segunda-feira, 29 de outubro de 2012

As cores do outono

Eu assumidamente gosto do outono. Sei que a maior parte das pessoas não gosta e algumas, infelizmente, até ficam deprimidas nesta altura do ano, mas acho que temos de ver sempre o lado positivo de tudo para tentarmos ser felizes. Gosto de praia, sol e de andar com roupas leves, quem não gosta? Mas aprecio a pausa desta estação, que obriga à reflexão, ao descanso, à preparação e recuperação e assim como a Natureza, também o meu ser precisa de recolhimento, de hibernar, de se aquietar para renascer mais forte. Aprecio as cores com que ficam as árvores e a luz dos dias que ainda são solarengos, acho uma estação muito poética. O formato das folhas me encanta, sou apaixonada por desenhos de folhas e coleciono alguns objetos alusivos a este tema, desde papel, bijuteria, objetos de decoração e roupa. Até a festa do meu casamento teve esta temática, como eu já descrevi aqui. Quando caminho pelos passeios cheios de folhas secas gosto de olhar para o chão e ver os seus múltiplos formatos e cores. Na sexta feira trouxe para casa algumas folhas gigantes que o vento me trouxe e inspirada aqui  pelo delicioso blogue Velud'arte fiz um arranjo para saudar o outono. O próximo desafio será uma decoração para o Halloween e eu já estou a ter algumas ideias que espero concretizar em breve. Afinal aqui por casa também se fazem outras coisas além de comida!


Na cozinha, os tons outonais também marcam presença nestes dias. A fonte de inspiração para uma salada foram estas lindas cenouras biológicas. O exterior é roxo com interior laranja. Resolvi seguir o padrão destas cores para os restantes ingredientes e tentei recriar os alaranjados e avermelhados das folhas secas.



Salada outonal
(para 2 pessoas)
Ingredientes:
1 cenoura média 
1/2 beterraba vermelha ou rosa pequena
1 pimento vermelho pequeno
1 pedaço de abóbora 
4 tomates chucha ou cereja pequenos 
1/4 de couve roxa cortada em juliana
6 azeitonas pretas descaroçadas
1 colher(sopa) de sementes de sésamo
azeite, sal, pimenta preta e sumo de limão
Acompanhamento:
1/2 kg de tupinambo ou batatas pequeninas
alecrim fresco, sal e azeite

Preparação:
Comece pelo acompanhamento: lavar e retirar as calosidades maiores das cascas dos tupinambos. Cozer em água, até que ao espeta-los com um garfo estejam tenros mas firmes(mais ou menos 5 minutos). Escorrer, colocar num pirex e regar com um fio de azeite, sal e folhas de alecrim fresco. Misture bem e leve para assar em forno 170ºC por cerca de 20 minutos ou até ficarem douradinhos. Se não encontrar tupinambo, faça o acompamento com batatas pequenas.
Entretanto faça a salada: Corte as cenouras às rodelas, a beterraba e a abóbora em fatias finas, o pimento em tiras e os tomates em dois. Aqueça uma frigideira anti aderente e coloque um fio de azeite. Coloque os legumes fatiados em uma camada e deixe cozinhar virando ocasionalmente. Acrescente o tomate, mas não deixe cozer demasiado. Misture a couve roxa e as azeitonas apenas para amornar. Tempere com sal, pimenta preta, azeite e algumas gotas de sumo de limão. 
Sirva a salada com o tupinambo assado e polvilhada com as sementes de sésamo.

8 comentários:

  1. Que salada apetitosa!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Concordo com todas as tuas palavras... na verdade a semana passada ao apanhar romãs e dióspiros, senti uma certa nostalgia... também por razões pessoais e memórias de tempos que já não voltam, passei o dia todo com um sentimento de tristeza que não conseguia arrancar do meu peito... Felizmente passou... e como eu adoro ir de carro e reparar nas trepadeiras quer mudaram de cor, nas folhas secas pelo chão...
    Aqui está a prova que não és só uma grande cozinheira, és também uma excelente decoradora, adorei os teus arranjos, lindos, para mim, lindos de mais, mesmo ao meu estilo!
    A salada, ai, não perde pela demora... e vou surpreender uns amigos com esta receita!Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. eu não gosto muito do outono, porque é quando muda a hora e os dias ficam mais pequenos... rsrsrs
    mas gosto das cores do outono e gostei muito das cores das tuas fotos.
    a tua salada está mais que aprovada!

    ResponderEliminar
  4. Revejo-me no teu texto Lina :)
    Também gosto do Outono, das suas cores, sabores e cheiros.
    Do aconchego e das comidinhas de conforto.
    Gosto de aproveitar bem o Verão, mas fico deliciada com os encantos desta estação. Achei interessante estas cenouras de exterior roxo, nunca vi! E adorei a saladinha outonal.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Adorei a tua salada, fiquei cheia de vontade de a ir fazer.

    beijinhos

    sara

    ResponderEliminar
  6. Lina querida, também gosto muito do Outono é a minha estação preferida, não sei como está o clima por ai, mas aqui Verão está calor demasiado, insuportávelmente quente, e Inverno, dolorosamente frio demais, portanto prefiro o Outono, o cheiro de outono, o aconhego, o solzinho que esquenta quando estamos à sombra e sentimos um pouquinho de frio, pra mim é a melhor estação. Que linda essa cenoura, que cor mais linda, não conheço.Ficou lindo seu prato, adoro uma refeição a base de legumes variados,me apetecem muito bem. Sua mesa está linda com lindas cores. Beijos amiga.

    ResponderEliminar
  7. Lina, bom dia!
    Seu café é tão cheiroso, que sinto aqui. Beijos.

    ResponderEliminar