sábado, 7 de maio de 2011

Esta noite quero sonhar com morcegos…

Mais uma vez a inspiração para a participação nesta Teia Ambiental veio de uma situação ocorrida no meu quotidiano.
Depois de uma noite mal dormida, causada pelo barulho da festa da queima das fitas do Instituto cá da cidade, tive que ir trabalhar, como quase todos os comuns mortais. 
A minha colega de trabalho, observando as minhas olheiras e o meu estado meio catatónico perguntou-me: Então o que é se passou…
Depois de eu contar que quase arejei a capa de estudante e fui juntar-me à festa, porque mais valia, dado que o barulho era tanto…
E tu não fazes nada! dizia ela. 
Esta situação já ocorre tantas vezes, ao longo do ano e por tantos anos, e depois de ligar à polícia montes de vezes e não ter acontecido nada, uma pessoa acaba por se acomodar. 
A minha colega, bem dormida e indignada, resolveu telefonar à uma outra colega nossa, Engenheira do Ambiente e perguntar se era possível e legal, este barulho todo ocorrer a tais horas da noite e bla, bla, bla…Desligou o telefone e disse quase tudo o que eu já sabia. A Câmara Municipal pode autorizar especialmente estas festas e como as pessoas não tem se manifestado por escrito, as situações tem ocorrido com alguma frequência, inclusive, pondo em causa a existência de uma espécie de morcego, em vias de extinção, que habita o parque existente na cidade…
De repente do meu estado letárgico, as minhas antenas ambientais ligaram-se automaticamente com as palavras extinção e espécie ameaçada e a partir daí resolvi pesquisar sobre estes animais e o que descobri foram coisas incríveis, que resolvi partilhar convosco hoje e agora já acho que vale a pena lutar um pouco mais pelo meu sono justo e pela existência dos morcegos.

Por coincidência ou não, descobri que este ano é o Ano do Morcego (não, não é o horóscopo chinês!).
O declínio de muitas espécies de morcegos a nível mundial, levou ao lançamento, pelo Programa do Ambiente das Nações Unidas e pelo Acordo sobre a Conservação dos Morcegos Europeus, do Ano do Morcego, a celebrar nos anos de 2011 e 2012.
Existem mais de 1100 espécies de morcegos no mundo, totalizando cerca de 1/5 de todos os mamíferos. A enorme diversidade dos morcegos reflecte-se na sua ecologia, aspecto e dimensão. Os maiores morcegos são chamados raposas-voadoras, estas podem ter até 2m de envergadura e pesar até 1.5 kg. No outro extremo, está uma espécie de morcego que pesa apenas 2 g e é considerada o mamífero mais pequeno do mundo. Só não existem morcegos na Antárctica. Os morcegos em Portugal são todos pequenos. No nosso país existem 27 espécies, todas protegidas e muitas delas ameaçadas de extinção.
O que comem
Os morcegos tem a dieta mais variada entre os mamíferos, pois podem comer frutos, sementes, folhas, néctar, pólen, artrópodes, pequenos vertebrados, peixes e sangue. Somente três espécies se alimentam exclusivamente de sangue: são os chamados morcegos hematófagos ou vampiros, encontrados apenas na América Latina e no Sul do México.
Onde vivem
Os morcegos podem abrigar-se em diversos locais, mas os mais utilizados são as árvores, os edifícios e as cavidades subterrâneas, como grutas e minas.
Algumas espécies vivem ainda em fissuras nas rochas.
Hibernam
Em climas temperados, como é o caso de Portugal, os morcegos hibernam durante os meses mais frios do ano.
Quanto tempo vivem
Os morcegos têm uma longevidade excepcional.
Em média os morcegos vivem três vezes mais do que outros mamíferos não voadores com os mesmos tamanho e taxa metabólica. Assim, por exemplo, foram já registados na natureza, morcegos de Brandt (7g de peso) com 41 anos de idade e morcegos-de-água (9g) com 28 anos de idade.
Como se orientam
Em geral os morcegos vêem bem, mas a visão é por vezes insuficiente no escuro. Por isso, os morcegos utilizam também a ecolocalização, para navegar e localizar as suas presas.
Benefícios
Apesar da má imagem que os morcegos têm, estes animais são de facto inofensivos e dado que são sensíveis a elevados teores de poluição, particularmente de pesticidas, são importantes indicadores da qualidade do ambiente.
Os morcegos são também importantes no controlo das populações de insectos, muitos dos quais podem ser vectores de doenças ou pragas agrícolas.
Importa também salientar que os morcegos contribuíram para o desenvolvimento de diversas aplicações humanas, como o radar e os anticoagulantes e continuam a ser a base para estudos de aerodinâmica e de sistemas de orientação para invisuais.
Em algumas regiões tropicais os morcegos que se alimentam de frutos e néctar são agentes importantíssimos na polinização e dispersão de sementes de muitas espécies de plantas.
E agora uma bela tarefa dos morcegos:
Os guardiões nocturnos da biblioteca
Biblioteca do Convento de Mafra
Duas das mais antigas bibliotecas de Portugal: A Biblioteca Joanina, em Coimbra, e a Biblioteca do Convento de Mafra têm guardiões muito especiais: em ambas, colónias de morcegos voam livremente, à noite, e asseguram a conservação dos livros. Os morcegos comem os insectos que habitualmente vivem nos livros, e que acabariam por degradar o papel. Estes animais nocturnos, silenciosos, são assim exemplo de uma simbiose particular com alguns dos tesouros culturais do país.

