quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Salada de lentilhas com tofú

Finalmente experimentei o tofú! Já tinha comprado a embalagem há algum tempo, mas ainda não tinha me atrevido a experimentar. Hoje decidi-me por mistura-lo à esta salada de lentilhas. Acho que foi a melhor salada que comi até hoje! E hoje também foi uma terça feira sem carne. E por coincidência, ou não, é a minha 100º publicação aqui no blog e já são 149 pessoas que seguem o que por aqui se fala e muitas se transformaram em amigas. Muitas coisas boas ao mesmo tempo! Beijos de coração a todos!

Ingredientes - para 2 pessoas e sobrar para o outro dia :)
1 1/2 chávena de lentilhas verdes cozidas
100 grs de tofú
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 raminho de salsa 
1 cenoura pequena
1/2 pimento vermelho
sal, azeite, vinagre de arroz(ou outro a gosto), molho de soja, pimenta preta
Preparação:
Colocar o tofú numa taça com um pouquinho do líquido da embalagem e levar ao microondas por 30 seg, ou em alternativa demolha-lo por 3 minutos em água a ferver. Deixe arrefecer. Coloque as lentilhas numa saladeira, acrescente a cebola, o alho e a salsa cortados aos pedacinhos, a cenoura em fios e o pimento em cubinhos. Corte o tofú em pedacinhos ou esfarele-o e junte-o à salada. Tempere com os temperos que indiquei ou acrescente outros de sua preferência e misture bem. Cuidado ao acrescentar o sal. Aconselho a temperar primeiro com o molho de soja(com parcimónia) e só depois provar e rectificar o sal. 
Esta salada fica melhor se tiver um tempo de espera de pelo menos meia hora para que o tofú absorva os temperos.

Servi com tomate e salada de alface e pêra e regalei-me.

11 comentários:

  1. Lina, primeiramente parabéns pelos 149 seguidores e pelas 100 publicações, vc fez por merecer e é muito querida. Como vc disse fazemos muitos amigos, uns passam, e só apreciam, ou não, outros passam e comentam, e outros nos identificamos de alguma maneira, sentimos um carinho grande como se conhecessemos a pessoa pessoalmente e a anos, assim é a amizade que tenho por vc. Mas ora ora, terça sem carne também?? Pois hoje comi o restinho da minha sopinha, estava muito boa. Amiga preciso ver um jeito de gostar do tofu, mas agora entendi por que, vc diz que tem que ficar uma meia hora para absorver o tempero, e o que provei foi puro, talvez seja isso, não gostei. A salada está linda, e fresquinha do jeito que gosto. Bom, falei demais hehe... Boa noite querida...bjos

    ResponderEliminar
  2. ANDO COM IMENSA VONTADE DE COMER TOFU, E COMO NÃO SOU ESQUESITA ACHO QUE VOU GOSTAR.
    GOSTEI DO ASPECTO DESSA SALADA, PARECE-ME BEM DELICIOSA.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Maravilha, ficou com excelente aspecto e deve ser gulosa.

    bjs,

    http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. É verdade! Muitas coisas boas ao mesmo tempo!
    Inclusive o teres experimentado tofú!
    E uma 3ªfeira sem carne!!!!

    Quando a Josy publicou umas almondegas de carne, desafiei-a para uma Terça-feira Mista por semana, na onda desta minha receita aqui:
    Almondegas Mistas (vaca e soja)

    Mas tu vais sempre mais além!
    Dois dias sem carne por semana :)
    Eu sei que a leveza que se sente nesses dias é viciante. Compreendo-te bem.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  5. OLÁ LINA!
    AINDA NÃO PROVEI TOFU,SÓ SEI DIZER QUE A SUA SALADA ESTÁ LINDA E DELICIOSAS,SUAS RECEITAS SÃO SEMPRE RICAS E SAUDÁVEIS, BOAS DEMAIS!

    BEIJOS,
    ANDRÉA.......

    ResponderEliminar
  6. Essa refeição ía fazer as minhas delicias Lina, tem um aspecto bem apetitoso,

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  7. Que rica saladinha, ando para experimentar tofu faz tempo...um dia destes vou ter de me aventurar...tenho a certeza que vou gostar ;)
    Parabéns pelos 149 seguidores e pela 100ª publicação, continue assim pois esta cozinha é maravilhosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Lina, ainda me recordo a primeira vez que provei tofu, já lá vão cerca de 13 anos, recordo que não foi logo do meu agrado, já estás com alguma vantagem em relação a mim.
    Depois das 2 primeiras vezes e por influência de uma colega, aprendi a gostar.
    Que rica saladinha.
    Parabéns pelos teus seguidores e pelo teu trabalho aqui no blog.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Ahá! Finalmente o tofu! Ainda bem que gostaste ^^ Eu nunca provei dessa marca por acaso. O mal/bom do tofu, é mesmo ter que absorver os sabores. É tão versátil: pode virar cozinha japonesa, chinesa, italiana, ehehehe xD E congelado fica com uma consistência porosa, engraçada.

    Essa saladinha tem um aspecto fantástico e muito refrescante! Já não como lentilhas à algum tempo, hmm. Se bem que agora tou numa de experimentar um churrasco vegan xD

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Parabéns! Que rica salada! Não tenho o hábito de cozinhar tofu. Fiz uma ou duas vezes, mas não gostei muito. No entanto, se calhar foi mal confecionado. Tenho que lhe dar outra oportunidade. Beijos

    ResponderEliminar
  11. Lina, só comi tofu uma vez, mas não foi uma experiência muito boa. Foram uns hamburgueres de tofu, que achei muito maus. :(
    Desde aí que ando a tentar dar uma segunda oportunidade, e já tenho visto muitas receitas tentadoras, mas ainda não calhou.
    Mas hei-de vencer o medo. :)
    bjs

    ResponderEliminar