São onze horas da noite e só agora pude me sentar calmamente para escrever. É nestes dias passados em completa roda viva que eu penso: Será que a vida de hoje é mais fácil que há uns tempos atrás? Tempos em que não havia electricidade e as pessoas eram obrigadas a parar com o cair da noite e acordar com o raiar do dia. Será que esta ânsia de querer abraçar o Mundo, fazer várias coisas ao mesmo tempo em velocidade de computador de última geração não está a transformar-nos em seres da noite, quase vampiros... Eu penso que sou uma típica criatura destes tempos. Roubar tempo ao sono para poder me dedicar àquilo que gosto transformou-me num ser meio soturno durante o dia,(de manhã cedo se falarem comigo com muita convicção, juro que mordo!), que alcança o auge da inspiração ao entardecer e se pudesse entrava pela noite dentro a divagar, deitava-me de madrugada e acordava, com sorte lá pelo meio da manhã...mas eu sou mãe de filha e esse comportamento estranho não se enquadra nessa categoria.
Bem, estas segundas feiras sem carne estão a transformar-se em segunda feira "toca a desabafar" no blogue, vocês me desculpem, mas o meu dia começou às 7:15 da manhã, sempre a correr, a barafustar, a aturar, a resolver e terminou às 22:30 na farmácia a comprar pensos para bolhas porque a criança lembrou-se de usar umas sapatilhas novas sem meias(para me contrariar!) e lá tinha umas personagens estranhas, dentre elas um que falava meio enrolado e cujo bafo já me deixou meio zonza...
Enfim, hoje é segunda feira, o que me salvou foi ser sem carne, pelo menos sei, que não sou culpada de nenhum sofrimento animal para poder me alimentar.Ufa!
Croquetes de lentilhas
baseados nestes lindos e apetitosos da Cozinha das Cores
Cerca de 250 grs de lentilhas verdes cozidas e trituradas(ou amassadas) levemente
1 cebola grande picada
1 cenoura ralada
1/2 pimento verde picado
1 colher(sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
2 colheres(sopa) de levedura de cerveja
1 colher(sopa) de farinha de linhaça(ou sementes de linhaça moídas)
2 colheres(sopa) de germen de trigo
Pão ralado(farinha de rosca) q.b.
Temperos: sal, caril, pimenta preta, noz moscada, hortelã seca
Preparação:
Leve ao lume a cebola, cenoura, alho, pimento e azeite. Deixe amolecer. Acrescente a lentilha e misture. Junte a levedura, farinha de linhaça, germen de trigo. Alterne com os temperos e pão ralado. Misture bem, vá provando aos poucos, para rectificar os temperos, até que a massa fique consistente mas não demasiado seca. Molde croquetes(ou hambúrgers). Pode levar ao forno, num tabuleiro untado ou frita-los numa frigideira anti aderente untada levemente com azeite(foi o que fiz hoje).
E Sobremesa:
Puré, feito com maçãs biológicas cozidas com casca e trituradas. Polvilhei com amêndoas raladas e canela, enfeitadas com physalis.
Deliciosamente simples e bom!
Lininha querida amiga, primeiramente quero que saibas que fiquei muito,mas muito feliz que vc gostou da minha postagem, eu disse a Rute que foi muito sincero tudo o que disse, e digo para voce a mesma coisa em relação a voce. E assim como disse à ela sei, que de sua parte tbém é recíproco. Gosto muito,mas muito mesmo de vc e da Rute, sem querer claro desmerecer as outras que tenho grande estima tbém. Amiga me ri muito aqui com vc falando das sapatilhas da sua pequena, e dizendo que logo cedo morde, o mesmo ocorre comigo, corro tanto, mas tanto o dia inteiro, que 24 horas já não dá mais. Agora entendo por que vc disse que seus croquetes iriam bem com meu molho, pois iriam mesmo, adoro lentilhas e para mim esses croquetes me surpreenderam, gostei muito, seu almoço ficou 5*. A sobremesa ficou muito chique minha amiga, physalis aqui é preço de ouro kkkkk. Amei sua segunda sem carne, embora exaustivamente, saiu-se perfeita..Bjos minha amiga querida. Boa noite, espero que ja estejas descansando.
ResponderEliminarQue bom aspecto, tem ar de muito saboroso!
ResponderEliminarBjs.
Lina os croquetes tem um aspecto delicioso, e esta sobremesa esta linda e também deliciosa concerteza.
ResponderEliminarBeijinho
Podes continuar os desabafos gastronomicos das segundas sem carne que todas nós nos revemos em ti e "desabafamos" solidarias em pensamento :)
ResponderEliminarAcredito que a comidinha vegetariana tenha-te devolvido alguma serenidade. Isto se é que não devoraste os croquetes a correr (sem sair do mesmo sitio).
