domingo, 13 de novembro de 2011

Bolo de chuchu

Recordo-me que quando vim do Brasil, há 23 anos, alguns legumes que eu conhecia não eram muito utilizados pela maioria das pessoas por aqui e só os encontrava em grandes superfícies, que não eram muito abundantes nessa altura, com um preço nada convidativo Como exemplo, a courgette e o chuchu. Hoje em dia, é muito fácil encontra-los em qualquer horta ou supermercado, a um preço acessível, o que é excelente!
Desta mistura de (agri)culturas surgiram muitas maneiras novas de confeccionar estes ingredientes, e naquele tempo jamais imaginava que iria comer bolos feitos com legumes normalmente utilizados em comida E hoje chegou a vez do chuchu. Não encontrei nenhuma receita original, então adaptei uma de bolo de courgette.

O resultado surpreendeu-me: ficou um bolo super fofo, aromático e pouco doce.
A repetir, enquanto vierem chuchus da horta dos meus pais.

Ingredientes:
170 grs de chuchu biológico ralado
3 ovos biológicos
230 grs de açúcar mascavado escuro
90 grs de óleo(usei Becel)
80 grs de amêndoa ralada
20 grs de coco ralado
1 colher de (café) de sal
2 colheres (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher(chá) de fermento em pó
250 grs de farinha de trigo
raspa de 1 limão
Preparação:
Coloque o chuchu, o óleo e os ovos num recipiente e misture com a varinha mágica, ou bata-os no liquidificador. Junte o açúcar e bata novamente com a varinha ou liquidificado.
Misture todos os ingredientes secos e acrescente-os aos poucos à mistura do chuchu, utilizando uma vara de arames. Junte a raspa de limão.
Unte uma forma de chaminé, ou outra a gosto, polvilhe com farinha e verta a massa. Coza em forno pré aquecido por cerca de 30 a 40 minutos. Faça o teste do palito.

16 comentários:

  1. Só usei uma vez ou duas mas na sopa e já vi algumas outras receitas mas este bolinho Lina hummm, ficou mesmo apetitoso

    beijinhos e obrigada por partilhares!!

    ResponderEliminar
  2. Que boa sugestão. Também só utilizei na sopa, e poucas vezes porque normalmente é um pouco caro.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. que bolo maravilhoso amiga...maravilha....bjokitass

    ResponderEliminar
  4. JÁ USEI VÁRIAS VEZES NA SOPA , EM BOLO NUNCA.
    MAS O TEU BOLO AGRADOU-ME FICOU ÓPTIMO.
    EXCELENTE PARA O LANCHE COM UM CHÁ ...PERFEITO.
    BJS

    ResponderEliminar
  5. UAU.....QUERIDA LINDA!
    PRA MIM ESTA RECEITA É NOVIDADE TOTAL,FICOU UM BOLO PERFEITO!
    BEIJOS,FICA COM DEUS!

    ResponderEliminar
  6. Lina querida que surpreendente, bolo de chuchu para mim é novidade. Chuchu aqui dá em qualquer lugar, cresce a olhos vistos rapidinho. Uso pouco na cozinha, mas em sopas ou saladas. E pelo visual lindo que ficou seu bolo, creio que o sabor ficou excelente. Bjos uma ótima semana amiga.

    ResponderEliminar
  7. es novedosa la receta me parece que es la llamada kaiwa,aquí es verdura,te ha quedado un pastel perfecto,abrazos grandes.

    ResponderEliminar
  8. Eu costumo plantar chuchu! Mas até agora só usei em compota e nas sopas. Adorei a ideia em bolo.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Lina, ficou um bolo muito lindo...um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Costumo usar na sopa. Nunca me passou pela cabeça usar em bolos, mas está com ótimo aspeto. Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  11. Olha Lina... Costumo usar imenso chucho lá em casa... mas em bolo desconhecia... estamos todos os dias a aprender... e pelo aspecto é mesmo convidativo!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Lina, ficou enorme este teu bolo, se for tão bom com bonito, então está aprovado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Está lindo o teu bolo Lina, gostei mesmo muito.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Deste-me uma excelente ideia :D
    Esta semana deram-me um saco de chuchus e tenho assim uma boa oportunidade de testar em bolos ;)
    O bolo tem um aspecto muito bom.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. fica muito bom aconselho - parabéns bj

    ResponderEliminar
  16. Ficou muito bom!
    Não coloquei a amêndoa ralada porque não tinha, mas dá um bom bolo na mesma.

    ResponderEliminar