domingo, 28 de agosto de 2011

Brincando de casinha...

Qual foi a menina(ou menino também!)que nunca brincou de casinha? Quem nunca fez bolinhos de terra decorados com flores ou de areia decorados com conchas? Quem nunca serviu um chá feito de água em chávenas de plástico pequeninas? O fascínio pela louça em miniatura atravessa gerações e até hoje encanta as crianças apesar dos sofisticados brinquedos e jogos electrónicos que hoje existem. E alguns desses jogos até se inspiram nestas brincadeiras! Pois hoje, eu e a minha filha brincamos às casinhas, mas fizemos bolinhos de verdade em formas de brincar. A cozinheira foi ela, orientada por mim. É de pequenino que se aprende!

A receita vinha juntamente com as forminhas e ficou deliciosa!

Mini Brownie Bites (dá para 24 bolinhos mini ou 12 normais)
Ingredientes:
1/3 chávena(chá) de manteiga ou margarina(usei Becel cozinha)
2 quadrados de chocolate
2 ovos
3/4 chávena(chá)de açúcar
1 colher(café)de aroma de baunilha
3/4 chávena(chá) de farinha
1 colher(chá)de fermento
1/2 chávena(chá)de confeitos tipo pintarolas(confetes) ou outros
Preparação:
Ligar o forno 180ºC
Levar a manteiga junto com o chocolate por 20seg, potência máxima, no microondas ou levar a mistura em banho-maria. Mexer para incorporar o chocolate.Reserve.
Misturar os ovos, o açúcar, a baunilha e a manteiga com o chocolate. Misture a farinha, o fermento e 1/4 chávena dos confeitos. Coloque a massa nas forminhas(se necessário untar e enfarinhar), salpique os restantes confeitos e leve a cozer por 12 minutos.

Comparação de tamanhos: forma normal queque/forma de brincar

14 comentários:

  1. hmmmmmmmmmmmmmm...deu vontade mesmo! Devem ter ficado ótimos e brincar assim é tudo de bom!beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Lina querida, vc me trouxe lindas recordações, quando minha filha era pequenina, faziamos comidinhas de matinho hehe, ai ela foi crescendo e partimos para a cozinha de verdade, eu lembro que cheguei a comprar panelinhas de verdade, onde faziamos arroz de verdade hehe. Bons tempos aqueles, lindas recordações em que minha filha era tão minha, mas crescem né, temos que aproveitar enquanto eles são tão dependentes de nós. Ficaram lindos os queques e o quequezinho uma graça. São de pequeninos que eles aprendem a gostar e dar valor aos alimentoS. Muito boa a receita amiga. Bjos um lindo domingo

    ResponderEliminar
  3. Que gostoso Lina, ela se lembrará deste dia para sempre.
    A receita do Brownie é deliciosa e ficaram lindos.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. É uma delícia ensinar os pequenos a cozinhar!

    Voltar a brincar de casinha faz muito bem aos adultos tbm...um respiro de prazer!

    Parabéns às duas garotas pelos bolinhos tão lindos!

    ResponderEliminar
  5. Oh!! Doces em miniatura!! XD Pois é, também me lembro de fazer bolos e doces de terra, enfeitados com as plantas mais próximas ehehe, mas algo me diz que esses queques devem saber muito melhor!

    beijinhos ^^

    ResponderEliminar
  6. Olá

    Eu brincava assim tantas vezes!
    Os bolinhos ficaram com muito boa cara!
    Beijinhos

    Ana

    ResponderEliminar
  7. Ficaram com um aspecto delicioso!
    Parabéns.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Brincar às casinhas era o que eu mais gostava de fazer mas, na minha altura, não existiam formas que dessem para ir ao forno :)

    ResponderEliminar
  9. Oi Lina,
    Lendo seu texto voltei ao tempo que brincava de casinha. Me deu uma saudade.
    Agora espero as netas para repetir com elas.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  10. Lina, vim tomar um café com etsa delícia.
    ótima semana!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  11. Eu adoro brincar às casinhas.
    Posso ir brincar com vocês?
    A tua filhota está cheia de sorte ;)
    A minha costuma brincar com as sobras das massas de rissois. Deixo-a sempre fazer mini rissois com compota lá dentro :)
    Beijokas.
    Rute

    ResponderEliminar
  12. Que lindos ficaram :)... Já comia um..
    beijoca

    ResponderEliminar
  13. São essas brincadeiras que sempre ficarão nas nossas memórias Lina, que bom que se divertiram. Quanto a esses Mini Brownies estão uma tentação,

    beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  14. Lina, olá!!!
    Pois quem não brincou de casinha??? :)

    As minhas miniaturas, em pequena, eram um mini-serviço de chá completo em loiça!!!! Adorava aquilo e lembro-me que um belo dia a minha mãe e a minha tia fizeram-nos um baptizado dos bonecos com direito a mini-pão-de-ló de verdade e tudo! Adorámos a festa!

    Já as minhas filhas tinham mini-serviços de plástico! Coisas da civilização! ;) E também lhes fiz um mini-bolo para uma festinha com amiguinhas, mas em vez de baptizado de bonecos imagina lá o evento: o casamento do nosso gato com uma gatinha da vizinhança!!! Os gatos tinham roupa e tudo (dos bonecos delas) e a noiva véu e o noivo gravata! O mais engraçado foi que às páginas tantas a noiva fugiu do casamento! Foi um fartote de rir. Como o noivo não foi atrás da noiva, as pequenas lá continuaram a festa sem noiva e tudo...
    O que me fizeste lembrar!!! :)

    A tua pequena deve ter adorado, claro! Estás uma mãe de "ensino doméstico" e nem sabes!!! ;)

    Muitas beijocas, adorei este post.
    Isabel

    ResponderEliminar