segunda-feira, 23 de julho de 2012

Fim de semana produtivo

 
A natureza anda em alta produção e eu também. Nesta altura do ano a safra de legumes e frutas é enorme e variada. Há que aproveitar a oportunidade e armazenar para o inverno, como a formiguinha. 

Para aproveitar umas ameixas bem maduras fiz compota de ameixa e maçã. Já expliquei aqui no início do blogue como fazer. Desta vez retirei também a casca das ameixas, para que a compota não ficasse com um travo muito ácido. 


Feijão verde arranjado e cortado, pronto a ser congelado. Para ser usado em sopas e estufados no inverno.


Um misto de legumes assados foi o meu almoço de ontem. O que sobrou irá ser consumido durante a semana em sandes ou como complemento de massa.
Cortei aos pedaços para uma assadeira os legumes que estavam sobrando no frigorífico: Abóbora, beterraba, cenoura, cebola, feijão verde, pimento, funcho, tomate e 1 couve coração aos quartos. Tudo regado com azeite e vinho branco e temperado com sal, pimenta malagueta e orégãos. Foi ao forno por cerca de 45min. Simples? Mas muito saboroso...


E para alimentar as formiguinhas trabalhadoras nada como um doce. E um bolo, que é o que mais gosto de fazer. Este foi de courgette, que agora também há de sobra, bem como os ovos caseiros. Baseei-me nesta receita do blogue da querida Rute, o Publicar para Partilhar. A receita é muito aromática, mas tive que a alterar para os gostos das outras formigas esquisitas cá de casa. Um toque de cacau e tudo resolvido. Ficou delicioso com uma "textura fofinha, mas ao mesmo tempo húmida” como bem definiu este bolo, a Rute.

Bolo de courgette e cacau
Ingredientes
320grs de courgette aos pedaços
4 ovos biológicos
¾ chávena de óleo(usei becel)
1 chávena(chá) de açúcar amarelo
1 colher(sopa) de cacau em pó (100% cacau sem açúcar)
2 chávenas(chá) de farinha de trigo
½ chávena(chá) de amido de milho(maizena)
1 colher(sopa) de fermento em pó
Preparação
Unte uma forma de chaminé com óleo e polvilhe com farinha. Ligue o forno a 180ºC. No copo do liquidificador coloque a courgette e o óleo. Triture até ficar um creme liso. Adicione o açúcar, os ovos e o cacau e ligue o liquidificador até misturar. Transfira a mistura para uma taça e junte a farinha e a maizena aos poucos e finalmente o fermento, com delicadeza. Verta a massa para a forma e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Verifique a cozedura com o teste do palito. Retire do forno. Aguarde 5 minutos e desenforme. 

Depois desta trabalheira toda bem mereci uma fatia!

11 comentários:

  1. Querida
    Dá gosto ver um post assim tão bem preparado e saboroso (nos dois sentidos)!!!
    Seja abençoada e feliz!!!
    Bjs de paz

    ResponderEliminar
  2. Aiiiiiiii Lininha, minha linda, eu sei o que isso é... agora tb ando na safra das leguminosas e frutas e compotas e desidrataçao, e assamento e... e... puxa, para armazenar para o Inverno!!!

    Bolo bem gostoso,ja tinha ouvido falar de bolo de courguette mas ainda nao fiz.. tou curiosa!!

    Bejocas

    ResponderEliminar
  3. Muito produtivo e claro não podia faltar um bolinho!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Isso é que foi um fim de semana Lina! Heheh
    Adoro esta gest*ao do lar para o qual nós mulheres temos tanto jeito. Adoro estas lides, a preocupaæ*ao que temos com o poupar e guardar nos tempos de maior abundancia, sempre com muita criatividade!
    Continuaæ*ao de muita inspiraæ*ao!
    beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Pois é a mim também me deram uma caixa de ameixas, mas não fiz doce, não tive coragem, tenho o armário cheio de frascos de doces dos mais variados, faço, faço e ninguém come cá em casa!! mas adoro fazer doces :-)o bolo ficou com óptimo aspecto gostei :-)

    ResponderEliminar
  6. Lina querida amiga, que delicia deve ter ficado a compota de ameixas com maçãs. Gosto também muito de feijão verde que aqui chamamos de vagem, faço sempre refogadinha com tomates e seu assado de legumes ficou tentador, para quem gosta de legumes como eu e tu, é delicia na certa. O bolinho ficou lindo, ainda estou para experimentar bolo de abobrinha, gosto tanto dela, por que não provar em bolos não é? Levarei a receita. Bjos amiga

    ResponderEliminar
  7. Esse bolo deve ser muito bom :) E é uma excelente ideia guardar legumes para o inverno, cá em casa fazemos o mesmo com a courgette e a abóbora que fica para a sopa, e os tomates que estão a dar agora, se estiverem muito maduros congelamos para refogados :)

    ResponderEliminar
  8. Olá amiga,
    adoro o exemplo que nos dás de formiguinha. Assim como fiquei curiosa de experimentar o bolinho de abobrinha-chocolate. Um aspecto mulato convidativo.
    Sem dúvida que bolos de liquidificador é o que está a dar. Essa "febre" dos bolos de liquidificador só me atinge no recomeço da escola. Agora no Verão não há bolos. A liquidificadora só faz smoothies e nectares :)
    Beijinhos. Uma semana luminosa para ti.
    Rute

    ResponderEliminar
  9. O aspecto do bolo ficou muito bom, mas o que é courgette?
    Lina, gosto de fazer compota de frutas do tipo geléias para uso diário. Gosto também de fazer sardelas, picles e molhos de tomates. Couve manteiga costumo congelar para ter sempre para um caldo verde, refogado com alho e até mesmo uma farofinha com farinha de milho. Nunca congelei feijão verde, mas já o fiz com favas. Em geral não congelo frutas e legumes, por que por aqui elas são abundantes o ano todo. Bom fim de semana!! Beijus,

    ResponderEliminar
  10. Que delícia este blog, sem contar com o aroma de café que sinto, hummm! Venho lá da Rosélia fui lá cutir as participações, todas lindas. Parabéns!! Bjs, Ieda.

    ResponderEliminar
  11. o bolo parece ser uma delícia.
    tenho que experimentar!
    Bjos

    ResponderEliminar