domingo, 1 de janeiro de 2012

Legumes assados com salsichas de soja

O primeiro cozinhado do ano. Uma maneira simples de consumir legumes no inverno. Apesar de ser uma comida leve, o facto de ir ao forno torna este prato muito reconfortante e os legumes ficam com uma textura suave e adocicada, além do colorido naturalmente atrativo. Uma delícia!

Ingredientes(para 2 pessoas):
1 cebola
2 dentes de alho 
1 pedaço de abóbora(com casca)
1 batata doce
1 cenoura
1 pastinaca
1 beterraba pequena
2 salsichas de soja 
azeite, vinho branco, sal, pimenta e salsa
Preparação:
Cortar a cebola em fatias e picar o alho para um pirex. Cortar o pedaço de abóbora em fatias finas, descascar a batata e a beterraba e cortar em fatias grossas, raspar a cenoura e a pastinaca e cortar em tiras. Misturar tudo e colocar no pirex. Regar com um pouquinho de vinho, azeite, sal e pimenta e envolver os legumes. Levar ao forno 180º C tapado com papel alumínio, mexendo ocasionalmente. Depois de 30 minutos(ou quando os legumes estiverem tenros), adicionar as salsichas cortadas em tiras e levar ao forno novamente para dourar levemente. Polvilhar com a salsa picada e servir.

8 comentários:

  1. Está lindo este prato! Gostosura garantida!

    ResponderEliminar
  2. Legumes são sempre bem vindos nesta altura pós-festas! Saudável e reconfortante.

    ResponderEliminar
  3. Não sei o que é pastinaca e nunca comi salsichas de soja - Acho que não vende aqui :( Mas o visual ficou super apetitoso!!
    Boa semana! Beijus,

    ResponderEliminar
  4. O meu primeiro cozinhado foi uma sopa. Uma tentativa de me desintoxicar dos muitos excessos cometidos. Este teu prato também me parece bem saudável e apetitoso.
    Aproveito para te desejar um ano de 2012 muito feliz.
    Um beijo,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  5. Que belo prato para se iniciar o Ano, e após a comilança toda né Lina! Adoro batata doce, cenoura e abóbora, acho elas perfeitas em pratos salgados, nunca provei a salsicha de soja, mas o aspecto desse prato ficou bem tentador. Gostei muito dos ingredientes, realmente é uma refeição leve e saborosa. Bjocas querida amiga

    ResponderEliminar
  6. Olá Lina, passei para desejar um bom ano, bem recheadinho!
    Começas bem o ano, um prato super simples, mas bem ao meu gosto!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    Vim te visitar e convidar você para participar do desafio que está lá em meu blog. É interessante e faz com que nos conhecemos cada vez mais, além de fazer a divulgação do seu blog, trazendo e levando leitores para que conheçam pessoas e blogs novos da Blogsfera. Tenho certeza que você vai gostar.
    Um abraço.

    ResponderEliminar