segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Pudim de laranja (mesmo!)

Como mencionei aqui na Teia Ambiental de janeiro uma das minhas resoluções ambientais para 2012 foi tornar-me definitivamente vegetariana. 
A resolução está a ser rigorosamente cumprida e posso dizê-lo, até agora, sem sacrifícios nenhuns de minha parte(muito menos de animais!). Até tem sido muito empolgante esta fase de descoberta de novos ingredientes, receitas e sobretudo outros horizontes. Como a culinária vegetariana é criativa e divertida, minha gente! 
Não tenho encontrado grande literatura sobre o assunto, a que encontro é maioritariamente estrangeira e muitos ingredientes são difíceis de encontrar, ainda mais porque moro numa cidade pequena e não gosto de me deslocar com frequência aos grandes centros. É na Internet que tenho encontrado grande informação sobre o assunto, nos blogues amigos e sites dedicados ao veganismo e vegetarianismo. E foi numa dessas andanças que encontrei o site Tudo para Vegetarianos, com conteúdos ótimos para todos, até para quem não é vegetariano, e que além de tudo oferecem um e-book, em PDF, totalmente gratuito, com receitas maravilhosas. O acolhimento e simpatia com que fui recebida também me deixaram muito feliz. Recebi o livro na sexta-feira e no sábado já fiz este delicioso pudim de laranja. Foi uma ótima maneira de usar as laranjas biológicas que me tem chegado em quantidade das hortas familiares. É uma sobremesa fresca, pouco doce, nada enjoativa, muito saudável,  ideal para finalizar uma refeição mais pesada como a de ontem.

A receita está aqui no site, e eu fiz igualzinha, sem tirar nem pôr, por isso quem quiser se deliciar também, é só ir lá ver. 

Um Carnaval cheio de frutas para todos!

12 comentários:

  1. Fico muito feliz com sua decisão, Lina, e sei que será mesmo mais feliz e fará a felicidade de muitos bichinhos !

    Quando vi o título da postagem vim correndo olhar, pois pensei que era um pudim de laranja feito no forno, doce que meu pai gostava muito !
    Mas essa receita é bem mais fácil, e já fiz algumas vezes, porém sem o coco.
    Vou acompanhar esse site pois deve ser interessante.

    Bom carnaval vegetariano para você !

    PS: comprei salsicha vegetal para fazer cachorro-quente, que é uma tradição na minha família para o carnaval.

    ResponderEliminar
  2. Lina, lindo pudim e muito bem decorado amiga ficou fantàstico!

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Ao naturel é que é bom!
    A apresentação ficou linda e já ajudaste o site a dar mais expressividade à magnifica receita.
    Tão simples e tão boa.
    Vou visitar o link "Tudo para vegetarianos", obrigada pela partilha.
    Que os teus wishes para 2012 se concretizem todos, especialmente o de te manteres vegetariana sem esforço.
    Beijinhos de laranja (mesmo!).
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Lina minha querida que grata surpresa, fico muito feliz por vc, sua sáude, da sua familia e dos nossos queridos animaizinhos, fora que além de tudo está contribuindo grandemente com a nossa natureza. Adorei esse pudim, e vou ver mais receitas nesse site achei muito interessante. Seu pudim ficou lindissimo, a decoração está um primor. Parabéns amiga, Deus permita que eu ainda consiga chegar pertinho da sua vitória feliz. Bjocas

    ResponderEliminar
  5. LINA ADOREI ESSE LINDO PUDIM, ESTA COM UMA APRESENTAÇÃO BEM GOSTOSA.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Lindo!!Acho que temos que nos conscientizar de que é na natureza que encontramos tudo o que precisamos e que nos faz bem... Amei esse pudim!beijkas

    ResponderEliminar
  7. Lina, que maravilha de pudim, com cara de Carmem Miranda! :)
    Eu ainda não me tornei vegetariana, mas mudei bastante os meus hábitos alimentares, então depois de ler o tal livrinho... estou quase lá.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. O seu Aroma de Café, cheira longe. O pudim dá vontade comer. Beijos.

    ResponderEliminar
  9. que lindo que ficou,adorei o seu blog beijos

    ResponderEliminar
  10. Não me tinha apercebido de tão importante decião. Gostava de conseguir.
    Tenho dois livros que acho que gostarias (Cozinhar com a Natália. Natália Rodrigues e The Cranks Bible de Nadine Absensur). Espero que continues a visitar.me
    :)

    ResponderEliminar
  11. Lina, que pudim lijdo! E super tropical, adorei!
    Bom te ver lá no novo blog!
    Um beijo,
    :o)

    ResponderEliminar
  12. olá tudo bem?eu adoro seu blog é cheio de postagens interessantes gostei muito,parabens continue assim.Se possivel for quando vc tiver um tempinho mim segui no meu blog de jornalismo tá ok?será um prazer ter vc aqui um forte abraço e sucesso!!!!!
    www.rochanews.com ou pelo www.rochanews.com.br

    ResponderEliminar