quinta-feira, 1 de setembro de 2011

As migas deliciosas das amigas

Embora não seja uma blogagem colectiva, quase parece, e eu como estou  a ficar viciada nestas andanças, alinhei nesta Amizadeias e em bom tempo o fiz, porque estas migas ficaram um verdadeiro manjar! Há tempos que um prato não me dava tanto prazer a comer! 
E a história foi assim: A Belocas, do Iguarias Caseiras lançou o mote, a Claúdia na Cozinha repetiu a façanha a Rute viu, gostou e partilhou e eu fui atrás do comboio. É assim, nas Amizadéias, tipo bola pinchona espalhando ricochetes de inspiração pelo país de Sul a Norte e quem sabe para fora daqui...

Foi assim que eu fiz - hoje foi só pra mim :)
Coloquei uma frigideira anti aderente ao lume, deitei um fio de azeite, cortei pra lá 1 cebola pequena às meias luas, 1 pimento vermelho pequeno às tirinhas fez-lhe companhia e  para alegrar a festa juntei 1 tomate maduro sem casca aos quadradinhos, deixei-os chiar e estufar. Seguiram-se 2 batatas médias cortadas em palitos não muito grossos. E estufaram mais um bocadinho e trocaram sabores.
Acrescentei um toque oriental com molho de soja. Quando a mistura começou a secar juntei água a ferver e deixei cozinhar. Fui provando e temperando com sal, pimenta e uma pitada de açúcar para reduzir a acidez e juntando borrifos de água a ferver. Quando as batatas começaram a amolecer (tem de se ter um pouco de paciência!) fui amassando-as com um pisador(pode ser com as costas da colher ou garfo). 
A mistura já estará mais sequinha e compacta. Adicionei uma mão cheia de espinafres, que cobriram tudo e gostei, como gosto sempre do milagre de os ver murchar. Achei que ainda faltava algo, porque não me apeteceu fazer mais nada para acompanhamento e eu já estava a desmaiar de fome(almocei uma sopa em pé, ninguém merece!), juntei então um bocadinho de feijão cozido(cerca de 1 chávena de café). 
Mexi, apaguei o lume, deitei no prato com um restinho de salada crua, tirei as fotos e ao ataque: hummmm! A chuva a cair e eu a deliciar-me com este pratinho, ainda espantada em como ingredientes tão simples podiam resultar numa coisa tão boa e confortável!

Obrigada, Amigas!

14 comentários:

  1. Olá Lina, estou encantada com o teu prato, gosto imenso desse "comboio de legumes" garanto-te que quase o provei também, é que a tua descrição foi tão perfeita que segui tudo ao minuto, até vi os espinafres murcharem;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Ficou mesmo com bom aspecto! Bela ideia que tiveste.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Menina,
    que mistura mais deliciosa esta.Hoje mesmo comprei espinafres.Hum, vou experimentar as migas amanhã.Os feijões são brancos, não é?
    Isso é fácil de conseguir.
    Vcs estão criando um comboio de idéias deliciosas. Que tal catalogá-las, heim?
    Uma ótima 6ª feira pra vc, Lina.
    Bjos com cor de migas.
    Calu

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro esse tipo de prato...ainda mais com tomate...
    Paz e bem

    ResponderEliminar
  5. Que pratinho apetitoso e rico amiga, gosto de tudo o que vc colocou nessa delicia, não foi só a fome que te fez quase desmaiar, o aroma que se fez na sua cozinha, com certeza deve ter te deixado tonta amiga hehe, espero que vc tenha apreciado esse suculento prato, ouvindo a chuva lá fora, mas sentadinha e tranquila hehe...bjokas

    ResponderEliminar
  6. Uau! Quem conta um conto acrescenta um ponto. E quem reproduz amizadeias aumenta façanhas :)
    Gostei do pormenor do feijão e muitissimo do texto que compôs o prato!!
    Viva as amizadeias vegetarianas porque são lindas e multicolores. Esse pratinho transpira saúde!
    Beijinhos migados.
    Rute

    ResponderEliminar
  7. Olá Lina, estou muito feliz por ter gostado destas migas e por as ter enriquecido com outros ingredientes. A cozinha é assim, uma arte...
    Vou anotar as suas sugestões, e experimentar em breve.
    Bjs e um ótimo fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha, adoro migas... :)
    Perfeitas. Bjs

    ResponderEliminar
  9. Já estou a ficar com uma certa fominha e este prato abre ainda mais o apetite.
    Hoje nas minhas viagens pelos blogues tenho visto tantas coisas que quero experimentar, esta não fugiu à regra!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Amiga Lina, que maravilha! Ainda bem que apanhaste o comboio! Bem, esta versão está 100% apetitosa, vou ter que experimentar com os espinafres, já os da Amiga Rute me deixaram com água na boca. :)
    Realmente a batata demora um bocado a amolecer, eu cheguei a preocupar-me. :) Mas esse teu "esborrachador" deve ser bem útil, tenho que arranjar um brinquedo desses. :)
    E na verdade, comer em pé, ninguém merece mesmo. Ainda bem que pudeste compensar com esta refeição tão confortável. E o "conforto" sentiu-se até na maneira como descreves a preparação. Comida feita com amor, dá-nos de volta esse amor.

    Quanto ao livro, já vi o recado; cá fico a aguardar, mas sem pressas. :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Lina,
    Ficaram maravilhosas, deliciei-me só de olhar...!!é bem verdade, com ingredientes simples faze-se refeições deliciosas mesmo!!
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Lina,
    Ficou com um aspecto maravilhoso... Os ingredientes estão prefeitos, ate já estou a imaginar o sabor que não deve ter ficado : )

    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  13. Lina, que mistura deliciosa, vais juntando umas coisinhas aqui, depois outras ali e no fim, um belo repasto para compensar a sopa em pé!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. LINA,
    BELO PRATO,FICOU UMA MISTURA DELICIOSA!
    AQUI CHAMAMOS DE MEXIDÃO, RSRS.

    BEIJOS......

    ResponderEliminar