terça-feira, 1 de maio de 2012

Brincando às hortinhas

Quando eu era pequena adorava brincar às casinhas. Tanto que, como naquela época não tinha irmãs(agora tenho!), eu, como primogénita, obrigava convencia os meus irmãos a brincarem comigo. É claro que depois também brincava às bases militares com eles. Eu gostava especialmente de recriar situações, enredos e dramas com as bonecas, fazer desfiles de modas e decorar as casas, usando os objetos mais comuns do lar: napperons, enfeites, caixas, utensílios de cozinha... Era um verdadeiro faz de conta, passava horas nisto! Hoje em dia as crianças tem mais fartura de brinquedos(e não brincam tanto!), ainda fico maravilhada, especialmente com as miniaturas de bonecas e todos os acessórios que atualmente existem e quando a minha filha pede-me brinquedos, e às vezes cedo, fico a pensar se também não compro a pensar em mim...especialmente os cromos(figurinhas), acho que sou um pouco viciada!
Já publiquei aqui no blogue brincadeiras(receitas) que fiz com a minha filha:


Há já algum tempo que pensava fazer uma mini horta na minha varanda, especialmente de ervas aromáticas, porque acho prático termos à mão a quantidade certa para utilizar. Depois de algumas tentativas que não deram certo(eu nunca brinquei aos agricultores em pequena...), pois alguns vasos foram atacados por pulgões(afídeos), finalmente consegui que algumas plantinhas sobrevivessem, então resolvi mostrar para vocês a nova brincadeira do momento aqui em casa, a minha hortinha verdinha! É delicioso ver as plantas se desenvolverem, algumas folhas crescem em apenas algumas horas! Vamos ver no que isto dá, de vez em quando trarei notícias.

pimentos vermelhos, cebolinho, salva e oregãos
tomate cereja
courgette em rápido crescimento!
alecrim
hortelã

12 comentários:

  1. Oi minha querida amiga Lina, sou louca para ter uma hortinha assim em casa, mas já tentei por 2 vezes e as únicas que ficam firmes e fortes são os cebolinhos, a hortelã e o manjericão. Meus tomatinhos, abobrinhas, e pimentões sempre são atacados por pulgões que nem deixam chegar aos frutinhos. Fico muito triste, espero que os seus sigam lindos e fortes assim como parecem nas fotos, e com esse solzinho a bater neles ficarão felizes. Bjos Linda sua hortinha

    ResponderEliminar
  2. Olá, Lina,

    Realmente, as crianças desta geração têm muitos mais brinquedos do que tivemos, eu tinha que doar uns tantos dos de minhas filhas, de vez em quando, para que os quartos não ficassem atulhados, rsrs.
    Acho que a brincadeira de cozinhar com a 'mamãe' é até mais divertida, pois produz as delícias que podem ser saboreadas depois, rsrs.
    As suas plantinhas estão lindas e vigorosas!

    ResponderEliminar
  3. Olá Lina, é bom brincar, e é bom continuarmos a encontrar dentro de nós desejos(quase esquecidos), da altura de crianças. Fiz muitas bricadeiras com os meus filhos e posso garantir-te que foram momentos muito gratificantes para todos;)
    Gostei de conhecer a tua horta, é muito engraçado observar o desenvolvimento das plantinhas . Que lindas que estão, todas elas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Agora tens! É verdade sim senhora.
    E noutras vidas também tiveste (fomos nós).

    Quando era pequena inventava sem cessar. Brincava às casinhas com o lego. Tinha uma cidade de lego debaixo da cama e todos os dias brincava com as familias lego como se fossem bonecas. Mas também brinquei muito aos restaurantes na cozinha da minha avó. Sempre sonhei ter um restaurante e a minha avó só me dáva cascas de vegetais e fruta porque a carne era cara e não se podia brincar.

    Se calhar vem daí a tendência para o vegetarianismo!!

    Hortinha de varanda tenho a minha um pouco abandonada (shame on me). Mas a falta de chuva fez-me desistir visto a água da companhia estar tão cára e eu não aguentar ter de regar em todas as estações. Nos anos anteriores só regava na Primavera-Verão.

    Bom, mas agora com as sementinhas que o correio me trouxe vou ter de dar vida nova à minha horta. Assim que termine Maio, dedico-me à horticultura.
    Linda horta a tua! É maravilhoso ver crescer as coisas debaixo do nosso nariz.
    Beijinhos e xi-corações.
    Rute

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que essas nossas brincadeiras eram bem deliciosas e que somos felizes hoje porque eramos felizes ontem
    Beijito

    ResponderEliminar
  6. Que linda horta Lina. Também tenho uma, mas os meus tomates estão meio tristes. Não sei se será do tempo... :( Por aqui está muito frio...Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Ohhhhhhhhhhh Lininha minha querida... que sorte tens emter irmaos... eu sempre fui e sou filha unica... :( nao gosto por isso nunca quis ficar so com um filho!!!

    Quanto á horta que maravilha amiga, eu tenho sempre essas coisas pois temos um quintal como alias eu ja vos mostrei uma vez na teia ambiental, assim como temos cabrinhas e coelhos, galinhas etc... (naos os como)

    Os meus filhos gostam imenso de me ajudar tb na cozinha e quando é bolachas é uma alegria parea eles cortarem as masas com os moldes!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Eu também tenho uma horta de tomates e salsa na minha :-)

    ResponderEliminar
  9. Lina!
    Eu tb quero!! Este ano ainda só tenho menta, alecrim e...bem não me elmbro umas coisinhas que parecem oregãos, mas queria uma hortinha como a tua, ando a sonhar com tomatinhos e cebolinho. Este fim de semana vou às compras :)


    bjs

    ResponderEliminar
  10. ESTE ANO O MEU MARIDO DEDICOU-SE Á HORTA POIS A MINHA SOGRA FALECEU E O MEU MARIDO AGORA CULTIVA O TERRENO QUE INFELIZMENTE NÃO DÁ PARA CONSTRUIR.
    JÁ FOI VER ,FEZ UM BOM TRABALHO AS ALFACES JÁ ESTÃO GRANDINHAS E TEM VARIAS COISAS QUE AINDA ESTÃO A COMEÇAR A CRESCER.
    BJS

    ResponderEliminar
  11. Olá Lina.
    A tua hortinha está muito bonita... a minha estava cheia de ervas, mas este Domingo consegui aperaltá-la :) Descobri que a técnica de tirar ervas chama-se "Mondar"... Vivi toda a vida no campo e não sabia este termo! Até a bebé foi para a horta :) Inspiraste-me, acho que vou postar uma fotos :)
    Não sei se já te tinha perguntado... Onde compras-te a tua loiça com as ilustrações Beatrix Potter?

    ResponderEliminar
  12. Lina, ter uma horta em casa é uma delícia, colher ervas e temperar a comidinha deixa tudo muito mais gostoso e aromático...eu tenho e sempre estou cuidando.
    Adorei seu cantinho...
    Quando tiver um tempo dá uma passadinha no meu cantinho..será bem vinda...Bjs
    Aninha
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderEliminar