quinta-feira, 21 de junho de 2012

Salada verde, para a Blogagem das Cores

É verdade, o verão começa hoje! Quase havia esquecido, com o tempo chuvoso que tem feito por aqui. Mas andar com menos roupa já é bom. Clamo pelos dias luminosos de sol, calçar chinelos e fins de semana de praia a ensaiar para as férias.

Além de começar o verão, hoje também é um dia especial, o terceiro dia da Blogagem das Cores, promovida pela querida amiga Margarida, do Tachos Versus Panelas.
O verde foi a minha opção depois da Josy ter carinhosamente me passado o testemunho.
Como já escrevi aqui o verde tem um significado especial. Neste mês, em que completei 6 meses de vida totalmente vegetariana estive em muitas reuniões familiares e agora a família quase toda já sabe de minha escolha. Acharam estranho mas não criticaram. Na primeira vez tive que comer batatas cozidas com salada, mas nas outras vezes já tinha pratos especialmente feitos para mim.
O verde traz calma, serenidade e conforto. Embora transmita placidez, esta não vem acompanhada de tristeza. Tudo o que necessito e quero agora. O colo da Mãe Natureza. A introspecção que preciso para refletir e amansar meu coração mas sem me perder num mar de melancolia.
E foi o que tentei transmitir com esta salada. A inspiração veio desta deliciosa receita do Papacapim, que já fiz inúmeras vezes e adoro.
Nada melhor para confortar o estômago do que um belo prato de feijão, neste caso o mung, verdinho, para não fugir ao tema que misturou-se à frescura do quivi, que na minha cidade tem produção de ótima qualidade. Uma combinação inusitada mas que resultou muito bem.

SALADA VERDE
serve 2 porções
Ingredientes:
1/2 chávena(chá) de feijão mung
2 quivis pequenos e maduros, mas firmes
Cebola picada a gosto
1 raminho de coentros
hastes de cebolinho
1/2 pimenta malagueta
sumo de 1/2 limão
azeite e sal

Preparação:
Cozer o feijão com água e sal por aproximadamente 20 minutos(vigiar a partir dos 15 minutos para que não fique cozido demais). Escorrer e deixar arrefecer. Cortar os quivis em cubinhos e a cebola, pimenta e coentros em pedacinhos. Numa taça misturar o feijão frio com o quivi, a cebola, os coentros e a pimenta. Temperar com o sumo de limão, sal e um fio de azeite. Misturar os ingredientes. Decorar com cebolinho picado e servir. 
Acompanhei com salada de folhas e tomate.


Deixo a tarefa de escolher a próxima cor para o dia 21/07/2012 com a querida Belocas, do blogue Iguarias para Gulosos. Com certeza ela fará uma ótima opção. Estaremos à espera para o próximo dia desta aventura colorida.

Beijinhos verdes a todos!

9 comentários:

  1. Lina... Morro de curiosidade quanto ao feijao mung ainda nao consegui encontrar... mas hei de lá chegar, isso hei de!!!!

    Obrigado pela tua participaçao minha querida, adorei essa saladinha toda verdinha e que podemos comer sem peso na consciencia!!!

    Verao amiga??? cadê ele??? Por aqui ainda nao começou!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. há coisa melhor que uma salada??
    Acho que não... e a tua ficou bem ao meu gosto :)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  3. Olá Lininha!
    Feijão mung cozido nunca comi e com kiwi menos ainda. Mas fiquei com imensa vontade de experimentar.
    Só uso o feijão mung para germinar em rebentos de soja, dentro do germinador.
    Super original a tua participação. Estás uma vegetariana de alto gabarito :)
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Uma deliciosa salada para iniciar o verão.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Eh lá! Que ela aplica-se nisto do vegetarianismo! Bem, com kiwi, não sei que eu não gosto muito de kiwi (e também não gosto de fruta em saladas, a única que escapa às vezes é a maçã...), mas que tem bom aspeto tem e que é verdinha, é!...
    Então? Andas melhor?
    Assim com esta comidinha, qualquer um arriba!
    Muitos beijinhos e vai contando coisas!
    Tua manita, Isabel

    ResponderEliminar
  6. Oi, Lina!

    Interessante a blogagem, e interessante, também, sua explicação a respeito da alimentação vegetariana.Uma boa dica de salada.

    Grande abraço
    Socorro Melo

    ResponderEliminar
  7. Adoro saladas, então agora com a chegada do verão...é o que calha bem!!gostei da tua sugestão. beijocas http://entrecostosnaosediscutem.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Lina minha querida, vi no meu blogroll a foto do seu assado de verão e fiquei inconformada que ainda não tinha visto sua blogagem das cores, eu tinha certeza que já tinha visto, tanto tenho certeza que lembro-me exatamente da menção carinhosa que vc fez ao meu nome, será que foi falha do blogger? Talvez fiz o comentário e não foi, enfim que seja, me desculpe amiga. Adoro pratos com grãos, e esse feijão deve ser delicioso, acompanhado com os quiwis, que delicia deve ter ficado. Linda sua participação nas palavras e no prato. Bjos amiga

    ResponderEliminar