Depois destas informações espero que agora vejam com bons olhos este animal, muitas vezes perseguido, por culturalmente estar ligado à histórias de bruxarias e filmes de terror e se quiserem saber mais, aconselho a  visitarem:
O site do Ano do Morcego em Portugal 2011-2012

E como morcegos, lembram-me o Halloween e Halloween lembra-me abóboras a receita de hoje são umas gomas de abóbora, para comer na noite das bruxas ou à qualquer hora que apetecer um docinho…
Nesta receita não coloquei quantidades, pois o resultado depende muito da espécie da abóbora. Use pelo menos 1kg.
Gomas de abóbora
Ingredientes:
Abóbra, descascada e partida aos pedaços
Uma pitada de sal
Açúcar
Pau de canela
Cravo da índia (facultativo)
Preparação:
Coza a abóbora com um pouco de água e o sal até ficar macia. Escorra a água e rale com a varinha mágica até ficar um puré sem grumos. Deixe esta massa escorrer num passador por algumas horas. Pese e calcule o açúcar, metade do peso do puré. Leve ao lume, num tacho, o açúcar, o puré de abóbora, a canela e o cravo da índia, se o usar e cozinhe até que a mistura fique ligeiramente dourada e tudo esteja bem agregado e formando uma bola, acho que ultrapassa o ponto de estrada…
Deixe a mistura esfriar ligeiramente. Num tabuleiro forrado com papel vegetal e com um bico de confeiteiro no formato flor faça bolinhas. No meu caso utilizei, o dispara-biscoitos e o tapete de silicone que comprei à Luísa Alexandra, e a tarefa revelou-se muito simples. Leve o tabuleiro ao forno pré aquecido em temperatura baixa (50ºC) e vigie até que se forme uma camada seca nas bolinhas, verifique, tocando-as, não devem estar “peganhentas”. Desligue o forno e deixe-as esfriar lá dentro. Depois de frias, retire-as e guarde-as (se conseguir) dentro de uma caixinha. Pode envolve-las com açúcar ou frutose.
Em vez de leva-las ao forno podem ser secas ao sol, como a marmelada.

Espero que gostem! E até o próximo dia 7 de Junho. Beijinhos verdes!


15 comentários:

  1. Oi, Lina!

    Cheguei pra um cafezinho!
    Que interessante essa matéria dos morcegos! Não sabia quase nada sobre eles, a não ser que são meio vampirescos, kkk
    Adorei. As informações são preciosas, e passo a olhar os bichinhos com mais respeito...

    Um feliz dia das mães!
    Beijos e bênçãos
    Socorro Melo

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela informação, gostei muito, e a receita destas gomas já está guardada.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Ai Lina, adorei a sua indignação...E eu que passo o maior sufoco com meu vizinho que todo final de semana arma uma festinha com som altíssimo...Sei muito bem o que é isso viu?Quanto aos morcegos também já havia pesquisado sobre esses danadinhos quando resolveram morar numa área coberta que tenho aqui em casa.O que me incomodava mais eram os vôos rasantes que davam sobre minha cabeça quando resolvia sair à noite no quintal...mas eram inofensivos mesmo.
    E quanto às gominhas...lindinhas, adorei a receita...beijkas e bons sonhos

