terça-feira, 29 de maio de 2012

Amor vegetal

Extinto o fogo da paixão, acabada a cegueira dos sentidos e o arrebatamento da novidade, se o amor não foi consumido pelas labaredas vermelhas da paixão e sobreviveu, chegou o momento da acalmia, da temperança, o conforto do hábito, a certeza de que apenas um olhar basta para tanto dizer! Todas as fases são importantes para a sobrevivência do amor e na verdade um pouco de tudo é a chave do sucesso e equilíbrio de uma relação. Momentos de êxtase em meio à rotina do dia-a-dia, amizade, carinho e porque não, discussões, fazem de uma relação amorosa, de um romance que não tem fim, um livro que dá gosto ler e nunca terminar.
A relação com a comida deveria ser como um caso de amor que deu certo. A mistura de ingredientes buscando o equilíbrio do paladar, a saúde do corpo e o prazer. Um toque de picante, uma sobremesa diferente, em meio aos pratos costumeiros, faz com que estes momentos sejam únicos. Se comêssemos todos os dias morangos com chantilly e bebêssemos champanhe, já não os consideraríamos manjares especiais, assim como se recebêssemos um ramo de flores todos os dias…
Algumas gotas de amargo vinagre equilibram o tempero de uma salada, mas se passar de um toque fica tudo estragado…Uma pequena discussão poderá servir para esclarecer e marcar um ponto de vista, mas se for uma luta…
O segredo de tudo na vida está no equilíbrio e embora não seja muito fácil de alcançar deveria ser sempre a nossa meta.
A mistura e a variação de cores na alimentação promovem o equilíbrio da saúde, não sou eu que digo, já li isso em vários estudos e parece lógico, porque as cores representam os nutrientes que os alimentos tem e quanto mais variadas as cores, mais teremos a hipótese de ingerir todos os elementos que o nosso corpo necessita. Por isso a frase: Os olhos também comem, tem a sua lógica. Que olhos não gostam de admirar um belo prato colorido, daí a importância de ter calma na hora de ingerir uma refeição para que todos os sentidos funcionem…da visão ao tato.
Toda esta divagação foi para explicar a escolha da próxima cor, para o desafio que a Margarida, do Tachos versus Panelas nos lançou com a Blogagem Colectiva das Cores. A primeira cor, o BRANCO, foi escolhido por ela, é uma cor neutra, até classificada como “não cor” pois é o resultado da reflexão total da luz, a Josy, do Cozinhando com Josy foi a eleita para seleccionar a segunda cor e escolheu o VERMELHO, uma cor quente e vibrante. Ela passou-me o testemunho e eu resolvi escolher a cor VERDE, para equilibrar e também porque atualmente esta cor tem um sentido especial para mim: significa a escolha feliz e livre pela alimentação vegetariana, a calma que gostaria de alcançar, a ligação com a natureza que procuro fortalecer. 

dente-de-leão, que a Mãe Natureza ofertou-me num passeio aí em cima...
...e que vieram fazer companhia à chicória desta salada
 Fonte de inspiração: aqui no magnífico blogue Menu Verde.

7 comentários:

  1. Que texto estupendo! Parabéns! Adorei essa junção, comparação, reflexão. Ficou muito legal Essa coletiva deve ser bem legal! Sucesso! Abração!

    ResponderEliminar
  2. Lina querida amiga, vc resumiu nesse post tudo que penso. A relação com a comida e com a vida, é pura realidade, o equilibrio de sabores assim como o equlibrio no nosso dia a dia. Belo post, e vamos lá a comer com os olhos e dessa vez olhos muito vegetarianos. Adorei a cor escolhida e já tenho uma idéia, digo, várias idéias para falar a verdade. Gostei muito. Do post magnifico e da cor excelentemente escolhida por ti. Bjos

    ResponderEliminar
  3. Pois há de ser assim, para todo o lado que olhamos colocamos uma pitadinha do nosso amor e até mesmo nas paredes, sejam elas brancas ou de qualquer outra cor. Branco da paz, talvez seja isso que procuramos quando perseguimos o amor. Pois se não há paz como usufruir do amor?
    Ah, grande sábia!! Pois temos que viver todas as fases, mesmos as fases ruins do amor, pois senão, como ele sobreviveria?
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderEliminar
  4. Lininha.... eitaaaaaaaa finalmente ela lembrou-se de aparecer...que faltade respeito... desnaturada que eu sou né??? minha linda, adorei a o teu texto esta explendido... bom e quanto á cor... olha que maravilha... adoro verde...ja estou a começar com as ideias....ehehehehe vou ja passar lá no meu blog para avisar!!!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Lina, seus textos são encantadores. E suas receitas também. Um bom final de semana. Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Olá minha querida!
    Andei afastada da blogosfera por motivos laborais, mas já estou de volta. Venho avisar que por coincidência fiz uma receita verdinha e guardei as fotos para participar na BC da Margarida.
    Beijinhos de amor vegetal.
    Rute

    ResponderEliminar
  7. Que lindo texto , excelente forma de introduzir a próxima cor da vossa receita , relacionando com o equilíbrio ! E o verde é uma boa escolha

    ResponderEliminar