sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Bolinhos de abóbora e feijão - BC Comer Bem para Viver Melhor

Bolinhos de feijão e abóbora
Desde que vi esta receita de bolinhos de feijão preto no blogue Papacapim tenho-a feito muitas vezes e experimentado outras combinações de feijão e legumes.

Bolinhos de feijão preto, refeição exatamente copiada daqui
O acompanhamento que nunca deixo de fora quando uso o feijão é a salsa de manga, que como diz a Sandra: "manga e feijão preto foram feitos um para o outro". Estes bolinhos compõem o meu novo prato favorito. Preparei esta versão com abóbora para participar na BC Comer Bem para Viver Melhor e também porque é um legume que atualmente tenho em abundância aqui em casa. Esta receita também é ótima para congelar e depois aquecer(no forno ou microondas) quando a pressa poderia ser inimiga de uma boa refeição, mas não quando existem estes bolinhos no congelador. O feijão que utilizei aqui foi o catarino(riscadinho) mas poderia ser qualquer outro. Uso feijão seco, que depois de escolhido e lavado deixo demolhar de um dia para o outro. Escorro, lavo novamente, coloco na panela de pressão com água fria(não coloco sal) e quando a panela começar a ferver conto 20 minutos. Normalmente cozinho 1/2 quilo de cada vez e guardo em potinhos no congelador e aproveito a água da cozedura para a sopa e neste caso para os bolinhos.

Bolinhos de abóbora e feijão
15 bolinhos
Ingredientes:
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picadinhos ou amassados
1 chávena(chá) de abóbora picada em cubinhos
1/2 pimento vermelho picado em ubinhos
2 chávenas(chá) de feijão cozido
1 1/2 chávenas (chá) da água da cozedura do feijão ou água pura
1 chávena(chá) de aveia em flocos
1/2 chávena(chá) de quinoa em flocos(pode usar aveia em flocos)
2 colheres(sopa) de molho de soja
1 colher(café) de cominhos em pó
1/2 colher (café) de sementes de coentros em pó
1/2 colher(café) de páprica suave
Salsa e cebolinho picados
Pimenta preta
Sumo e raspa de 1/2 limão
Azeite e sal a gosto
Preparação:
Em uma panela aqueça 1 colher de sopa de azeite e junte a cebola até dourar. Junte o alho e refogue. Junte o pimento e a abóbora. Tampe a panela e deixe os legumes amolecerem. Acrescente o feijão cozido, as especiarias, o molho de soja e o sal(coloque pouco é preferível ir acrescentando aos poucos), mexa bem com uma colher de pau, amassando alguns grãos de feijão. Junte a aveia, a quinoa(se usar) e a água da cozedura do feijão ou água pura. Deixe cozer até a aveia amolecer e inchar. Se o líquido se evaporar e a massa começar a pegar ao fundo da panela vá juntando mais líquido aos poucos. Quando a mistura estiver consistente e desprender do fundo da panela desligue o fogo. Junte a salsa, o cebolinho, as raspas de limão e o sumo. Prove e retifique temperos se necessário e deixe esfriar. Unte forminhas de muffins com azeite ou use as de silicone(foi o meu caso) e encha com a mistura. Coza em forno quente(170ºC) até ficarem douradinhos e descolarem da forma facilmente. Ficam com uma casquinha firme por fora mas macios por dentro. Segundo a Sandra, também dá para fazer no formato de burgers, virando a meio da cozedura. Eu ainda não experimentei esta maneira.
Sirva os bolinhos(ou burgers) quentes e acompanhados com a salsa de manga(eu recomendo!)
Faço a versão da salsa que está  aqui com a receita dos bolinhos. Quando faço os bolinhos com feijão preto procuro usar coentros, se for com outro tipo de feijão uso a salsa e/ou cebolinho. Nesta zona do país o coentro não é muito utilizado, mas como o feijão preto, a manga e o coentro fazem uma combinação perfeita que procuro manter (uma surpreendente descoberta com as maravilhosas receitas da Sandra), então, nesse caso, esforço-me para encontrar os coentros. A salsa para acompanhar os bolinhos de hoje levou salsa, cebolinho e sumo de lima.

Salsa de manga e lima
para 1 refeição
1/2 manga pequena madura e firme, cortada em cubinhos
1 colher(sopa) de cebola picada
1 punhado de salsa e cebolinho picadinhos
Sumo de 1/2 lima pequena
1 pitada de sal e um fio de azeite.
Misture tudo e sirva com os bolinhos.

Acompanhei ainda com:
Repolho salteado com maçã
2 porções
Ingredientes:
1 repolho pequeno cortado em juliana
1 maçã pequena cortada em pedacinhos
1 dente de alho picadinho
1 fio de azeite
sal e pimenta preta a gosto
Preparação:
Aqueça o azeite numa frigideira, adicione o alho e deixe dourar levemente.Junte a maçã e mexa até ficar mole e começar a caramelizar. Junte o repolho e deixe murchar. Tempere com sal e pimenta preta.


Com esta sugestão participo na BC - Comer Bem para Viver Melhor.
Mais participações aqui e aqui no blogue da Josy
Veja como participar aqui.


7 comentários:

  1. Muito boas as receitas e tua participação! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  2. Esses bolinhos ficaram com um aspecto delicioso e com um acompanhamento perfeito.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Os bolinhos de abóbora e feijão parecem muito bons, uma combinação tentadora de certeza! Reparei que também usaste aveia como a Sandra... Ainda não experimentei os flocos nos hamburgueres, mas por isso estes bolinhos já estão na minha lista de comidinhas a fazer.
    Ainda por cima parecem tão porreiros para comer fora de casa :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ai Lina querida que belissima participação, já levei seu link e coloquei na 1ª BC Abobora. Seus bolinhos ficaram tão lindos e ricos em ingredientes perfumados, o repolho as vezes faço com vc, com maçã, agora essa salada manga fiquei super curiosa para saber o sabor. Gostei muito das sugestões Lina e o prato ficou um espetáculo. Beijinhos, ótimo domingo

    ResponderEliminar
  5. Que alegria saber que os bolinhos de feijão preto e a salsa de manga são a sua nova refeição preferida, Lina! Mas feijão com abobóra também formam uma combinação dos deuses:) Repolho e maçã (crus ou cozidos) também nasceram um pro outro. Estou vendo que sua inspiração anda nas alturas...

    ResponderEliminar
  6. "manga e feijão preto foram feitos um para o outro" - Por acaso é uma combinação que nunca fiz, mas sim, parece-me muito deliciosa! Adorei esses bolinhos :)

    ResponderEliminar