domingo, 26 de fevereiro de 2012

As melhores papas de aveia do mundo

Até há dois dias atrás vivia na ignorância gustativa de nunca ter saboreado “a papa de aveia”. 
Eu já comi papas de aveia inúmeras vezes, mas de todas estas vezes, o que na realidade me impelia a nutrir-me delas era saber que estava a comer algo saudável, e sendo assim como não juntava açúcar (saudável e açúcar não combinam!) parecia-me sempre que estava a comer jornal molhado ou algo parecido, sem falar do tempo que levava a cozinha-las, e isso é algo que de manhã é um pouco escasso,  portanto só de longe a longe dava-me vontade de repetir a dose. Mas isto foi até descobrir as maravilhosas receitas de papas de aveia da Sandra, autora do excelente blogue Papacapim e então agora a minha vida dividiu-se em A.P.(antes da “papa”) e D.P.(depois da “papa”). 
Já fiz dois pequenos-almoços e o almoço de ontem com elas e só tenho vontade de repetir mais e mais, acho que vou ficar viciada! Estas papinhas sabem maravilhosamente, são muito nutritivas e saciantes, milagrosamente fiquei sem fome até a hora do almoço e sempre com boa disposição e além do mais os ingredientes são tão interessantes que nos sentimos esplendorosas logo pela manhã e já me ia esquecendo, são rápidas de fazer!
Este post parece publicidade, e é! Para mim tudo o que é ótimo deve ser compartilhado, divulgado, passado adiante, então eu não via a hora de escrever isto aqui.

Eu fiz estas duas versões(a caminho da terceira), as fotos não fazem justiça às receitas! Não tenho jeito para fotografar e então de manhã, piorou! As fotos da Sandra são fantásticas!

clic no título para aceder à receita no blogue Papacapim
Uma autêntica sobremesa cremosa cheia de saúde logo ao pequeno-almoço!

clic no título para aceder à receita no blogue Papacapim
Senti-me num paraíso exótico logo de manhã!
Ontem ao almoço tornei a fazer a versão com chia, mas em vez de passas juntei 2 ameixas secas picadas e ficou também muito bom!


Sandra, daqui de Portugal envio-te muitos beijinhos em peregrinação direta para a Terra Santa, em agradecimento às tuas maravilhosas criações, que decerto contribuirão muito para que a minha nova condição de vegetariana seja ainda mais feliz!

11 comentários:

  1. Lina, preciso ver essas receitas, porque para mim as papas de aveia ainda são um bocado como "comer papel molhado" :))

    Tb vinha dizer que quero sim as tais dicas para os pães sem a farinha "pronta". Estão aqui no blog? Vou ver melhor, já volto.

    ResponderEliminar
  2. Que legal isso! Devem ser boas! Vou lá ver as receitas! beijos,chica

    ResponderEliminar
  3. Pois, eu de pão só encontrei um pudim com um aspecto escandaloso! :)
    Entretanto perdi-me no "Papacapim", e só agora voltei. Vocês matam-me! Nunca tinha ouvido falar de sementes de chia, fiquei curiosa. E a ideia da aveia dormida é excelente, vou já experimentar hoje, para o "café da manhã" de amanhã. O pior é que o meu café da manhã tem que ter mesmo café!
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Adoro uma papinha Lina, e essas duas me surpreenderam pela praticidade e delicia que devem ser, super diferentes, fiquei super curiosa pela de peras, deu-me até água na boca e fico feliz de saber que aqui está uma opção que ajuda-nos a tirar um pouco a fome na hora do almoço, saudável e saborosa com certeza. Adorei e vou conhecer o blog. Bjocas uma ótima semana

    ResponderEliminar
  5. Suas papas ficaram com uma cara ótima! Fico muito feliz por ter te convencido que papa de aveia pode ser algo delicioso. Aveia é um alimento tão maravilhoso que deveria fazer parte do café da manhã de todos (com ou sem café). Abraços da Terra Santa.

    ResponderEliminar
  6. Bom Lina... acho que tal como tu a minha vida vai-se repartir tb AP e DP é que eu lembro-me da minha mamy me obrigar a comer isso quando era pequena... e digamos que nao era propriamente a jornal molhado mas sim a oleo de figado de bacalhau que essa coisa sabia eheheheh... Agora fiquei curiosa e tenh de experimentar...

    Ahhhh Antes de ir... que tema é esse agora da blogagem colectiva??? podes explicar-me miga???

    Beijocas docinhas!!!!

    ResponderEliminar
  7. Olá, papadora de aveia e exótiquices :)

    Assim dessas com chia e e tc e tal nunca provei. Eu adoro papas de aveia com casca de limão, açúcar integral e canela. Faço na Bimby e fica parecido com a maizena. Depois coloco-lhe frutas por cima.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  8. Já me fizeste sorrir com o teu AP e DP! Já te tinha dito que fiquei curiosa com as ditas papas. Também eu me aborreço com as simples e sem grande sabor... Mas estas parecem muito boas, e é tão fácil. Não me importo nada de me levantar mais cedo um pouco para as poder fazer :) Juntava aí à das amêndoas, umas raspinhas de laranja!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Lina,

    Eu adoro o sabor da aveia, em papas ou outros pratos, rsrs.
    Estas papas, no entanto, são também saudáveis e saborosas, portanto, já me ganharam, rsrs.

    Beijoca

    ResponderEliminar
  10. PAPAS DE AVEIA SÃO QUASE SEMPRE O MEU PEQUENO ALMOÇO,GOSTO COM CHIA OU COM BAGAS GOJI.
    GOSTEI AS TUAS SUGESTOÊS.
    BJS

    ResponderEliminar
  11. Isto é fantástico! Já guardei nos favoritos. Eu até faço as minhas relativamente rápido, mas quanto mais tempo poupar de manhã melhor :P Tenho mesmo é de experimentar sementes chia :)
    Obrigada pela sugestão!
    Beijinhos

    ResponderEliminar