quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Atum com grão e grelos

Tenho sempre alguns ingredientes na minha despensa para aqueles dias em que o tempo é pouco para fazer o jantar, como por exemplo: atum enlatado, azeitonas, leguminosas já cozidas e congeladas como feijão e grão de bico, bacalhau demolhado e congelado, etc. Hoje foi um daqueles dias de pressas, mas nem por isso descurei um dos meus princípios, incluir legumes/verduras e fruta à refeição.

Num tacho levei ao lume à cozer ovos e batatas. Enquanto isso arranjei um molho de grelos, coloquei  à descongelar no microondas 1 recipiente com grão de bico e liguei o forno. Tirei as batatas e os ovos do lume e na mesma água cozi os grelos. Num pirex juntei as batatas e os ovos cortados às rodelas, 2 latas de atum em azeite, o grão descongelado e misturei bem, cobri com os grelos cozidos e escorridos, reguei com um fio de azeite e alho picado e levei ao forno para aquecer bem e unir os sabores. Rápido, delicioso e saudável.  Com feijão frade também fica muito bom.

5 comentários:

  1. Rápido e saudável.
    Excelente ligação.
    Cá em casa costumamos fazer uma selada de bacalhau desfiado (ou atum)com grão e cebola, mas esta ideia é bem mais nutritiva.

    ResponderEliminar
  2. Lina ficou uma receita mesmo como eu gosto...um beijo.(Maria)

    ResponderEliminar
  3. Idalina nós temos alguns habitos identicos. Tambem tenho sempre algumas coisas pré-cozinhadas e congeladas ou então preparadas para não se perder demasiado tempo a fazer as refeições.

    Tenho sempre alho congelado (laminado e e picado), cebola picada ou ás rodelas, legumes cortados e arranjados já para as soupas e assim é tudo muito mais facilitado.
    Até a salsa e os coentros eu lavo, pico e coloco em caixinhas o congelador. Na altura usamos e parece cortada na hora ;)

    beijos

    ResponderEliminar
  4. Muito bom. Adoro tudo o que leva grãos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Ficou colorido, apetitoso e muito saudável.
    Bom ter as coisas adiantadas pra os momentos de pressa, assim não precisa abrir mão de coisas que fazem bem a saúde.

    Beijos e um ótimo final de semana

    ResponderEliminar