terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Jantar expresso e poupadinho

Até que enfim, voltei! Hoje resolvi limpar as teias de aranha que já estavam a acumular-se nos cantos por aqui. Tenho algumas receitas para publicar, mas confesso, a preguiça tomou conta da minha pessoa e janeiro, para mim, é a segunda-feira do ano…e apesar de muitas superações, ainda não consegui ultrapassar o trauma das segundas-feiras. 

Não podia deixar de vir cá compartilhar este prato que surgiu aqui na minha cozinha enquanto o "diabo esfregava um olho". A combinação dos grelos com a massa integral mais o crocante das migalhas com sabor do alho resultou em algo tão escandalosamente simples e bom que repetirei com certeza, explorando outros sabores para estas migalhas deliciosas.
Esparguete com grelos e migalhas de alho

Ingredientes(para 1 mãe esfomeada):
1 dose de esparguete integral
1 molhinho pequenino de grelos arranjados
1/2 chávena de pão esfarelado(usei pão recesso)
1 dente de alho picado e esmagado
1 colher(sobremesa) de azeite+1 fio para cozer a massa
1 colher(sobremesa) de margarina vegetal(usei de soja)
sal, pimenta preta e oregãos
Preparação:
Coza a massa em água abundante, 1 fio de azeite e sal. Escorra e reserve no tacho tapado. Entretanto coza os grelos em água com sal por 2 minutos, escorra e reserve. Numa frigideira anti aderente aqueça o azeite e a manteiga, junte o alho, deixe murchar, junte 1 pitada de oregãos e as migalhas do pão. Tempere com sal e pimenta. Deixe secar e dourar um pouquinho e já está. Misture a massa com os grelos, coloque no prato aquecido, salpique as migalhas e coma, porque você merece, depois de um dia de...ufa!

Receita baseada numa da Mafalda Pinto Leite, em Cozinha para Quem Não Tem Tempo

13 comentários:

  1. Ótima e prática receita! vale mesmo! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. LINA ADOREI A TUA MASSA...DEVE SER UMA MARAVILHA.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Oi Lina, que bom que vc voltou! Já estava sentindo sua falta.Delícia de espaguete hein?
    Tô louquinha pro diabo esfregar o outro olho pra ver o q vai sair rsrsrs Beijkas linda!

    ResponderEliminar
  4. Lina o Janeiro custa arrancar :) mas tu com esta massa ficaste num bom ritmo tenho a certeza.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Esta receita é bem prática, igual à que estou a fazer para levar na marmita de amanhã (só que não é tão integral assim). Um certeza...tirei daqui ideias e gostei do teu regresso, a segunda-feira do ano já está no segundo mês daqui a nada, aguarda-se mais sugestões
    BJs

    ResponderEliminar
  6. Lina minha querida amiga que saudades de ti Dona Sumida hehe
    Mas lhe entendo amiga, de fato Janeiro é um mês atrapalhado, bagunçado e custa a colocar ordem nele para seguir o calendário adiante. Pra mim é assim tbém, fico com uma grande preguiça,depois fiquei ruim da coluna e graças a Deus hoje Janeiro está indo embora. Esse macarrãozinho ficou bem ao meu gosto, adoro massinhas assim com verduras ou legumes,e essas migalhas espalhadas por ele, com alho nossa que loucura. A estas horas e vc foi capaz de me fazer ficar com fome ai minha dieta kkkk. Adorei. Bjocas e ve se não some, volte logo ta?

    ResponderEliminar
  7. Ràpida....simples e economica esta refeição adoro grelos e tenho que confesar que jà estàva com saudades tuas amiga, é sempre bom te ver por aqui!

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  8. Que adoravel, e deliciosa novidade de receita ... Eu não conhecia ... e gostei muito


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Pois é, Janeiro esteve assim para quase toda a gente da blogosfera. É o inconsciente colectivo a afectar-te!

    Ainda bem que aos poucos as pessoas saem do buraco, arregaçam as mangas e publicam. Os blogs parecem o deserto da Sahara, muito deserticos. E acho que se notou mais este ano por causa de existir o facebook em paralelo.

    Não fosse estes pratinhos simples mas hipergostosos, a coisa ainda piorava mais pois nem para cozinhar a pessoa arranja animo, não é?

    Fico feliz que estejas a acordar da hibernação.
    Fazes muita falta por aqui...
    Beijinhos cheios de frio, brrrrrrrrrrrrr.
    Rute

    ResponderEliminar
  10. Linda, a tua refeição express ficou bem deliciosa e a meu gosto!
    Espero que esteja tudo bem :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá, Lina.

    Eis aí uma massinha que eu comeria com
    muito prazer! Deliciosa e com a vantagem
    de ser integral, rsrs,

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  12. Querida,
    As receitas mais simples nos ajudam muito no dia a dia... Obrigada pela partilha sempre deliciosa...

    Aproveito o ano eleitoreiro por aqui...

    Oi
    Estou convidando para seguirem o novo blog da Rosélia (Orvalho do Céu)
    Ela perdeu os blogs e está refazendo os mesmos com novos endereços.
    Obrigado por nos ajudar.

    http://poesia-espiritual.blogspot.com/
    http://espiritualviagem.blogspot.com/
    http://espiritualmaria.blogspot.com/
    http://espiritualmimo.blogspot.com/
    http://idade-espiritual.blogspot.com/

    Se puder repasse a seus amigos.
    Queremos que os blogs atinjam o mesmo número de seguidores.
    A Rosélia merece esse carinho de nossa parte.

    Agradeço de coração

    Sonia

    Bjm de paz e esperança

    ResponderEliminar
  13. Em época de crise há que ser poupadinho e ainda por cima tem um aspecto excelente :-)

    ResponderEliminar