Parece que o Verão está a despedir-se. Hoje o dia foi soalheiro, mas já se sente aquela brisa mais fresca que agita as folhas das árvores tornando-as cor de prata: este costuma ser o primeiro sinal que o meu cérebro acusa da chegada próxima do Outono, e esta estação já pede comidas mais quentes para “aconchegar” o estômago. Não é por ser composta apenas de vegetais que a comida terá de ser insípida e pouco saciante, antes pelo contrário, os estufados e molhos ficam mais coloridos e apurados, especialmente com a ajuda das leguminosas e as especiarias que dão o toque final.
Hoje, a minha primeira segunda-feira, depois das férias :( foi assim:
Pequeno-almoço:
Pão barrado com compota de maçã e tomate, cuja receita publiquei aqui ontem, e uma chávena de café. Apetecia-me cobrir o pão com uma camada generosa de compota, mas a balança não quer colaborar nisso.
Almoço:
Alheira vegetariana salteada com nabiças e espinafres
Levei ao lume uma frigideira anti-aderente sem nada. Acrescentei o recheio de ½ alheira vegetariana, cebola e alho picadinhos. Deixei apurar. Entretanto arranjei uma boa mão cheia de nabiças e espinafres. Desliguei o lume e mexi bem, para murchar as folhas e misturar tudo. Polvilhar com sementes de sésamo. Servi com salada de tomate e alface e tostas integrais.
Sobremesa – 1 tangerina
Muito importante - Os alimentos ricos em vitamina C facilitam a absorção do ferro proveniente dos vegetais, daí a combinação verduras de folha verde escura + tangerina!
Jantar:
Farinha de pau veggie
Já falei da farinha de pau aqui. É uma comida tradicional, que se dava aos bebés quando começavam a comer as primeiras sopinhas. Hoje em dia, parece que está um pouco fora de moda, mas lembro-me, na minha infância de ver o meu avô regalar-se com um pratinho dela quentinha. E como quem sai aos seus não degenera adoro um pratinho de farinha de pau quando o tempo começa a esfriar. Hoje fiz uma versão completamente vegetal e ficou deliciosa, a partir de hoje é a minha preferida!
Arranjei uma mão cheia de nabiças e cortei-as em juliana. Reservei. Num tachinho dispus: cebola, alho, ½ cenoura, 1 tira de pimento vermelho e feijão verde, tudo bem picadinho, reguei com um fio de azeite e levei ao lume até que a cebola murchasse. Acrescentei 1 colher de sopa de feijão cozido e 1 colher sopa de molho de tomate caseiro (pode substituir por ½ tomate sem casca). Temperei com 1 pitada de açúcar, molho de soja, 1 pitada de sal, noz-moscada e pimenta Assim que o molho começou a ferver juntei cerca de ¾ de chávena de água a ferver. Juntei 2 colheres (sopa) cheias de farinha de mandioca, em chuva, e mexendo rapidamente para não ficarem grumos. Acrescentei as nabiças cortadas, mexi, rectifiquei temperos e desliguei. Servi, polvilhada levemente com parmesão vegan (receita aqui).
Soube tão bem!
Entre as refeições, intercalo fruta, iogurte de soja e umas bolachinhas integrais e claro, água, muita água!
Com pratos assim a carne não faz realmente falta nenhuma.
ResponderEliminarBeijinhos ;)
Lina, os tomates estão aqui em várias versões. Gosto muito deles. Minha filha costumava comer, quando pequenina, a fruta in natura, como se fosse uma maçã, inteira.
ResponderEliminarQuanto ao seu comentário no Naco, até pensei bem se devia fazer aquele post, pois tenho o blog pelo prazer de compartilhar. É uma satisfação conhecer novas pessoas e você é uma delas.
Bjs.
Oi Lina, adorei sua refeição sem carne. Há anos quando ainda comia carne, tive o prazer de conhecer alheira. E a vegetariana deve ser maravilhosa.Gostaria de saber onde comprar aqui no Brasil.
ResponderEliminarMas a cor e o sabor de sua refeição, mas os lanchinhos compensaram tudo.
Elaine
Pratinho gostoso hein Lina, a sopinha abaixo, embora eu não conheça essa farinha, está super cremosa e convidativa, como vc, tomo muita água tbém, é muito bom, hj eu deveria postar minha segunda sem carne, mas devido a blogagem coletiva não o fiz, mas fiz em casa e pretendo postar amanha. Tivemos sintonia na sobremesa, a minha tbém foi uma tangerina hehe..bjos querida
ResponderEliminarAh esqueci de dizer-lhe, não sei se é só comigo, ou se está acontecendo com outras pessoas, mas não consegui ver o vídeo..bjokas
ResponderEliminarHummm que maravilha de ementa Lina... eu ja pensei em minha casa substituir a carne vermelha por bifes de soja... mas acho que todos vao torcer o nariz... a começar pelo meu marido!! rsrsrssrsr
ResponderEliminarGostei
Beijinhos
O tempo mais fresquinho já convida a uma sopinha reconfortante, sem dúvida!
ResponderEliminarA tua sopa de pau lembrou-me a minha sopa de aveia que gosto tanto.
Deu-me saudades dum belo prato de sopa!
Beijokas sem carne :)
Rute
Essa sopinha que maravilha com cheirinho a Outono. bjs carla sousa
ResponderEliminarGostei muito do prato de alheira, está com óptimo aspecto. E a farinha de pau não conhecia, mas gostei de conhecer!
ResponderEliminarUm beijinho.
Concordo com a Ana, com pratos destes quem é que precisa de carne?? Ficou tudo bem apetitoso!
ResponderEliminarBeijinho
Lina,
ResponderEliminarMais uma 2ª sem carne bem apetitosa, gostei muito! Desconhecia a farinha de pau, mas essas sugestões parecem-me bem saborosas e aconchegantes :)
O docinho é mesmo uma delícia...hmmmm
Beijinho
Oi Lih!
ResponderEliminarAdoro comida sem carninha =)
Já anotei umas palavras para pesquisar..rs...
Alheira, nabiça, farinha de pau (vi o link do bebê) e soalheiro...
Mas, por aqui nem parece q estamos no inverno, um calor tremendo! E eu q gosto do frio =(
As comidinhas pelas fotos estão convidando... amei seu paninho xadrez.
Um bejim grande amore!
Parece-me um belo início de semana, só não me passa a farinha de pau :)
ResponderEliminarMais um dia cheio de comida saudável xD Sinceramente fazes-me corar de vergonha ao pensar nos meus menus ^^' É que nem pensar que é só a parte de "comida vegetariana" que faz as coisas saudáveis... :X
ResponderEliminarA sopa tem muito bom aspecto! :D Esta a dar-me vontade de fazer uma (e isso é raro!)
beijinhos
Que ótimas sugestões, assim a carne não faz falta mesmo.
ResponderEliminarA sopinha está mesmo comum ótimo aspecto.
Beijos