terça-feira, 9 de agosto de 2011

#1 Segunda sem carne

E sem ovos e sem leite... Foi assim a minha alimentação de hoje. Após a Teia Ambiental de ontem e ao ler a participação do Gilberto, do blog Alma Mater, um dos mentores da Teia, não esperei mesmo nada para aderir a esta iniciativa em prol do nosso Planeta que já existe desde 2003. Não custou nada, e senti-me leve e feliz.
Mais alguém quer se juntar a nós? Se tem dúvidas quanto aos motivos para se engajar nesta nobre acção, leia a participação do Gilberto, aqui e esclareça-se.

PEQUENO ALMOÇO
fruta cortada aos pedaços(1/2 maçã e 1 fatia de melão)
1 punhado de mirtilos,
1 iogurte de soja sabor framboesa/amora 
1 chávena de café, aromático e sem açúcar (como eu gosto!)

ALMOÇO
 Grão de bico cozido temperado com cebola, salsa, azeite, vinagre e sal.
Palhada(vi a receita aqui) - puré de batata consistente(somente batata cozida e esmagada) com alface cortada em juliana e cebola cortada fina, temperadas com azeite e vinagre. Juntar o puré e mexer.
Tomate e azeitonas
Sobremesa - fruta fresca (continuei no melão!)

JANTAR
Salada deliciosa com cenoura e beterraba raladas, couve branca em juliana, milho em lata, cebola cortada fina, tomate às rodelas, azeitonas recheadas com pimentos, temperada com azeite, vinagre de arroz, sal e oregãos.
Sopa de legumes
Fruta fresca(1 pêssego)

8 comentários:

  1. Olá Lina

    Eu sou Kinha do blog AMIGA DA MODA e vim conhecer seu espaço que é lindo e interessante e por isto já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.
    QUER GANHAR UMA JOIA? A designer Eliana Colognese criou um belíssimo anel e gostaríamos muito de contar com a sua participação. Faça a sua inscrição no blog e...Boa Sorte

    Bjooooooooooo...................
    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Lina, não tenho dúvidas que mesmo sem carne podemos ter uma alimentação deliciosa.A sau está ótima e com uma cor maravilhosa...
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  3. ehehe ainda não foi destas que foste ao tofu =P mas o almoço (especialmente) parece-me delicioso e com vontade que fazer grão xD

    ResponderEliminar
  4. Oi Lina querida, adorei seu texto e as delicias que vc fez da sua primeira participação do Segunda sem Carne. Vim lhe avisar que me juntei a essa luta, ja fui visitar o Gilberto e lhe disse que fui através de vc. Vou participar com o maior prazer. Como diz aquele ditado: De grão em grão a galinha enche o papo. Não custa nada né amiga!! E seus pratos estão lindos, coloridos e certamente deliciosos... Bjos

    ResponderEliminar
  5. Por acaso hoje também não comi carne nem leite, mas aos ovos não escapei :)...
    Tudo com mto bom aspecto
    beijo

    ResponderEliminar
  6. Amiga Lina:
    Vim aqui para dizer que adorei seu comentário na postagem do Gilberto, e tenho a deliciosa surpresa de encontrar a sua Segunda Sem Carne concretizada!!

    E que delícia de comida ! Fiquei com água na boca!

    Aqui em casa, estamos oferecendo, aos domingos, o Almoço no Jardim, onde a comida é totalmente vegetariana. Participamos de um projeto de turismo aqui da minha cidade, e esse almoço, e também o Chá e Magia (onde o Gilberto dá uma palestra sobre Numerologia)fazem parte de roteiros turísticos.
    E as pessoas adoram esse tipo de alimentação !

    Gostei muito da sua decisão saudável !

    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Isso é que é ter garra!
    Palmas para a Lina!

    Mas olha menina, como é só 2ªF podes fazer Segunda sem carne, sem peixe, sem ovos, sem laticionios...(ufa)...e quase sem proteina.

    Porém se fosse todos os dias sem essas coisas, tinhas de compensar com um tofuzinho, soja texturizada, seitan, ou lentilhas.

    É muito importante não descuidar da % de proteina ingerida. Nossos músculos precisam de proteina (se não for proteina animal, tem de ser proteina vegetal).

    Porém, como nos outros dias compensas, a Segunda feira passa a ser o teu dia de purificação praticamente sem proteina :)
    Isso é que vão ser uns dias felizes para o teu organismo.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  8. Olá Lina, gostei do teu post, é a prova que nos podemos alimentar e tirar todo o prazer dos alimentos sem nos intoxicarmos continuamente, não sou fundamentalista com os alimentos, faço com alguma frequencia refeições só de legumes e frutas porque gosto e sinto-me muito bem, considero que o importante é atingir um ponto de equilibrio na nossa alimentação e acima de tudo promover a nossa saúde, também gosto de fechar os olhos e de vez em quando pecar com alguns alimentos;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar