terça-feira, 13 de setembro de 2011

# 6 Segunda sem carne

As segundas feiras começam a ficar complicadas, assim como o resto dos dias da semana de uma mãe que trabalha fora de casa. As férias escolares estão a acabar e começa a rotina das aulas, actividades, estudos... é uma ocupação sem fim a acrescer ao trabalho e vida doméstica. Até me sinto cansada a pensar nas inúmeras actividades do meu dia a dia. 
Mas não é por isso que a boa alimentação e um pouco de actividade física tem de ser  postos de lado. É muito difícil conciliar para que tudo corra harmoniosamente, mas um pouco de planeamento ajuda bastante, porque ao ingerir bons e variados alimentos tenho energia para aguentar um dia cheio e se ao fim do dia ainda conseguir encaixar um tempo para uma caminhada, sei que estou no caminho certo para ter a saúde sem problemas. Actualmente tenho o privilégio de poder fazer as refeições em casa junto da família, é tudo um pouco corrido, mas já tive a experiência de comer fora, por trabalhar longe e acabei por optar em levar o almoço de casa, pois o meu organismo ressentiu-se às refeições constantes nos restaurantes. 
Faço uma grande panela de sopa todos os dias, com os melhores legumes e verduras, de preferência biológicos e tenho sempre fruta e salada. Opto por fazer comida a mais no jantar para que sobre e há os congelados que ajudam bastante. Conto com a ajuda imprescindível do meu marido. E assim tudo vai correndo bem e por enquanto a farmácia não enriquece connosco!

A pensar no dia de hoje, ontem preparei a panela de sopa habitual e aproveitando que o forno foi ligado para preparar o bolo de figos e um quibe de vegetais (publicarei em breve) para o almoço de ontem, preparei uma caponata, já que agora as beringelas estão em alta por aqui. Este antepasto de origem siciliana pode ser confeccionado de diversas maneiras, e é óptimo para compor uma sanduíche, como acompanhamento de massa ou simplesmente  puro com uma salada verde. Eu faço uma mistura um pouco a olho e ao meu gosto. 
Ontem fiz assim:
Caponata (ao meu jeito)
Cortei uma beringela, que era gigante, equivalente a 2 médias, em pedaços irregulares e deixei-os de molho em água com sal por mais ou menos 30 minutos, para retirar algum amargor. Num tabuleiro de ir ao forno(usei de barro) coloquei uma cebola em meias luas, três dentes de alho picadinhos, azeitonas pretas sem caroço em pedaços, 1pimento verde e 1 vermelho às tiras(usei congelado), 1 grande tomate aos pedaços e sem pele. Acrescentei a beringela, bem escorrida. Temperei com pimenta preta, noz moscada, páprica doce, mais um pouquinho de sal, orégãos secos, salsa, 2 folhas de louro e reguei com azeite. Envolvi tudo muito bem e coloquei o tabuleiro ao meio do forno em temperatura média para cozer lentamente. De vez em quando mexi. Quando a beringela e os pimentos estavam cozidos, retirei a caponata do forno e acrescentei um pouco de vinagre (usei de arroz, pois não gosto muito do sabor intenso à vinagre), 2 colheres de sopa de alcaparras e uma mão cheia de passas(sultanas). Misturei bem e coloquei o resultado num frasco esterilizado. Depois de fria guardei no frigorífico.

Pequeno almoço
Simples, mas delicioso: Pão com doce de figo(em breve por aqui!) e café.

Almoço:
Regalei-me com uma sanduíche de caponata levemente aquecida no microondas acompanhada de alface. Sobremesa: melão fresquinho.

Jantar
 Sopa de legumes, tostas integrais e uma taça de maçã cozida. 

E ainda consegui fazer uma boa caminhada ao fim da tarde!
Estou realizada...e exausta!
 Beijinhos a todos!

