terça-feira, 17 de julho de 2012

"Cheesecake" vegetariano para comemorar um aniversário

O blogue Mãos de Manteiga completou 1 ano de existência no dia 11 de Julho. Uma ocasião especial merece uma sobremesa caprichada. A Anouska convidou-nos a puxar pela imaginação e realizar uma sobremesa com ingredientes que ela aprecia. Eu, como formiguinha que sou, não demorei muito a aceitar o desafio e da lista que ela publicou, escolhi 3. 

Amendoins
Bolacha Maria de chocolate
Chocolate preto(usei cacau em pó puro)


Cheesecake é uma sobremesa que aprecio muito, mas que só fiz uma vez porque aquela quantidade astronómica de queijo intimida-me! Então(não sei como não pensei nisto antes!)porque não usar o queijo vegetal num cheesecake vegetariano, e não é que deu certo! Fiz uma sobremesa mini, numa forma de 15cm, ideal para 4 porções. Assim não tenho uma tentação no frigorífico a semana inteira!


Anouska, espero que gostes desta sobremesa que fiz especialmente para a tua festa! Parabéns pelo blogue delicioso e espero que continues por muitos anos a espalhar doçuras pela blogosfera!

Cheesecake vegetariano de chocolate

Ingredientes :
(para 4 doses, se quiser uma sobremesa maior dobre as quantidades)
1/2 chávena(chá) de amendoins torrados descascados
4 bolachas Maria chocolate
1 colher(sopa) não muito cheia de manteiga de soja
1 1/2 chávena(chá) de água
2 colheres(chá) de agar-agar
1 colher(sopa) de amido de milho(maizena)
1 colher(sopa) de cacau puro em pó ou chocolate preto ralado
2 colheres(sopa) de açúcar amarelo(fica pouco doce, use mais açúcar se desejar)
1/2 chávena de chá de tremoços escorridos(com casca)
1 colher(sopa) de óleo vegetal(de milho, amendoim ou girassol)
1 colher(chá) de levedura de cerveja em pó
algumas gotas de sumo de limão
Preparação:
Comece por fazer a base, triturando no liquidificador as bolachas e os amendoins. Reserve 2 colheres de sopa desta mistura. O restante misture com a manteiga de soja até que se forme uma massa homogénea. Forre o fundo de uma forma de aro removível(15cm de diâmetro) com a massa, calcando com as costas de uma colher. Reserve. Num tachinho misture o amido de milho, o cacau em pó, o açúcar e o agar-agar e verta a água aos poucos mexendo com uma colher de pau. Leve ao lume brando e ferva por alguns minutos até que o agar-agar se dissolva. No copo de liquidificador coloque os tremoços escorridos(convém que não sejam muito salgados), a levedura, o óleo e algumas gotas de sumo de limão e triture. Junte o preparado do tacho, ainda quente(trabalhe depressa, o agar-agar solidifica rapidamente). Bata a mistura até que não se notem grumos. Despeje a mistura em cima da base. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico por algumas horas. Antes de servir, retire o aro e polvilhe com as migalhas de bolacha e amendoim que reservou ou com compota de sua preferência. Decore a gosto(eu utilizei folhas de hortelã e cerejas cristalizadas). 
Um conselho: não diga aos comensais que a sobremesa leva tremoços, só depois de provarem, o sabor não se nota!


10 comentários:

  1. Lina minha querida que lindo seu cheesecake, adoro amendoim, e vc teve de fato uma idéia excelente, eu tenho até guardada na minha pasta a receita do queijo de tremoço, preciso fazer. Muito fácil essa receita e o visual muito lindo. Com certeza, a Anouska vai aprovar, não conheço o blog dela, mas vou conhecer, aproveito e deixo aqui meus parabéns à ela, por 1 ano de blog e a voce por tão lindo cheesecake. Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Josy! És sempre bem vindo ao meu cantinho! Beijinhos*

      Eliminar
  2. uau! linda cheesecake! cumpriu maravilhosamente bem o desafio!! combinação de arrasar!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante do teu cheese!! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Lina pela participação!Tremoços no cheesecake :D Ficou lindo e concerteza delicioso! E a base com bolacha e amendoim é mesmo uma excelente ideia... Eheh é mesmo melhor ninguém saber que a sobremesa leva tremoços, há sempre gente picuinhas! Ficou anotado! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Oi, Lina! Há quanto tempo!
    Outro dia lancei no facebook uma pesquisa sobre alimentos que não gostamos ou não comeríamos em hipótese alguma. Surgiu de tudo um pouco, mas o interessante é perceber que muitas vezes é o preconceito que nos impede de provar determinado alimento. Melhor não avisar mesmo sobre o tremoço...rs!
    Sua cheesecake ficou atraente e, certamente, gostosa.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Hummmmm

    Que aspecto bom, deve ter ficado uma delícia. comia um pouquinho já desta maravilha de cheesecake.

    bjs

    ResponderEliminar
  7. ADORO CHEESECAKE E ACHEI O TEU LINDO .
    A RECEITA É BEM INTERESSANTE.
    BJ

    ResponderEliminar
  8. Estás uma mestra de culinária vegetariana!
    Cheesecake de queijo de tremoço é hiper inovador.
    Parabéns à tua participação e ao Mãos de Manteiga.
    Estive de férias uns diazinhos e logo perdi imensa coisa deliciosa.

    ResponderEliminar