de bolo por aqui. Juntar os ingredientes e observar a massa crescer no forno tem o poder de transportar as preocupações para um sítio mais longínquo...Um sucesso instantâneo que faz tão bem ao ego!

Escolhi esta receita do Veganana, um delicioso blogue vegano que recentemente descobri. Tem receitas maravilhosas e a boa disposição e simpatia da Lori, cativou-me de imediato. Os bolos chamaram-me logo a atenção (formiga, eu?) e foi difícil escolher um deles. Optei por este que me recordou a infância, foi um bolo que fez furor na época. Sei que a receita original levava manteiga, ingrediente que eu bani dos bolos há muito tempo. Para mim, a versão vegana da Lori é muito melhor, simplesmente deliciosa, fofinha e tão fácil e rápida de fazer, que a partir de hoje decretei que este será o bolo formigueiro oficial daqui de casa.
Se quiserem (e acho que devem!) fazer este bolo, visitem o Veganana AQUI para obterem a receita, pois eu a segui à risca.

Fofinho!

7 comentários:

  1. Lina esse bolo ficou uma delicia,nota-se que ficou bem macio.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Lina,

    que bonito bolinho, obrigado por partilhares.

    Bjinhos

    Sara

    ResponderEliminar
  3. Lina, este teu bolinho fazia bem o lanche dos meus filhotes ficou fofo e sem duvida uma delicia!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Lina querida!
    Mais uma vez obrigada por compartilhares a minha receita e obrigada pelas palavras tao gentis!
    Fico muito feliz que gostaste! Este bolo me lembra quando meus filhos eram pequenos. Era sempre um sucesso!
    Por isto resolvi adaptar esta receita na versao vegana,especialmente para a minha filha que veio me visitar!
    beijos

    ResponderEliminar
  5. Olá Lina :)
    Adoro bolo formigueiro. A receita que costumo fazer leva uma quantidade monstruosa de manteiga, a qual reduzo e substituo por margarina vegetal. Este ficou com um aspecto bem fofo.
    E há lá melhor terapia que ir para a cozinha e fazer um bolinho? Os meus domingos já nem fazem sentido sem ela :) E se durante a semana apetecer um docinho, porque não? :)
    Um beijinho.
    (e depois conta-me do pãozinho! e do buttermilk vegano)

    ResponderEliminar
  6. Lina, o bolo formigueiro é muito gostoso, principalmente se ele vem com "Aroma de Café".
    Beijos.

    ResponderEliminar