segunda-feira, 21 de maio de 2012

Salada vermelha e uma sobremesa, para a Blogagem das Cores

Vermelho foi a cor escolhida pela Josy, para a segundo dia da Blogagem das Cores, promovida pela Margarida, do Tachos Versus Panelas. Esta é a minha cor preferida desde sempre. Mesmo que o vermelho não esteja na moda, tenho, em qualquer estação roupas ou acessórios desta cor. Ao pensar nisto, lembrei-me de que nos meus tempos de estudante tinha uma superstição: em todos os exames tinha que levar uma peça vermelha vestida, senão achava que não me ia correr bem! Já não me lembro, se corria mal se eu não cumprisse este ritual, de qualquer forma procurava sempre levar algo vermelho vestido! 
Para mim o vermelho representa a vibração, alegria, paixão e a vida.
Em termos culinários o vermelho está bem presente por aqui, não sei se já haviam reparado, mas em muitas fotos das receitas esta cor está presente nos acessório(pratos, toalhas) e nos próprios alimentos. Cá em casa nunca falta o tomate e o pimento vermelho, e no tempo deles, os morangos, as cerejas e a melancia.
Os alimentos vermelhos são ricos em licopeno, uma substância antioxidante que confere a cor avermelhada aos alimentos e quando absorvido por nosso organismo auxilia no combate do envelhecimento e do cancro. Segundo pesquisas, o licopeno contido no tomate(especialmente depois de cozido e temperado com azeite) funciona na prevenção do cancro da próstata. Eu sei que este é um assunto sério, mas não consigo evitar de pensar trocadilhos de duplo sentido para tomates/próstata e muito provavelmente mais pessoas também... O que é certo é que muito se fala nisso, do benefício do licopeno contido no tomate, e se esses pensamentos mais pícaros contribuíram para que este assunto não caísse no esquecimento, ótimo! Os meios justificam os fins, neste caso.

Continuo na onda das saladas, não sei se conseguirei isto com todas as cores do arco-íris, mas com o vermelho ainda foi muito fácil. Como gosto tanto desta cor resolvi fazer também uma sobremesa, que não saiu com um vermelho vibrante como eu queria, mas sim mais para o cor de rosa. Ao contrário do vermelho puro, o cor de rosa era uma cor que eu antipatizava, a tal ponto que quando fiz o enxoval de minha filha não lhe comprei uma única peça desta cor. Quando ela foi crescendo, como quase todas as meninas, o cor de rosa das princesas e fadas começou a ser sua cor preferida. Agora gosto de todos os matizes de vermelho, dos mais vivos e energéticos até ao doce cor de rosa. A paixão em todos os seus tons!

Salada vermelha
Ingredientes para 2 pessoas
2 pimentos (pimentões, no Brasil) vermelhos grandes
2 tomates médios (hã?)
2 colheres(sopa) de sumo de limão
2 colheres(sopa) de azeite
1 dente de alho
sal e pimenta preta
raspas de limão

Preparação:
Lave os pimentos e faça alguns furos na casca. Coloque-os num tabuleiro untado com azeite e leve a cozer no forno, virando-os de vez em quando, até que fiquem bem assados. Deixe arrefecerem ligeiramente e coloque-os dentro de um saco plástico e feche. Deixe-os lá até que arrefeçam. Esta operação é para facilitar a retirada da casca. 
Depois da casca retirada, corte os pimentos em tiras e coloque-os na taça de serviço juntamente com os tomates partidos em fatias finas. 
Faça o molho, misturando o sumo de limão com sal, o dente de alho bem picadinho e o azeite. Regue a salada e mexa. Polvilhe com pimenta preta moída na hora e raspas de limão. 

Com o que sobrou, ao jantar fiz bruschettas. Simplesmente espalhei a salada sobre fatias de broa e levei ao microondas para aquecer ligeiramente. Servi com rúcula e cerejas.

Gelatina de morango verdadeiro
Uma das coisas que aboli, depois de descobrir o agar-agar, foram as gelatinas de origem animal, feitas com corantes artificiais.
Esta gelatina foi feita com morangos congelados, mas poderá ser feita com qualquer fruta fresca ou congelada e adoçada a gosto, com a vantagem de ficar pronta em pouquíssimo tempo!

