segunda-feira, 24 de outubro de 2011

# 12 Segunda sem carne

Depois de uma semana de ausência da vossa companhia e de um fim de semana bem recheado de guloseimas, voltei! E para me redimir, nesta segunda feira, nada como um dia sem carne, mais calmo e frugal do que os passados dias. 
O Outono parece que chegou para ficar, já apetece umas comidinhas mais quentes e ligar o forno já não é um problema, até pelo contrário...Para o jantar fiz um quibe vegetariano, para aquecer a cozinha e o estômago:

Ingredientes(para 4 pessoas):
1 chávena(chá) de trigo para quibe(bulgur)
1 chávena(chá) de cenoura ralada
1 chávena(chá) de courgette ralada
1 cebola pequena picadinha
1 colher(sopa) de hortelã picada
sal e pimenta preta q.b.
2 tomates maduros fatiados
queijo mozzarella curado em fatias ou ralado q.b.
oregãos
azeite
Preparação:
Ponha o trigo de molho em água por cerca de 1 hora(o nível da água deve ultrapassar 1cm acima da superfície do trigo). Passado este tempo, escorra bem o trigo e esprema num pano. Junte a cenoura, a courgette, a cebola e hortelã. Tempere. Num pirex untado faça uma camada, calcando bem  com uma colher. Espalhe o queijo, o tomate e oregãos. Faça mais uma camada e regue com um fio de azeite. Leve ao forno pré-aquecido por 20 a 30 minutos. 
Servi com salada verde.
Obs: O meu quibe ficou um pouco "baixinho" porque usei um pirex grande demais, aconselho um recipiente de aproximadamente 20X20, não muito maior.

5 comentários:

  1. Lina,
    Esse quibe ficou com um ótimo aspecto... Aqui a noite também já vão sabendo bem umas comidinhas mais quentinhas, mas durante o dia ainda se faz sentir muito calor : ) Gostei da sugestao.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Lina minha querida, a julgar pela foto esse kibe deve ter ficado delicioso, ta sequinho e douradinho do jeito que gosto. Excelente receita amiga...bjocas uma linda semana

    ResponderEliminar
  3. Ficou com um aspecto bem apetitoso.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Lina... que delicia de Quibe... eu tenho algumas receitas de Quibe numa revista brasileira, mas nao consigo encontrar a farinha... onde compraste???

    Fiquei ainda com mais vontade de experimentar depois de ver o teu!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Nunca provei quibe, nem com carne, mas este vegetariano parece do meu agrado!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar