quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Bolo de chocolate vegano

Existem algumas pessoas, sobretudo mulheres, que observo, que estão sempre impecáveis, desde a ponta dos cabelos à ponta dos pés: penteadas, maquilhadas, unhas feitas, roupa bem escolhida, saltos altos, tudo a combinar e além disso passam o dia todo assim na maior, parece que aqueles adereços lhes nasceram no corpo, não há uma unha partida, um cabelo fora do sítio, um salto raspado, uma nódoa ou vinco na roupa...Por aí vocês já devem estar a adivinhar o meu estilo, sim, é esse mesmo: o mais prático possível, calças de ganga, botas rasas com meias confortáveis(que eu ando muito a pé), o mínimo de maquilhagem, que é o mesmo que dizer: creme, protetor solar e brilho labial, cabelos soltos em corte simples com menor manutenção possível, tipo 1 vez por ano...Não quer dizer que de vez em quando eu não goste de vestir com mais glamour, mas como diz uma amiga minha(que tem o estilo parecido com o meu), ao observar uma dessas deusas da elegância: Esta-lhes na massa do sangue, nós não nascemos para isso! Penso que é verdade, cada pessoa tem o seu jeito e as suas prioridades. 
E o mesmo transpõe-se para a cozinha: eu bem fico a babar com os pratos bem decorados, as fotografias caprichadas e as decorações dos bolos que vejo pelos blogues, cada uma mais linda do que o outra...e sempre digo para mim mesma, é desta que vou fazer um bolo bem decorado, uma tarte elaborada, mas acabo sempre por fazer o mais simples e o mais prático, e no fim, fico contente, para que negar...é o meu jeito, está-me na "massa do sangue"...

A minha filha pediu-me hoje um bolo, mas eu não tinha ovos e ao pesquisar no Google uma receita de bolo vegano deparei-me com esta jóia da simplicidade, mesmo ao meu estilo! E vai saber-me bem amanhã de manhã, tomar o pequeno almoço com uma caneca imensa de café fumegante e saborear uma bela fatia deste bolo, contemplando a paisagem da minha janela...sem pressas... afinal não preciso de muito tempo para maquilhar-me.



A receita veio daqui do blogue Caos na Cozinha:

Ingredientes:
3 chávenas de farinha de trigo
1 chávena e meia de açúcar
1/2 chávena de cacau em pó
3/4 chávena de óleo
2 chávenas de água
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de vinagre (usei de arroz)
2 colheres de sopa de anis(usei só 1 de sobremesa, por causa dos esquisitos cá de casa)
2 colheres de chá de bicarbonato de soda
Preparação:
Deitar os ingredientes para uma taça, misturar com uma colher de pau. Deitar numa forma untada e enfarinhada e levar ao forno quente(170ºC) por mais ou menos meia hora(testar com palito). Deixar arrefecer um pouco dentro do forno antes de desenformar.

Nota: o bolo deve ir bem com outros aromas, além do anis(baunilha, canela, gengibre...) e não fica demasiado doce e é fofinho, embora na foto não pareça!
Reguei-o, ainda morno com uma calda simples feita com 3 colheres de sopa de água, 1 colher de sopa cacau, 1 colher de sobremesa de margarina vegetal e 1 colher de sopa de açúcar engrossada no microondas, por 30+30 segundos.

14 comentários:

  1. Lina, lindo bolinho de chocolate amiga seu aspecto fofinho da vontade de o devorar!


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ai minha querida Lina,
    somos mesmo irmãs de massa de sangue :)
    E a Isabel Matos é como nós!!

    Também sou o mais prático possivel. Aquela mulher do dia-a-dia e não, mulher de alguns dias. Sim, porque duvido que consigam manter o ar impecável todos os dias, só se tiverem empregada doméstica, não tiverem filhos, nem marido.

    O meu marido, na 1ªempresa que constituiu com mais 4 colegas de curso, teve uma sócia que andava sempre nos trinques. Conforme fui-lhe conhecendo melhor os hábitos, descobri que ela para chegar ao escritorio às 9 da manhã, acordava às 6, e morada lá ao lado. Só para concretizar a maquilhagem (um exagero de base e pinturas), demorava 1 hora. Além disso dependia do cabeleireiro semanalmente pois ela era loura pintada e fazia unha mão e pé. Assim que a raiz preta insinuava aparecer, lá ia ela 2 a 3 horas para o cabeleireiro.

    Bom, mas isto é só um exemplo. O importante é a pessoa ser feliz da forma que quer ser. No entanto esta rapariga ainda passou um bocadinho, pois os homens que se aproximavam dela, gostavam mais do carro do que da namorada. E tratavam-na como um objecto de luxo. Ai dela que descuidasse da apresentação. A rapariga tinha de estar sempre em competição!