Ingredientes
600grs(mais ou menos) de morangos congelados
1 maçã descascada e partida em fatias finas
3 chávenas(chá) de água
Açúcar a gosto
1colher(sopa) de agar-agar

Preparação
Descongele os morangos e transfira-os para o copo do liquidificador. Junte 2 chávenas de água e açúcar a gosto e bata, até ficar em sumo. Entretanto, leve ao lume, num tachinho, a maçã e a água e deixe cozer por alguns minutos. Misture o agar -agar e deixe ferver até que se dissolva. Deite esta mistura para o liquidificador e bata até ficar homogéneo.
Transfira para forminhas ou para uma única forma. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico para refrescar, pois já estará solidificado quando terminar de arrefecer.


16 comentários:

  1. Olá Women In Red :)

    Com que então, ias vestida à matadora para exterminares os exames! Vermelho puxa-nos para terra, convém mesmo estar com os dois pés bem presos ao chão na hora de responder ao questionário escolar.

    Gostei das bruchetas mas adorei a criatividade da gelatina de morango!
    Estás sempre a inovar, por isso adoro vir cá beber café. É o aroma vibrante que nos atrai.
    Beijos de boa semana.
    Rute

    ResponderEliminar
  2. Olá Lina querida, em uma coisa temos a mesma preferência, os tomates.E vc fez com pimentões outro legume que gosto muito.O vermelho realmente é intenso e nos faz alegres. Gostei muito da sua gelatina com agar agar,preciso experimentar e começar a adotar essa prática cá em casa. Lina minha amiga, passei a próxima cor para as suas mãos. E ja estou curiosa para saber que cor será hehe. Deliciosa sua participação. Bjos. Ótima semana

    ResponderEliminar
  3. OLÁ LINA,
    RECEITAS SAUDÁVEIS E NUTRITIVAS, BOM DEMAIS COMEÇAR A SEMANA COM ESTAS DELÍCIAS!

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
    BEIJOS ♥

    ResponderEliminar
  4. Já almocei, mas fiquei com fome de novo!! Isso não se faz!! :)
    Lina, não sou muito de usar vermelho, gosto do tom mais escuro, a cor de vinho. Acredito na captação energética do vermelho e em cada comodo da minha casa, obedecendo as diretrizes do feng shui, tenho algum objeto ou detalhe vermelho. Obedecendo esses mesmos detalhes, tenho lenços, sapatos, bolsas e como não haveria de ter uma carteira vermelha? Que traz muita sorte!! Boa semana! Beijus,

    ResponderEliminar
  5. Lina, minha querida Lina... sao estas horas e eu ainda sem postar a minha receita... foi um dia tao complicado... mas ja ja ela entra... quanto ás tuas... que hei de dizer simplesmente fantasticas... Adorei... a solidao que me acompanha no dia a dia simplesmente desaparece quando visito os vossos cantinhos ou leio os vossos comentario!!! Obrigado pela tua amizade minha querida... muito obrigado... e tb obrigado pela tua participaçao!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Gostei das duas, muito bom aspecto!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Adoro vermelho e adoro essa saladinha :) óptima para o verão que está a chegar :)

    ResponderEliminar
  8. Lina que salada linda...com cores e aromas que adoro...pimentão e tomate combina muito bem...adorei seu blog...estou seguindo...
    Um bj grande...
    Quando tiver um tempo dá uma passada no meu cantinho...
    Boa semana
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  9. Muito bom, eu também adoro vermelho na roupa e na comida :-))

    ResponderEliminar
  10. Duas delicias, bem saborosas. A gelatina deve ficar maravilhosa.

    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  11. Gostei das duas receitinhas, bem presente o vermelho em cada uma delas!

    ResponderEliminar
  12. O meu tipo de salada sem dúvida ! E o ágar-ágar tem de estar na minha lista de compras, porque já não como gelatina há anos... E de morango é a melhor !
    (e adorei o trocadilho, não tinha pensado nisso e desfiz-me a rir quando li :p)

    ResponderEliminar
  13. Gostei das suas sugestões em vermelho !

    Também gosto dessa cor, especialmente para decorar aquecendo nosso inverno brasileiro.

    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Sugestões saudáveis e coloridas!

    Beijo da Nita.

    ResponderEliminar
  15. Oi Lina,
    estes vermelhos estão muito lindos e convidativos.Adoro uma salada e meu netinho Miguel devora as "datinas"(gelatinas)feitas.Vou procurar o agar-agar e fazer do teu jeito.
    Muitas bjkas,
    Calu

    ResponderEliminar