terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dia Mundial do Animal

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Animal. Penso que o comemorei da melhor forma: não comendo nenhum! Brincadeiras à parte, cada vez me convenço mais que o vegetarianismo e tudo o que este estilo de vida representa é o melhor que podemos fazer pelos animais, por nós e pelo Planeta. Vejam os factos:


. A indústria de carne é responsável por 18% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa, ao passo que todos os transportes somados geram 13%.(1).
. A pecuária gera directamente 80% do desmatamento no bioma amazónico (2) e 14% em todo o mundo.
. Somos quase 7 biliões de pessoas na Terra e criamos, para produzir carne, mais de 30 biliões de animais (3) que consomem água, comida e recursos energéticos, demandam espaço, despejam detritos, contaminam os mananciais, causam erosão e geram poluição atmosférica.
. A criação de animais para abate é uma forma ineficiente de produzir alimentos: para cada quilo de proteína animal são necessários de 3 a 10 kg de proteína vegetal (milho, soja etc.) (4).
_________
(1) FAO (2009)
(2) Ministério da Agricultura
(3) Incluindo aves, peixes, camarões e moluscos
(4) FAO (2005)

Deixo-vos, então, mais uma opção simples, para uma refeição sem carne.

Pataniscas de legumes
Ingredientes: (para 2 pessoas)
300grs de legumes cortados em juliana (usei feijão verde, cenoura, beterraba, pimento verde e cogumelos)
1/2 cebola picada
1 ramo de salsa
2 ovos biológicos
4 colheres(sopa) de farinha integral
Sal, pimenta preta, alho em pó, orégãos secos
Óleo de amendoim para fritar
Preparação:
Coza os legumes em água fervente temperada com sal por dois minutos. Arrefeça em água fria. Misture os ovos, a farinha e junte os legumes escorridos. Adicione a cebola e a salsa picadas. Tempere com sal e demais temperos. Aqueça o óleo e frite colheradas do preparado. Escorra sobre papel absorvente. Ficam muito boas servidas com arroz de tomate ou de feijão. Acompanhei com salada e sopa.


Outra sugestão:
Pastéis de courgette da Ameixa Seca

O que já escrevi sobre os animais na Teia Ambiental:
Esta noite quero sonhar com morcegos
Os amigos animais

3 comentários:

  1. Lina minha querida amiga, vc está se tornando cada dia que passa mais e mais uma vegetariana. Fico feliz por vc, pela sua saúde e dos seus. E fico feliz tbém com sua colaboração cada vez mais presente ao nosso Planetinha e nossos animaizinhos. Um dia chego lá tambem amiga. Adorei essas pataniscas, minha saudosa mãe fazia muito bolinhos assim com legumes, eram deliciosos. Lindo prato...beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Deixa-me dizer-te que as tuas pataniscas estão fantásticas! Esta semana fiz de bacalhau, levo comigo a ideia das tuas;)
    Beijocas, bom feriado.

    ResponderEliminar
  3. Oi Lina,
    Excelente postagem.Temos que pensar mesmo nos animais.
    Essas pataniscas me deram água na boca.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar