sexta-feira, 30 de setembro de 2011

4ª Semana Vegetariana

De 1 a 7 de Outubro vai decorrer a 4ª Semana Vegetariana que promove as razões ecológicas para uma alimentação vegetariana. Por todo o país e também a nível internacional ocorrerão várias iniciativas que visam difundir o vegetarianismo. São 7 dias dedicados a um estilo de vida saudável, ético e ecológico. 

Um futuro sustentável depende das nossas escolhas alimentares
A actividade pecuária orientada para uma dieta baseada na carne está a destruir o nosso planeta ameaçando a nossa civilização e sua prosperidade.
Desistir ou cortar no consumo de carne é a coisa mais importante que um indivíduo pode fazer para proteger o ambiente e as futuras gerações de um desastre. Essa é a razão pela qual a Semana Vegetariana deste ano vai focar-se principalmente nas razões ecológicas para se ser vegetariano ou vegano.
Este artigo considera por isso que uma grande mudança social à base de uma dieta vegetal (vegetariana ou vegana) é essencial para evitar crises climáticas, ambientais, alimentares, energéticas e uma crise de água.
Continue a ler este artigo aqui no Centro Vegetariano

Depois de já estar engajada no movimento Segunda feira sem carne, resolvi juntar-me também a esta iniciativa, praticando durante esta semana uma dieta 100% vegetariana. Por aqui serão publicadas receitas, textos e artigos subordinados ao tema.

Para quem ainda acha que alimentar-se desta forma é difícil, estranho e até dispendioso, vou deixar agora algumas sugestões de receitas que já fiz, para demonstrar exactamente o contrário e quem sabe convenço mais alguém a juntar-se nesta deliciosa, saudável e ética aventura? 

Os ingredientes são normalíssimos, encontrados em qualquer supermercado ou mercearia. É também uma oportunidade para experimentar novos sabores e receitas com ingredientes menos comuns, como o tofú, o seitan, a proteína de soja, e mesmo estes já se encontram facilmente em superfícies comerciais.

As minhas sugestões para se inspirarem:

 Salada italiana

Fusilli com favas e alho francês

 Figos grelhados com salada de mozzarella fresca
 Lasanha vegetariana de beringela
 Salada de batatas e beldroegas
Salada de figos com tofú









Deixo ainda a sugestão de blogues amigos que são vegetarianos ou veganos:


As minhas queridas companheiras da Segunda feira sem carne:

11 comentários:

  1. Ehehe XD considero-me automaticamente a participar neste evento hihihihi (sou tao batoteira). Acho sinceramente que o mais importante ainda assim é a saúde, e quando se diz "ahhh o melhor é comer comida variada", raramente isso inclui o tofu ou soja. Apesar de estar tudo interligado, a economia, a ecologia a saude, isto pensando no futuro, penso que cada vez mais a saude emerge como uma das maiores preocupações das pessoas. Isto falando, uma das coisas que mais me preocupou no curso de enfermagem, foi perceber que se o cancro da mama é o mais prevalente, o cancro do cólon esta a aproximar-se rapidamente desse posto, afectando homens e mulheres, sendo que um dos factores que predispoem a pessoa, diz-se ser uma dieta rica em carnes vermelhas.

    Já falei demais, beijinhos! ^^

    ResponderEliminar
  2. Bem eu não sou vegetariana, mas posso dizer que faço muitas refeições sem carne ou peixe. Adorei todos as sugestões que deste. Tenho a certeza que iria gostar de todass. Agora as urticas deixaram-me intrigada, nem sabia que se comiam. bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Acho muito bem esta semaninha vegetariana! Eu não sou vegetariana mas tento fazer algumas refeições vegetarianas todas as semanas, ainda ontem foi dia de tarte de legumes e sopas.
    Gostei muito das tuas sugestões bem saudáveis e apetitosas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. SÓ DELÍCIAS,ALÉM DE TUDO SAUDÁVEIS, ÓTIMA DICA!
    BELÍSSIMO POST!

    BOM FINAL DE SEMANA!
    BEIJÃO.......

    ResponderEliminar
  5. Tantas ideias deliciosas!! Hum!! Felizmente que cada vez mais é divulgado que a comida vegetariana é diversificada e saborosa!

    ResponderEliminar
  6. Só deliciosas sugestões Lina, adorei todas

    beijinhos e tem um grande fim de semana!!

    ResponderEliminar
  7. Pois eu vi minha amiga, e fiquei muito feliz.Que surpresa boa Lina, mais uma tarefa que vc se imcubiu e maravilhosamente. Gostei muito, logo vou assumir meu lado vegetariano e partir para uma boa causa mais que justa, e uma saúde melhor. Adorei seus pratos, belas lembranças. Obrigada por colocar meu link e me dar o prazer e a felicidade de estar aqui no seu bloguito que gosto demais. Bjos desculpe o engano, sei que a vida é muito corrida minha amiga...bjocas um ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  8. Assim é que é!
    De grão a grão a galinha enche o papo.
    De segunda em segunda ganha-se o gosto por comer vegetariano.
    De semana a semana inverte-se o hábito.
    Qualquer dia de 2ªsem carne, passas a publicar 2ªcom carne, porque os outros dias todos já são SEM :)
    Beijinhos vegan.
    Rute

    ResponderEliminar
  9. Lina!!!

    Sendo vegetariana há cerca de 12 anos (e tendo deixado de comer carne há quase 13), cada vez que vejo que mais pessoas despertam para uma alimentação mais saudável, ecológica, ética e mais uns quantos atributos que uma alimentação vegetariana comporta, sinto-me feliz!

    Onde quer que esteja (e neste caso agora aqui), sinto sempre vontade de agradecer ao Centro Vegetariano pelo belo trabalho que há anos vêm a desenvolver. Posso agradecer-lhes aqui nesta tua casa? E a ti também, claro, por estares imbuída no espírito e por partilhares as tuas opções.

    Muitos beijinhos, boa semana vegetarina!
    Isabel

    ResponderEliminar
  10. Assim eu também viro vegetariana...com essas delicias...
    Paz e bem

    ResponderEliminar