    Mas olha que o teu bolinho está com uma aparência bem apetitosa! E vegan! Um bolinho ético, que bem.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  3. E são as coisas mais simples as melhores, as mais belas, as mais perfeitas. É o mesmo com as pessoas!
    Beijinhso

    ResponderEliminar
  4. E que lindo ficou Lina, úmido do jeito que gosto, achei o máximo nao ir ovos a massa e ficar tão lindo assim. Gostei por demais dessa receita. Quanto a mulherada que se maquia, e usa laços e fitas não é comigo tbém não amiga. Adoro uma calça jeans e uma camiseta, não uso maquiagem nenhuma, só protetor solar, nao faço as unhas, só as uso curtas e limpas. E se tenho alguma festa, só passo um batom. E olha lá, destesto essas melecas na cara kkkk Saudades de vc querida.Bjocas. Tenha um dialindo

    ResponderEliminar
  5. Adorei o teu post e a tua sinceridade, sou como tu o mais simples possível.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Lina querida,

    Tudo bem contigo?
    Demorei um pouco para aparecer, mas cheguei.
    Te confesso que quando era solteira, me cuidava mais.
    Não que hoje não me cuido, mas com filhos e casa fui me deixando para segundo plano.
    E hoje mais madura e com uma outra mentalidade, dou muito mais atenção ao meu interior, pois não adianta nada eu estar carregada com 1 quilo de maquiagem se estou triste, angustiada e infeliz.....a beleza é algo que transcende o físico.
    Sou como você, com hábitos bem simples e livres: cabelo acredito que vou umas 2 vezes por ano para cortar as pontinhas, não tenho estas preocupações com unhas....a minha vive curtinha, e maquiagem é o mínimo que uso, um batom porque gosto; e outra coisa que desde adolescente sempre tive paixão e não consegui me livrar, são sombras para os olhos.....sempre achei lindas, e de vez em quando passo um pouquinho.

    Sobre sua receita, concordo plenamente com suas palavras.
    Eu também fico babando com as receitas que encontro, pois pelas imagens que ficam belíssimas, não consigo fazer algo parecido.
    E posso te falar com muita sinceridade, sua receita está perfeita!!!
    Adorei os ingredientes, bem práticos e sem muito segredo, estou copiando para fazer aqui em casa.

    Parabéns pela postagem, adorei!!!
    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderEliminar
  7. Pois é há dias para tudo, mas no dia a dia cá para mim também é o mais simples possível e penso que tanta pintura e cabeleireiro só acaba com a pele o com o cabelo :-)do bolinho gostei, mas pensava que era de alfarroba e estava prontinha para afiar o dente á receita :-)é que tenho "práli" uma farinha á espera de receita :-))

    ResponderEliminar
  8. Olá, querida Lina

    "Ah, o Amor! Pequena gota
    que cai da flor,
    orvalho da noite
    estrelada..."

    Obrigada por aderir à nossa Blogagem Coletiva Amor em Pedaços
    Seja muito bem vinda!!!
    Bjs de paz e alegria
    P.S Comeria uma enorme fatia desse bolo agorinha... Hum!!!

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito de ler o teu texto. Eu também sou um pouco assim (mas uma coisa é certa não perco tanto tempo em frente do espelho e fico com mais tempo para, por exemplo, experimentar este bolo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Ah, ah, Rute! A falar por aqui de mim sem eu saber!!!
    Sorry, Lina, ter-me dirigido primeiro a ela que a ti, aqui neste teu cantinho... ;) somos umas marotas!
    Lina, nós também costumamos fazer um bolo de chocolate vegan com uma receita parecidíssima. Aliás, foi mesmo o bolo que os meus filhos fizeram para mim agora no dia 14 para o meu aniversário, em forma de coração e com uma coberturazinha de chocolate (a versão um pouquinho mais cuidada para dias de aniversário, mas bem simples, na mesma... e deliciosa!). É o bolo sem ovos mais popular cá de casa, mas já tentámos outros (de maçã, etc.), que também ficam bem!
    Muitos beijinhos e boa continuação nas lides vegetarianas! Adorei o teu post.
    Isabel

    ResponderEliminar
  11. Adorei seu post. Me identifiquei muito.. quando era mais nova perdia muuuuito tempo da vida com essas coisas bobas.
    Mas agora que sou mãe e dona-de-casa comecei a dar valor para as coisas que realmente são importantes. Cabelo no lugar, unhas feitas..não me trazem a alegria que eu tenho vendo meu filho feliz com a comida que faço pra ele.

    ;*

    ResponderEliminar
  12. Também sou super descontraída, não uso saltos, maquiagem nem pinto as unhas. Look informal porque a minha profissão não obriga a tal e até pede o maios conforto possível e roupa para sujar. Há coisas mais importantes. Como o carinho de fazer um bolo de chocolate à filha. E este posso comprovar que é delicioso, porque já o fiz e aprovámos todos. Tneho de o voltar a fazer, fiquei com saudades.

    ResponderEliminar
  13. Lina, esse vou ter que experimentar. Beijinhos e abraços,

    ResponderEliminar