    ResponderEliminar
  4. Que espetáculo de artigo amiga Lina!
    Não só aprendi imenso por aqui, como a desenvoltura do texto e a diversidade de assuntos, torna o artigo atrativo de ler e reler!
    Mais ainda desconhecia as gomas de abóbora. E como tenho o dispara biscoitos da Luisa, mais vale experimentar sem tardar :)
    Beijinhos de morcego,
    sua notivaga incorrigivel.
    Aproveita nas noites sem festividades estudantis para pregares olho!
    Rute
    (Sensacional o tema escolhido por ti!!!!)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Lina, ótimo post, excelente, pouco sabia sobre os morcegos e aqui aprendi uma grande lição,belo artigo querida. Um ótimo final de semana pra vc e sua familia...bjocas

    ResponderEliminar
  6. nesse domingo festejaremos o dia das mães. espero que tenha um lindo final de semana. beijos

    ResponderEliminar
  7. Olha que giro! Uma óptima utilização que deste ao dispára-biscoitos, adorei!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Lina,

    Vim pelo blog da Rute que adoro, e amei a sua postagem para o dia de hoje. Trabalho no Centro de Controle Zoonoses de São Paulo - Brasil e temos muitos trabalhos cientificos sobre morcegos, animal que adoro, por sua forma de viver, pelo jeito que cuida dos filhotes e pelo bem que ele faz à Natureza.

    Parabéns,

    Elaine

    ResponderEliminar
  9. Lina querida,

    Excelente sua postagem!!!
    E lute mesmo pelo seu sono e principalmente pela existência dos morcegos.
    Não é fácil a convivência com vizinhos barulhentos(já vivi muito isto também), é uma grande prova de paciência.
    Mas se tudo isto está interferindo na existência dos morcegos(que sempre vi com bons olhos), não desista, procure o órgão responsável e faça sua queixa.
    Se não tiver resultado, reclame novamente(vença pelo cansaço).
    Parabéns, seu tema foi abordado de forma muita clara e objetiva, e a receita do docinho de abóbora é bem fácil.
    Quando eu era criança, passava minhas férias em Minas Gerais, esta receita de abóbora era feita até o ponto que ela ficava com uma consistência de purê, ai se acrescentava coco ralado e misturava.
    Comiamos com queijo branco era uma delícia (coisas de mineiros uai).

    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderEliminar
  10. Adorei sua postagem, Lina !!!

    Interessante, informativa, indignada ! Do jeito que eu gosto. Também sou uma inconformada com esses barulhos excessivos e vou ter que fazer alguma coisa sobre isso por aqui...

    Os morcegos são injustiçados, coitadinhos...
    Criaram má fama, e as pessoas nem imaginam o valor que eles tem, inclusive na polinização, como você bem explicou.

    Ficaram lindinhos esses docinhos de abóbora !

    Parabéns pelo ótimo texto ! Nossa Teia Ambiental está criando forças.

    PS: meu computador está complicadinho e não vou poder colocar o link dos participantes da Teia, pois não posso mexer mais na postagem.


    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Tenho aprendido muito com a teia ambiental. Confesso q vejo os morcegos como animais q sugam o sangue de outros animais. Sabia dos herbívoros, mas essas informações foram muito interessantes. Obrigada. Muita paz!

    ResponderEliminar
  12. Informações interessantes! Bom domingo! Bjs.

    http://linksdistodaquilo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Olá, tudo bem? Lendo sua postagem me lembrei do Livro e Baralho Wicca, cuja carta do Morcego é essa aqui: http://pleitao.multiply.com/photos/album/101/Baralho_das_feiticeiras#photo=24
    Parabéns pelo texto!

    ResponderEliminar
  14. Olá, Lina.

    Chegar aqui já é uma delícia, pois é como se o aroma de café do nome do blog me entrasse realmente pelas narinas, rsrs. Gostei deste post, é instrutivo e acaba nos apresentando este lindo (e delicioso, certamente!) docinho de abóbora.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  15. Pois é, minha querida Amiga! Já havia deixado uma resposta à tua contribuição lá no meu blog Compromisso Consciente, na série de artigos sobre os morcegos.
    Estamos vivendo uma realidade dura, devido ao excessivo desmatamento para construção de barragens e hidrelétricas! Morcegos hematófagos estão invadindo áreas rurais e o que está sendo usado são pastas vampiricidas que acabam matando por hemorragia todos os demais morcegos do grupo que lambem o dorso do morcego que foi lambuzado pela pasta.

    Aqui, especialmente na região sul e sudeste do Brasil, percebo que quase todos tem horror ao morcego, que é visto como um inimigo, uma praga.

    Adorei a receita das gominhas de abóbora!
    Beijo, Lina!
    Um grande abraço a tod@as!
    Marise

    (Deixo o link para quem quiser ler mais: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/04/morcegos-hematofagos-e-o-ecossistema.html )

    ResponderEliminar