terça-feira, 5 de junho de 2012

Não fugi...até fiz um bolo de chocolate!

Oláaa! Há alguém aí? Sei que as teias de aranha abundam por aqui e o abrandamento das publicações sugerem uma certa calma. Mera sugestão! Por trás deste monitor a atividade é frenética, a vida está a mil por hora, o tempo passa a voar. Tenho saudades de me sentar calmamente por aqui, escrever e visitar os amigos. Espero que esta semana as coisas acalmem um pouco. Mas o mundo não para e a vida de outros seres continua a crescer. A minha hortinha da varanda está em plena atividade! Não me tenho esquecido de rega-la todos os dias e acompanhar a evolução e crescimento das plantas é muito bom! Sempre que me ponho a observar os meus vasos, lembro-me com frequência da Teia Ambiental e da felicidade que seria se todos amassem a Natureza e não fosse preciso lutar para a sua preservação. Penso que o Mundo seria muito menos violento e as pessoas mais felizes se se dedicassem à agricultura vez da criação de animais para abate...É uma sensação de prazer e contentamento lançar uma semente à Terra e vê-la crescer, ainda mais sabendo que nenhum ser foi sacrificado.

Uma pequena courgete em formação
Teia Ambiental
Questiono-me nestas alturas frenéticas se serei eu uma desorganizada sem conserto, deixando as coisas acumularam-se para, de repente, acontecer tudo de uma vez ou se devo cortar em algumas coisas para realizar outras com mais calma e melhor...Ser ou não ser, eis a eterna questão! Mas agora, a avalanche não me concede tempo nem para esses pensamentos! Para o próximo dia 15, na 4ª fase da Blogagem Coletiva Amor aos Pedaços, muitas dúvidas andarão no ar, e embora eu já saiba o que vou escrever, o problema é quando? e como?

BCAP - 4ª fase - Questionamento - 15/06/2012
Deixar de cozinhar é impossível. E apesar da criatividade não ser muita, não temos passado fome. Tenho tantas receitas que quero experimentar, tantos ingredientes para descobrir, mas é preciso calma... 
No domingo à tarde cedi aos pedidos da criança que deixa este lar de pernas para o ar e fui para a cozinha fazer este bolinho. Afinal a criança que habita em mim também adora bolo de chocolate! Para o deixar mais saudável, cortei no açúcar e usei do amarelo. Substituí o chocolate em pó por cacau em pó puro e alfarroba.
Modéstia à parte, um dos melhores bolos de chocolate que já comi!

BOLO DE CACAU E ALFARROBA
Ingredientes:
1 pitada de sal
7 ovos 
1 1/3 chávenas(chá) de açúcar amarelo(mascavado claro)
1 colher(sobremesa) de essência de baunilha
1/2 chávena(chá) de amido de milho(maizena)
1/2 chávena(chá) de farinha de alfarroba
1 1/2 chávenas(chá) de farinha de trigo
1/2 chávena(chá) de cacau(com mínimo de 70% de cacau)
1 colher(sopa) de fermento em pó
14 colheres(sopa) de azeite(mal cheias)

Preparação:
Pré-aqueça o forno à temperatura média de 180ºC. Unte com manteiga vegeta ou azeite uma forma e polvilhe-a com farinha. Coloque em uma panelinha 1 chávena(chá) de água e leve ao lume até ferver. Retire do lume, junte o cacau e mexa até dissolver. Reserve. Peneire a farinha, a maizena, a farinha de alfarroba e o fermento. Reserve. Coloque no copo do liquidificador(ou use a varinha mágica) as gemas, o açúcar,  o azeite e a essência de baunilha e bata até ficar uma mistura homogénea. Acrescente aos ingredientes secos a mistura do cacau e das gemas e mexa com uma colher pau até que os ingredientes estejam bem ligados. Bata as claras em castelo com a pitada de sal e misture-as à massa com movimentos delicados. Transfira para a forma e leve a cozer no forno por cerca de 45 minutos(teste com o palito). Espere 5 minutos antes de desenformar. E delicie-se!




A escolha do prato VERDE foi propositada...para lembrar que no próximo dia 21 esta cor vai ser rainha na Blogagem das Cores!
Blogagem das Cores

12 comentários:

  1. Oi Lina,
    as atividades por aí estão à mil por hora, heim? Mas, fique tranquila, com teus variados dons vc dará conta de tudo: pratos apetitosos,criança levada( ainda bem), teia ambiental e o amor aos pedaços.
    Tudo se fará lindamente por aqui e por aí, enfeitados por estas mimosas plantas de tua varanda.
    Bjos ensolarados,
    Calu

    ResponderEliminar
  2. saudades dos seus posts!

    que bolinho mais saudavel e delicioso!!!

    abraços de uma seguidora do Brasil:
    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Eu estou e gostei muito de ver as maozinhas a partir o bolo
    :)

    ResponderEliminar
  4. Lindo e fofinho este bolinho de chocolate gostei mt!

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. ESTA PERDOADA POIS NÃO RESISTO A UM BOLO DE CHOCOLATE E ESTE FICOU BEM APETITOSO.
    BJ

    ResponderEliminar
  6. Olha!!! Um post-agenda com cheiro e sabor a chocolate:
    Dia 7 Junho - Teia Ambiental;
    Dia 15 Junho - 4ªFase BCAP;
    Dia 21 Junho - BC Cores do Arco-iris :)

    Amiga, não é só a tua vida que excede a velocidade permitida por "lei". Mas cuidado com as multas-doença! Quando a cabeça não tem juizo, o corpo é que pága (ah ah ah).

    Porém, enquanto o teu tempo for gasto com atividades que dêem prazer, menos mal! Essas atividades horticulas só dão saúde.

    No meu caso, ainda não consegui pôr mãos à obra dentro das floreiras porque estive com as mãos no lodo laboral, grrrrrrrrrrr.
    Beijinhos às cores.
    Rute

    ResponderEliminar
  7. Estou cá eu... vim comer uma fatia do bolinho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Oi, Lina:

    Meu marido numerólogo explica que esse ano é 5, número de muito movimento e mudanças, razão dessa desatinada situação que estamos vivendo !

    Meu tempo encolheu, estou com mil coisas para fazer, já viajamos para outras cidades 3 vezes, e nos próximos 2 meses teremos outras 3 (quando era comum só fazer 1 viagem ao ano !!!, e por aí vai.

    Mas estou gostando muito de tudo que tenho feito, mudanças incríveis (que em breve mostrarei no meu blog), e a casa cheia com a presença da pequenina Rafaella, minha netinha tão querida !

    Vi que v. aproveitou para colocar sua participação na Teia Ambiental no dia 5, Dia do Meio Ambiente !
    Eu corri para colocar uma simples hoje, e ainda não sei o que escreverei no dia 7.

    Muito bom ter v. conosco, e ainda trazendo um bolo de chocolate !!!

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. A vida lá fora grita!! É complicado postar e visitar os amigos, mas a gente sempre arruma um tempinho... vai dizer que não? Só que daí, é tanto cansaço que dá preguiça de postar! Vai entender!
    Boa semana!! Boas inspirações para o dia 15!! ;) Beijus,

    ResponderEliminar
  10. Lina, que bolo gostoso! Estaremos juntas, na blogagem coletiva. Questionamentos não faltam. Beijos.

    ResponderEliminar
  11. Bolo delicioso, temos que viver cada momento de uma vez, estarei com vocês na blogagem do dia 21.
    Beijos
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderEliminar