terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Quem fez o meu "queijo"?

Eu própria! 
Fábricas de queijo das redondezas preparem-se, pois diretamente da cozinha do Aroma de Café saiu o melhor "queijo" de sempre! Cem por cento livre de colesterol, rico em vitaminas do complexo B e E, cálcio, ferro, fósforo, potássio, ómega 3 e omega 6 e baixo em calorias! Apresento-lhes o "queijo" de tremoço, que derrete e tudo! 

Depois de ter visto o maravilhoso queijo de macadâmias da minha amiga Rute, do inspirador blogue Publicar para Partilhar, pensei: não vou descansar enquanto não experimentar esta receita! Já há algum tempo andava curiosa para entrar neste mundo maravilhoso dos queijos vegetais. Mas tive de descansar, pois não encontrei aqui na minha cidade o principal ingrediente: as macadâmias! Um dos poucos inconvenientes de não morar nos grandes centros é este, não se encontra ingredientes pouco usuais facilmente. Depois de ter ido à algumas superfícies comerciais aqui da zona e de ter perguntado se tinham as ditas e ter recebido um hã?! como resposta, acabei por desistir...das macadâmias, mas não do queijo! 
Após uma breve pesquisa ao oráculo Google encontrei a resposta: a receita do queijo de macadâmias também tinha a versão com tremoço! Bem, tremoços é o que não falta por aqui, em qualquer feira, praça ou mercado há sempre uma vendedora de tremoços e azeitonas. Então foi muito fácil, bem...quase! Faltava o polvilho azedo. Esse ingrediente eu encontrei, mas não queria trazer para casa uma embalagem de 1/2kg para usar somente 1 colher de sopa...ainda mais que eu não sabia se iria gostar da receita. Substituí por amido de milho e aí sim, finalmente fiz a receita, que afinal é muito prática e rápida!

Gostei muito do sabor deste "queijo". Ficou muito suave, com textura a lembrar queijo fresco, ao derreter ficou um creme macio, mas sem o puxa-puxa do queijo tradicional. Penso que ao utilizar o polvilho azedo a textura ficará mais elástica. Agora que verifiquei que adorei esta receita vou correndo comprar o polvilho azedo! Mas não pensem que desisti das macadamias, já sei onde as encontrar aqui perto! Já estou a imaginar uma tábua de queijos vegetais, com aqueles queijos de iogurte da Rute, queijos de amêndoas...humm!
A receita veio daqui do site Veg Vida, no entanto publico-a com as pequenas alterações que fiz:
Ingredientes:
1 1/2 chávena de água
2 colheres(chá) de agar-agar
1 colher (sopa) de polvilho azedo(usei a mesma quantidade de amido de milho)
1/2 chávena de tremoços em conserva drenados, com casca
1 colher (café) rasa de sal fino
2 colheres de (sopa) de azeite extra virgem
1 colher (chá) de levedura de cerveja em pó
alguma gotas de sumo de limão
Preparação:
Misturar a água com o agar-agar e o polvilho azedo(amido de milho) num tachinho e leve a lume brando até ferver e o agar-agar dissolver-se. Deve ficar um preparado com consistência de clara de ovo. Deite este preparado, quente, no copo do liquidificador, junte os restantes ingredientes e triture até ficar um creme homogéneo e sem grumos. Prove e retifique temperos(limão e sal) se necessário. Coloque o creme numa vasilha untada com azeite e leve ao frigorífico até solidificar(cerca de meia hora).

Metade do queijo já se foi...Comido com pão, em tostas, numa salada e numa deliciosa bruschetta, que preparei com metade de um pão da avó integral que levei a torrar e esfregando-o ainda quente com metade de um dente de alho. Espalhei por cima um tomate pequeno cortado aos cubinhos sem sementes e temperado com sal e azeitonas picadas(sem caroço). Espalhei fatias finas de queijo de tremoços por cima e levei ao micro-ondas para derreter. Polvilhei com oregãos secos e acompanhei com uma salada.

Uma delícia para comer totalmente sem culpas!


29 comentários:

  1. Parabens amiga pelo que demonstra ficou 5* és formidavel!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que bela história para um final feliz que foi o queijo. Queremos ver mais experiências hehe. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Lina, o teu queijo está fantástico, li a receita e pareceu-me bastante prático,
    acabei de conhecer um queijo vegetal, por
    acaso desconhecia a sua existência.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Nossa, estás craque!!!Que bela aparência dele e parece bom, de verdade!!!parabéns! beijos,chica

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha! Eu nem sabia estes "queijos" existiam. É de experimentar, ainda por cima nem gosto dos outros! Estás a ir muito bem na tua caminhada vegetariana! Parabéns! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Amiga!!!
    Também tenho essa experiência em mira para acertar.
    De acordo com o teu relato vai ser tiro certeiro.
    Os tremoços aguardam ali na despensa, um tempinho extra para me dedicar a malabarismos.
    Os queijos vegetais vão revolucionar os hábitos do povo.
    Bye bye colesterol ruim.
    Olá saúde!
    Beijinhos pi ti.
    Rute
    P.s.-Aproveito para dar-te a conhecer o mundo do tremoço:
    Marisco Vegetariano

    ResponderEliminar
  7. Olha que maravilha de queijinho LIna... Adorei miga... realmente a macadamias sao dificeis de arranjar... mas no proximo fds vou a lx e ja vou abastecer ehehehehehe!!!! obrigado por partilhares!!!!

    ResponderEliminar
  8. Que lindas as fotos! Que maravilhoso que ficou! Não sei lidar com agar-agar. Comprei certa vez para substituir a gelatina (que não é vegana) e não consegui fazer engrossar.

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  9. ahahah muito bom mesmo!! por acaso ai ha uns tempos experimentei uma serie deles, de amendoas, caju e amendoins e.. acho que outras coisas. outra coisa que confere aquela elasticidade é a farinha de arroz glutinoso =P

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Lina minha doce vegetariana, que delicia deve ter ficado esse queijo, nunca em minha vida pensei que existia queijos assim e que ficam com essa textura maravilhosa. Vou me atentar mais aos detalhes de queijos vegetarianos, e nunca pensei que o tremoço faria um papel tão importante na confecção desse queijo. Gostei e gostei muito amiga, obrigada por compartilhar. Bjocas

    ResponderEliminar
  11. uuuuummmmmmmmm

    Bjs

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  12. Lina, estás a ficar profissional nestas artes do invencionismo! :)) Também, com a professora PPP, não admira. :)
    Lá no blog Papacapim achei graça quando li a autora dizer que um dos grandes argumentos dos não-vegan é não poder viver sem queijo. Sempre foi esse o meu "lema", mas não sabia que havia tanta gente a pensar o mesmo. :) Eu adoro queijos, ADORO. Não quer dizer que até não venha a gostar dos vegetais, mas...
    Agora queijo de tremoço é que nunca imaginaria! hehe

    Em relação às papinhas, experimentei sim senhora, e gostei muito mais desta versão, porque não fica com aquela textura "peganhenta" que me agonia. Deixei de molho a aveia e algumas passas, de manhã levei ao lume para aquecer com uma colherzinha de mel, ficou delicioso. Pela primeira vez consegui comer toda a quantidade que pus na tigela. :)) Usei leite de vaca, pq por enquanto é o único que uso. Mas adorei aquela ideia do leite de amêndoas, quando tiver tempo e paciência hei-de experimentar.
    E obrigada pelo mail. Ainda não vi o anexo, mas acho que vou ter com que me entreter. :)

    bjs

    ResponderEliminar
  13. A sério?????? Foste mesmo tiu que fizeste este queijinho com o ar mais apetitoso do mundo?!
    Ppodes levar um oscar (nomeada já estás)
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Wow!! Tem um aspecto muito bom!!
    Se tivesse comprado o meio quilo de polvilho azedo, poderia fazer biscoitos e colocar o queijo de tremoço no lugar do queijo minas curado. Se quiser, te ensino a fazer biscoitos de polvilho - se é que já não sabe! Fica bem parecido com pão de queijo.
    Boa semana! Beijus,

    ResponderEliminar
  15. Não posso ver nada (ih ih ih). Fiz o queijo e já o utilizei no melhor almoço de há muitos meses!
    No entanto, ainda vou demorar a publicar, por causa da Teia Ambiental.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  16. Eu adoro queijo! Gosto de todos! E como queijo com pão todos os dias! Mas nem imaginava que era possível fazer um queijinho delicioso e saudável assim! É claro que assim que tiver oportunidade e todos os ingredientes vou fazer. É impossível resistir a uma delicia destas!

    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Que incrível blog você tem! Eu amo as suas receitas!
    -
    Kavi (Edible Entertainment)

    ResponderEliminar
  18. ESSE QUEIJO FICOU LINDO E DERRETIDO DÁ AGUA NA BOCA SÓ DE OLHAR.
    BJS

    ResponderEliminar
  19. Não resisti à publicação.
    E saiu melhor que a encomenda.
    Não percas: A PAIXÃO É TREMOÇO, O AMOR É AZEITONA

    Um queijo e um beijo pra ti também ;)

    ResponderEliminar
  20. Oi, Lina!

    Fico impressionada com o talento para a culinária. O que vocês criam, alteram, é simplesmente fabuloso. Só de olhar as gostosuras, fico com água na boca... Hummmmmm
    E eu que sou queijólatra, olhar pra esse queijo, foi um desafio, rsrs

    Beijos, amiga
    Socorro Melo

    ResponderEliminar
  21. Nunca tinha ouvido falar em tal coisa, queijos vegetarianos feitos em casa :-) a Rutinha descobre cada coisa :-)

    ResponderEliminar
  22. Olha Lina achei a ideia sensacional.
    Nunca tinha ouvido falarem queijo vegetal, aqui em casa gostamos de tremoço e este queijo deve ficar uma delícia.
    Vou conhecer o de macadâmia também.
    Um beijo e parabéns pela criatividade.

    ResponderEliminar
  23. Lina,
    que parceria vitoriosa esta tua com a Rute. Vcs revolucionam conceitos e promovem mudanças de hábitos rançosos por iguarias apetitosas e altamente recomendáveis à saúde.
    Meninas, vcs são imperdíveis!!!
    Bjos derretidos nesta bruschetta dos deuses.
    Calu

    ResponderEliminar
  24. Lina, querida,

    Agora eu que estou ardendo de vontade de me aventurar nos queijos vegetais, rsrs. O seu ficou com uma aparência excelente, parabéns! Outra coisa, comprando o polvilho, você pode empregar o restante num biscoito ou algo assim, receitas é que não faltam com este ingrediente, rsrs.

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  25. Olá Lina. desculpa a falta de notícias, mas na 6ª feira fiquei sem net, não pude responder ao teu mail. Agora estou no computador da minha mana, e se calhar vou publicar "aquilo" de que tínhamos falado hoje, pq em casa ainda não tenho nem sei qdo vou ter net.
    Se publicares tb hoje, óptimo. Se não, olha, tb não há-de vir mal ao mundo por causa disso, vê lá como queres fazer. :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Receitas deliciosas por aqui. Adorei o blog.
    Abraços...

    ResponderEliminar
  27. Ando ansiosa por fazer também!
    Beijoca e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  28. Parece muito bom!!
    Bjo

    Cris Miyke
    http://delicinhasecoisinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar