sexta-feira, 15 de junho de 2012

Fechado para auto questionamento


Em pleno estádio de questionamento, a inspiração abandonou-me e estive quase para faltar hoje ao 4º tema da BCAP, justamente o Questionamento. Inicialmente pensei em abordar o tema pelo efeito de prisão que o questionamento suscita, quem só questiona tem medo de viver, o contrário de quem vive sem barreiras e sem regras. Quem se apaixona, não questiona. É verdade. Mas um dia ele chega, o tal do Questionamento.

Há alturas da vida em que não adianta “varrer o lixo para debaixo do tapete” ou “esconder a cabeça na areia como o avestruz”. Eu estou numa destas alturas em que o tapete já não esconde o lixo e a minha cabeça está tão grande, cheia de questões que não cabe em buraco algum. Mas é necessário encarar as questões de frente. É ameaçador, frustrante, sinto-me triste e ansiosa, mas não dá mais para adiar as perguntas que temo em fazer a mim mesma. Ainda não tenho respostas e nem sei se as terei, mas questionar-me já é bom. Mas é como tomar uma injecção, sabemos que faz bem, mas dói. Algumas perguntas não tem resposta, dependem de fatores ou pessoas que não posso controlar…É, porque os outros também se questionam e muitas vezes as respostas delas não são aquelas que ansiávamos ou que são as melhores para nós… Sei que este não é o texto que queria escrever, mas serve para demonstrar o estado de espírito de um ser em pleno Questionamento, principalmente quando são questões importantes e fulcrais de uma vida. Os sentimentos são intensos, a ansiedade é total, o medo de errar é muito, mas também há um sentimento positivo que emerge do meio do caos, o sentimento de auto controle, não aquele dos desportistas ou políticos, mas um sentimento de reconhecimento próprio, porque muitas vezes, e eu falo por mim, esqueço a minha própria existência e em questionamento o “eu” tem papel primordial, não dá para ficar em segundo plano. O isolamento reflexivo, a pouca vontade de comunicar, o silêncio que procuro, traz a paz que só faz bem para um ser frenético como eu.

Mas a vida continua e foi preciso fazer um bolo para a festa da escola. Sem receita. Os questionamentos foram muitos, é com a aventura que as questões mais aparecem. É claro que a prática contou muito…Já fiz muitos bolos na vida. É claro que as questões vão ficando mais complexas com o passar dos anos, mas a experiência ajuda muito.

Untei com manteiga de soja uma forma de chaminé. Liguei o forno a 160ºC. Numa taça(tigela) parti 5 ovos pequenos, juntei 1 ½ chávena de chá de açúcar amarelo, ½ chávena de chá de óleo de amendoim, ½ chávena de chá de aveia em flocos que completei com ½ chávena de chá de coco ralado. Bati tudo com a varinha mágica( pode usar o liquidificador) até ficar um creme homogéneo. A essa mistura juntei 2 chávenas de chá de farinha de trigo, uma pitada generosa de canela e 1 colher de sopa de fermento em pó. Despejei a massa na forma e levei ao forno por cerca de 30 minutos. Usei o palito para testar. 
O bolo ficou bonito e o aroma era delicioso. Só que não o provei! Será que ficou bom? Pela experiência acho que sim. 
Simples, mas bom.

 Confira mais(e melhores!)participações aqui.


14 comentários:

  1. Abriste o coração por aqui,Lina! Fico pensando e nada podemos fazer pra te ajudar a não ser oferecer o ombro amigo e estar por aqui... Que consigas rever todos teus questionamentos, que essa nuvem saia de cima de tua cabeça. Fica bem, tudo de bom,beijos,chica
    Ah, O Bolo? Deve ter ficado ótimo!!!

    ResponderEliminar
  2. Lina... Eu mesma ontem me questionei e questionei a Rute... "Onde anda a Lina? Aconteceu alguma coisa?"

    Felizmente nao aconteceu nada...

    Minha amiga.. às 6:45 da manha a inspiraçao é pouca,eu propria neste momento me questiono, pq é que eu nao consigo dormir mais quando o meu marido sai de casa??? o medo apodera-se de mim...simplesmente fico em panico!!!

    A vida é cheia de questoes, mas se muita gente fizesse uma descoberta do "EU" atraves do questionamento, acho que teriamos uma sociedade diferente e mais desperta para os valores que se estao a perder!!!

    Beijocas Linda!!!

    ResponderEliminar
  3. Menina, eu também quase falhei na entrega da postagem, pois nada me vinha à mente. Agora estou muito encucada pois as idealizadoras não deram o ar da graça de comentarem. O que terá havido? Lina, sua postagem ficou uma delícia com esse bolo de casquinha douradinha, como eu gosto! Hummmmmmm! Deve ter ficado saborosíssimo! E não se apoquente não com os questionamentos, só não pode ser ansiosa, atrapalha! Fique com Deus, que sua semana seja ótima e cheia de novidades boas! Grande abraço! Beijos!