Por vezes acontece-me isso: Comer a correr, pois entre uma garfada minha, há sempre uma ou outra garfada de ajuda à Carolina, ou respostas à filhota que nunca se cala quando eu muitas vezes só me apetece silenciar e desligar-me!
É possivel? Não não é. Então lá vamos arranjar forças sobre-humanas para sorrir, responder, pacientemente recomendar que coma e se despache :)
A história repete-se em todas as casas. Talvez uma diferença entre a minha e a tua casa é que já me rendi a deitar-me cedo. Porque sou dorminhoca. Preciso de 8 horas no minimo. Assim, lá vou abdicando de fazer o que gosto à noite. Só consigo ler umas 2-3 páginas na cama e depois, puf, direitinho para o mundo dos sonhos.
Dáva-me jeito ter ido jantar a tua casa.
Os croquetes estão deliciosos.
Lembro-me deles da Cozinha das Cores.
Beijinhos MIL.
Rute
Gostei da receita não conhecia.
ResponderEliminarParecem super gostosos.
Bjo
Fê
Faz bem desabafar! Croquetes estão lindos e imagino que super saborosos.
ResponderEliminarUm beijinho.
Rute!! Cheguei aqui através da amiga Josy e gostei muito do teu blog. Sou bióloga e já, há algum tempo, venho procurado manter uma laimentação saudável, com menos carnes e mais legumes e frutas orgânicas. Quando iniciamos uma alimentação natural e nos damos por conta o quanto nos sentimos bem, difícilmente se quer voltar atrás. Uma abraço, serei visita constante.
ResponderEliminarDesulpas por ter trocado o teu nome pelo da Rute...
ResponderEliminarOlá amiga Lina, saudades suas...passei para deixar um beijinho e dizer que tenho visto as publicações da segunda sem carne e estou tentada a entrar nessa com vocês, estou fazendo dieta e acho que isso iria me ajudar muito, o que achas??
ResponderEliminarÓtima semana para você!
Bjuss!!!
Oi Lina,
ResponderEliminarEssa loucura toda faz parte da vida da gente. Eu também vivo cansada e sem saber como dar conta de tudo que tenho para fazer.Tento ter a calma necessária, mas nem sempre consigo.
Vamos em frente, pois faz parte da vida.
Gostei da sua adesão a segunda sem carne, e gostei da sua receita.
Bj,
Lylia
Lina querida,
ResponderEliminarFiz um comentário tão longo e acho que ficou perdido por aí.
Primeiro queria ser solidária com você nessa questão de tempo.Essa correria parece não ter fim, todos nós estamos correndo , sabe Deus pra onde.Mas vamos pedir força e coragem a Deus e seguir em frente.
Gostei de vc ter aderido a segunda sem carne e adorei sua receita.
Bj e uma ótima quarta,
Lylia
LINA QUERIDA,
ResponderEliminarAS FOTOS ESTÃO LINDAS E A RECEITA MARAVILHOSA, ESTE CANTINHO É TUDO DE BOM!
BEIJÃO E BOA NOITE!
Bem, a comida tem um excelente aspecto. ainda não experimentei fazer uns croquetezinhos e por acaso tenho saudades desse tipo de coisas.. umas empadas ou rissois ou croquetes... hmmm yummi!
ResponderEliminarTenta arranjar pelo menos um momento por dia dedicado só a ti, para relaxares e por esse momento viveres um pouco sem preocupações. E de resto, podes sempre desabafar aqui :D
beijinhos!
Olá Lina,
ResponderEliminarAcho que se ao fim de um dia de stress e acontecimentos caricatos existe a possibilidade de se poder escrever e desabafar, então é muito bom! Conta connosco para esses dias ;) e para os outros também, claro! Sem electricidade não faziamos quase nada... se eramos felizes na mesma? acho que sim...mais do que somos? acho que sim. A simplicidade traz felicidade.
O teu menu sem carne está muito apetitoso, o aspecto convida mesmo!
Beijinho, já tinha saudades de vir ao café ;)
Sabes que me faço muitas vezes a mesma pergunta? Mas chego à conclusão de que, no fundo, gosto da minha vida agitada como ela é. Cheia, preenchida. E gosto das tecnologias :) Com as comidinhas caseiras, vamos imprimindo às nossas vidas um certo tom do passado que, no fundo, serve para equilibrar tudo. Beijos
ResponderEliminarP.S.: Apesar de gostar de carne, adorei a tua refeição. Por acaso o meu último post é de comida vegetariana :)