Quando vi esta receita no livro "Essencial da Cozinha" do Jornal de Notícias, não descansei enquanto não a fiz. Reunidos os alhos e limões da horta da mãe e as favas e a erva cidreira do quintal da sogra, a massa do supermercado...foi só seguir a receita à risca. Ficou tão boa, que vou repetir de certeza.
Ingredientes(para 4 pessoas):
250g de favas frescas(eu tirei as peles)
2 colheres de sopa de sumo de limão
50ml de azeite
sal e pimenta moída(usei preta)
2 alhos franceses
2 colheres de sopa de azeite
400g de fusilli(massa espiral)
algumas folhas de erva cidreira
1 casquinha de limão
Escaldar as favas em água com um pouco de sal por cerca de 3 minutos e escorrer. misturar o sumo de limão com uma pitada de sal, pimenta e azeite e, com este molho, regar as favas e deixá-las a marinar por um pouco. Lavar o alho francês, limpar e cortar a parte branca e verde clara em rodelas com cerca de 1 cm de largura.
Aquecer o azeite num tacho grande, juntar-lhe o alho francês, deixar alourar um pouco e temperar com um pouco de sal e de pimenta. Acrescentar 1/2 chávena de água e deixar refogar, tapado, por cerca de 5 minutos.
Entretanto, cozer a massa com bastante água com uma pitada de sal, de acordo com as instruções da embalagem. Cortar a casca de limão às tirinhas e picar as folhas de erva cidreira.
Escorrer a massa e mistura-la com as favas, o alho-francês e a cidreira. Servir no prato e decorar com a casca de limão às tiras.
Nunca experimentei essa fava fresca, embora já tenha visto algumas receitas, nunca consegui encontrá-las para comprar.
ResponderEliminarMas fica a receita anotada,
bjos
Boa massinha essa Lina, sou grande apreciadora de massas acompanhadas com legumes e afins, o toque nessa receita ficou por conta da erva cidreira não ficou? Deveria de estar muito saborosa essa massa amiga. Assim como a Wind disse acima tbém nunca comi fava fresca, deve ser muito boa. Amiga, um lindo final se semana pra vc e famiia..beijinhos
ResponderEliminarExcelente ideia. Pois eu tenho aquele conceito de favas guisadas, e nunca fiz de outra forma.
ResponderEliminarGosto imenso de fafas mas confesso que assim nunca experimentei... Mas fiquei tentada... a erva cidreira deve dar um toque bastante aromático! :)
ResponderEliminarQuando era criança não gostava de favas. Acho que a minha mãe não as sabia preparar rsrsrsr, eram favas com favas. Mas hoje gosto delas preparadas com carne e chouriço ,
ResponderEliminarBjs
UMA RECEITA COM FAVAS BEM DIFERENTE MAS COM UM ASPECTO BEM TENTADOR.
ResponderEliminarBJS
Ai que maravilha Lina!
ResponderEliminarVou experimentar essa inovação concerteza. Fiquei mesmo com vontade!
Queres que te ensine a linkar?
Fazes assim,
<a href="
depois o link, fechas aspas, fechas >, escreves a palavra ou a frase que vai substituir o link, abres <, barra a, e voltas a fechar >.
Tenho de escrever assim para assumir aqui nos comentários. Mas é tudo com simbolos.
Deu para entender?
Beijinhos,
Rute
O prometido é devido,
ResponderEliminarora espreita aqui:
Salteado de Marylini com Amizadeias
ih ih ih.
Jinhos,
Rute
Olha, espreita aqui a corrente de amizade que geraste: A Cláudia na Cozinha
ResponderEliminarBeijinhos,
Rute