terça-feira, 23 de agosto de 2011

#3 Segunda sem carne

Hoje o dia foi passado em arrumações. Apesar de estar em férias, reservo sempre algum tempo para colocar em ordem algumas coisas que durante o ano deixo de lado devido ao lufa-lufa do trabalho/escola/actividades. É incrível a quantidade de objectos que acumulo!
Todas as vezes que estou a organizar coisas, penso: Nunca mais compro revistas, ou tantas malas, tantos colares...À medida que fico mais madura, tenho deixado cada vez mais de comprar por impulso, mas ainda não alcancei o ideal que pretendo, no entanto, como ainda me considero um ser em evolução, acho que ainda chego lá! 

E dirão vocês: Mas o que isso tem a ver com a Segunda Feira sem Carne? Tudo!!!Será que a maior parte das vezes não comemos determinado alimento apenas por impulso, levados  pela opinião da maioria das pessoas que nos impingem determinados comportamentos? Será assim tão difícil quebrar normas e conceitos enraizados? 

Poderá parecer que sim, mas apenas porque temos de "pensar" naquilo que comemos, nas consequências que esse acto poderá trazer para o nosso meio ambiente, o bem estar dos animais e nossa saúde. 
E afinal somos o quê? Seres pensantes, que temos opções e poder de escolha e não bonecos de corda, como às vezes nos querem fazer crer que somos... e somente por isso, porque não começar por hoje, a mudar de atitude, não consumindo carne num dos dias da semana. É apenas um passo, mas uma caminhada começa sempre com o 1º passo! 

E também porque não reflectir naquilo que compramos, será mesmo necessário ter mais uma mala, mais um telemóvel, mais uma coisa que não sendo indispensável, é algo que nos escraviza, que ocupa espaço físico e mental, que se transformará em lixo um dia ou que ficará acumulado em algum lugar estagnando a nossa energia. 

Escrevo estas palavras, não só para vocês, que tiveram a amável paciência de chegar até aqui, mas também e principalmente para mim, como se ao escreve-las possa o meu subconsciente grava-las definitivamente para mudar o meu padrão mental. 

O meu dia começou com o pequeno almoço: uma chávena de café e uma fatia de bolo de frutas, cuja receita publiquei no início do dia de ontem aqui.
O almoço foi sopa e fruta, para poupar tempo e porque com as arrumações, fiquei sem paciência para cozinhar.
Para o jantar fiz uma massa com legumes, com cara de comida caseira, bem confortável. Fiz o prato um bocado a olho, mas vou tentar escrever a receita, sem quantidades:
Refoguei lentamente:
Cebola e alho picados com azeite. 
Acrescentei cenoura em cubinhos, feijão verde em pedacinhos, molho de tomate caseiro(se não tiver, use tomate sem pele).
deixei apurar e juntei feijão catarino cozido e salsicha de soja às rodelas. Cozi a massa a parte e quando estava quase no ponto, juntei ao molho para acabar de cozer e absorver os aromas. Ao servir polvilhei com o parmesão vegan, que já publiquei aqui.

A foto não está grande coisa, mas o sabor garanto-vos que estava óptimo!

5 comentários:

  1. Na minha opinião a foto mostra muito bem, o quanto ficou uma delicia este prato...adoreiii!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Concerteza uma delicia!
    A minha filha também adora essas massas coloridas com vegetais.

    A proposito do teu comentário sobre Saramago, aproveito para deixar um link especial:
    Todas as obras em torno do Ensaio sobre a Cegueira

    Sou hiper fã de Saramago!
    Li praticamente todos os livros.
    Beijinhos.
    Boa continuação de 2ªSEM CARNE!!
    A Josy também está fiel ao movimento.
    Rute

    ResponderEliminar
  3. Olá Lina,
    Infelizmente vivemos numa sociedade consumista e muito materialista... e cada vez se nota mais a insatisfação das pessoas porque o que tÊm já não chega. Vai de cada um saber equilibrar o seu orçamento, mas realmente viver em simplicidade é uma forma mais saudável e real, é assim que eu faço....porque o dia de amanhã ninguém o sabe, sou feliz com o essencial.

    Quanto à receitinha, está bem apetitosa, gosto muito de refeições assim!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Lina, já há uns tempos que evito comer carne todos os dias.Não separei um dia especial, mas a idéia é muito boa.Vi-me na tua faxina, pois, tenho os mesmos pensamentos que vc quando estou em função de arrumação.Pra que tanto de tudo se podemos simplificar?
    Tenho me controlado tbém nesse ato, mas ainda preciso melhorar. Vou com fé e determinação nessa busca.A cada vez que te visito e te leio, encontro mais e mais similaridades entre nossa visão pessoal e de mundo.Que ótimo que a web pode nos permitir esse conhecimento.
    OBS:sou muito ligada a pequenos ensinamentos da neurolinguística, como aquele padrão que vc citou.
    A massa está com uma aparência apetitosa.
    Bjos,
    Calu

    ResponderEliminar
  5. Lina querida não fico nem um pouco impaciente com seus textos, chego sempre tarde, por que depois que passo em outros blogs, gosto de vir aqui para ler apreciar sossegadamente da leitura, pois tudo que vc escreve, percebe-se que vem de dentro da alma. Adoro seus escritos. Assim como esse, me identifiquei com vc nos consumos que poderiam ser dispensáveis, sempre faço uma faxina nos armários e me deparo com muitas coisas que não necessitava. Mas estou mudando, quanto a alimentação tbém, evito comer carne mais vezes por semana e vou continuar nessa luta que nem pesada é, e se analisarmos bem não é pesada mesmo, mas sim leve muito leve. Gostei do seu almoço e jantar, bem apetitoso. Bjos querida vou para o outro post lê-lo calmamente hehe

    ResponderEliminar