12 comentários:

  1. Gostei da tua caponata, ficou com muito bom aspecto...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Humm camponata é tão bom!!!
    Eu chamo-lhe ratatouille. Adoro.
    Tens razão, os dias começam a ficar complicados...
    Deus queira que as "forças" não nos abandonem!
    E que o sol também não.
    Este sábado esteve um tempo tão ranhoso que lebrava dias de Inverno.
    Beijinhos energizantes.
    Rute

    ResponderEliminar
  3. Lina que bom chegar até este blog, tomar um café contigo e ver tanta paparoca boa :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. O menu do dia está magnifico! E o final perfeito foi a caminhada. Muito bom mesmo, qualquer uma das sugestões me abriu o apetite.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. Não é fácil para as mulheres geriram tanta coisa. Casa, filhos, trabalho, pensar em refeiçoes economicas, é uma canseira! E aposto que ficas sempre para último. Enfim, o que interessa é levarmos a vida realizadas e com muita saúde e para isso estas refeiçoes que fazes são o ideal. bjs carla sousa

    ResponderEliminar
  6. Bem ^^' que dias! A minha cozinha agora anda dividida... comigo a comer maioritariamente comida vegetariana, o meu pai de dieta... e a minha mãe vai comendo aquilo que preferir. ehehe portanto agora vai um para a cozinha e depois o outro xD

    Sempre a mostrar-nos comida super saudável ^^' agora também vou tentar comer melhor, isso para além de ter começado um concurso com a minha mãe a ver quem aguenta mais fazer exercicio fisico diariamente :D

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Gostei da tua caponata! Um belo menu, trabalho, filhos, saúde e caminhada, muito bem. É um privilégio poder fazer as refeições em casa, eu também o tenho e quando não posso trago sempre comida de casa para o trabalho. E as tuas opções na cozinha são muito saudáveis!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Lina mimha querida que bela caponata, concordo com vc os dias estão ficando cada vez mais dificeis,e não estamos quase dando conta de tantas coisas a fazer. Sou como vc Lina, faço panelões de sopa e costumamos jantar uma sopinha todos os dias. Sua caponata a seu modo ficou perfeita amiga, acompanhada com alfaces...humm que delicia. Gostei do pãozinho com doce de figo. Ja ouvistes falar em Figo Ramy Lina? Vc que está com baldes de figos, se der faça essa receita fica magnifico, o meu não ficou perfeitinho mas fica delicioso, se quiser tenho aqui http://cozinhandocomjosy.blogspot.com/2011/04/figo-ramy.html

    Bjokas minha amiga, uma boa noite

    ResponderEliminar
  9. Que bom que vc gostou Lina. Se por acaso vc fizer um dia, e não gostar muito de doce muito doce, diminua a quantidade de açucar ta? E ele fica bem na geladeira por 15 dias, quanto mais tempo, mais gostoso fica. Bjos amiga

    ResponderEliminar
  10. Eu que o diga Lina, imagina tu a minha casa com mais 5 pessoas, gerir tudo e ainda andar sempre de sorriso e acarinhar todos, cuidar.....No fim do dia deito-me cansadita mas satisfeitinha hehehe

    ADOREI ESTA CAPONATA (DESCONHECIA O TERMO) HEHHE

    BEIJOKAS!

    ResponderEliminar
  11. Lih,
    Eu não sou doceira, mas tenho verdadeira paixão por figos em calda...doce de figo..=)
    Vou aguardar com certeza pela receita...
    Meu pai tb adorava e sempre disputávamos o último figo do pote...rsrs...doce lembrança!
    E a caponata como lanche amiga...adorei!
    Eu faço um antepasto de berinjela (já postei) assado...c azeite da sua terra não tem prá ninguém, fica bom demais da conta!
    Tenha um lindo dia...
    Um bejim grande amore!

    ResponderEliminar
  12. Que refeição deliciosa, Lina.Super saudável e gostosa.Você falou certo, se a gente se alimenta bem fica longe da farmácia.
    Bj e boa semana,

    ResponderEliminar