    ResponderEliminar
  4. O teu texto ficou 5*****, levou-me a questionamentos!
    O Bolo está na tua rota saudável, que já me parece inquestionável.
    Eu tb faço bolos que não chego a provar (e o pior é que a maioria deles até os estou a fazer pela primeira vez...os meus amigos já nem questionam (eu é que sim: será que é bom?)
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. PELO EXCELENTE ASPECTO PARECE-ME TER FICADO MUITO BOM.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Lina, maninha, e que tal fazer tábua rasa de todos esses sentimentos e começar de novo? Com tábua rasa quero dizer, mudá-los, transformá-los em matéria prima boa para um bolo delicioso tal como o que nos apresentaste (também acabei de fazer um do género, com o Alexandre, pois ele pediu-me que queria hoje um bolo de iogurte_ de soja_ e adaptei uma receita de bolo de natas que tinha... e colocámo-lo numa forma com a forma de coração!!!) Então, mentalmente, experimenta colocar todos esses pensamentos e sentimentos como ingredientes de um bolo magnífico e depois de tudo suavemente envolvido, com amor, colocas numa forma com a forma de coração, vai ao forno e, alquimia pura, sai uma maravilhosa delícia para partilhares com quem quiseres. E amanhã, aliás, já hoje, tudo está já transformado e é um novo dia!
    Mil beijinhos, com amor!
    Isabel

    ResponderEliminar
  7. Lina, seu texto - que não era o texto, mas virou O texto - só mostra o quanto essa blogagem é viva e real, pois traz à tona temas que são muito humanos, fases que todos nós já vivemos, estamos vivenciando ou vamos viver. Parabéns por compartilhar sentimentos tão seus, tenho certeza que o bolo ficou uma delícia, a experiência dá base para a gente acreditar, ter fé, mesmo diante da dúvida :) Um beijo!

    ResponderEliminar
  8. Lina querida,
    há um tempo suspenso entre interrogações que requerem mesmo certo distanciamento para podermos clarear as muitas cores postas nas questões impostas.
    Assim como idealizaste este bolo delicioso juntando ingredientes conhecidos, também serás capaz de juntar tuas questões em respostas favoráveis às melhores circunstâncias.
    Paz e Bem em teus dias.
    Bjos,
    Calu

    ResponderEliminar
  9. Às vezes, é mesmo melhor não seguir a receita. É arriscado, mas se resulta, o surpreendente resultado amplia os nossos horizontes.

    Dizem que a sabedoria vem do questionamento interno. Podes estar em convulsões interiores mas por certo sairás mais sábia do isolamento. As respostas estão todas dentro de ti, só tens de dominar as emoções. Evita o contrário: o dominio das emoções sobre ti.

    Se precisares de desabafar, sabes onde me encontrar. Estou sempre ao dispor. Mas creio que preferes resolver sozinha. O que posso fazer é enviar-te boas energias daqui.

    Há fases boas e fases menos boas, mas lembra-te que todas são passageiras. Nada é permanente e tudo tem solução.
    Beijo no teu coração.
    Rute

    ResponderEliminar
  10. Em alguns momentos de nossa vida, precisamos botar para fora também esses questionamentos que nos rondam, quem sabe podemos ter a resposta que queremos.
    Talvez não seja , mas livrar-se de algo que carregamos sozinhas também não é bom.
    O bolo parece estar em perfeitas condições de comer, sem questionamentos...
    Paz e bem querida!

    ResponderEliminar
  11. Querida Lina,
    Partilho contigo mais uma "receita" que me é muito querida e me foi passada pelo Robiyn, que é a sua "definição", muito sábia, do amor: tal como o seu ícone, o coração, que transforma o sangue venoso que lhe chega, e que nos mataria, oxigenando-o e transformando-o em arterial, que nos dá vida, o amor é isso mesmo, constante transformação dos elementos que para nós são venenosos, nocivos, que nos vão surgindo, em algo vital, matéria prima que nos dá vida. E sempre soubémos fazer isto, desde que nascemos, melhor, desde fetos na barriga da mãe, o nosso coração o faz a todo o segundo, nem podemos sequer dizer que não sabemos amar, é só perceber, despertar, assumir, resdescobrir-mo-nos no amor, impregnados de amor.

    E isto não é só paleio não, experimenta e vê... recorda a toda a hora a incessante atividade do nosso coração e de todos os corações humanos e outros, de toda a vida e todas as vidas, o pulsar da terra, das estrelas e de todo o universo e de todos os universos... e redespertamos para a maravilha, para o estado contínuo e eternamente existente que é o Amor (tudo o resto são fantasias, projeções, de cada uma das nossas cabeças, razões, coisas de animal racional ;))
    Beijinhos, amo-te!
    Isabel

    ResponderEliminar
  12. Lina querida que saudades de vc minha amiga, adorei seu texto, pois vc colocpu questões que muitas de nós não temos coragem de colocar ou de enxergar, quantas questões temos na vida ainda não é? e quanto dependemos dos outros para fazer nossas escolhas e as vezes não fazemos a escolha certa e continuamos nos questionando. A vida é um constante questionamento, pois estamos aqui para aprender e sempre estaremos perguntando, perguntando e perguntando.Adorei seu bolo e sua participação. Excelente. Bjos querida amiga, não me esqueço de ti nunca

    ResponderEliminar
  13. Oi, Lina!! Estive com problemas para acessar a internet nesse fim de semana que passou e fico muito triste de não ter chegado junto com nossas amigas blogueiras para lhe dar um abraço de aconchego, de assim ficar e porque não, deitar umas lágrimas. Ofereço-te meu ombro! Sei que faz pouco tempo que te conheço, mas já peguei o seu jeitinho de ser.
    Acho que nessas horas não é muito bom ficar sozinha, para não se entristecer. Fazer um bolo, pode parecer mecânico, mas ele ficou bom, isso prova que no seu coração ainda existe paz! Sabe que o bolo dessanda quando não estamos muito bem?
    Tenha calma e espere. Ouça o que tiver que ouvir antes de falar. Falo isso porque por vezes falamos demais. Pense coisas boas!!
    Beijus no coração!!

    ResponderEliminar
  14. Olá, querida Lina
    Estive numa Missão que me tem fora do lar muitos dias por mês...
    Gosto dos seus posts pois, independente do Tema ser esse, vc já questiona muita coisa... é do seu temperamento... Legal!!!
    O bolo, hein??? Gostamos muto do bolo verde...
    Seja abençoada e feliz!!!
    Bjs de paz

    ResponderEliminar