quinta-feira, 14 de julho de 2011

Preparando o Natal

Bem, vocês devem estar a pensar: A mulher endoideceu! A pensar no Natal, nesta altura do ano, em que os pezinhos só querem pisar os areais quentes das praias e só de pensar em meias de lã, até faz impressão...Mas seguindo o exemplo do que ofereci o ano passado às pessoas mais queridas(vejam aqui algo do que fiz), e tentando aprimorar um pouco mais, este ano estou a começar os preparativos mais cedo aproveitando a época das frutas. Já tenho algumas compotas feitas e este fim de semana, inspirada aqui pela Bela comecei com os licores. Estão em estágio o de mirtilos e morangos. Após uma pesquisa pelo espaço virtual decidi-me por este modo de fazer:

Licor de Mirtilos ou Morangos
1 kg de mirtilos ou morangos, lavados e secos
1 litro de aguardente (comprada num alambique)
Coloquei estes ingredientes num frasco(os morangos aos pedaços e os mirtilos, furei alguns com um palito) e vou deixar a macerar por 15 dias.
Após esse período farei uma calda, levando ao lume para ferver por cerca de 5 minutos ou até o açúcar estiver dissolvido:
1 litro de água
500grs de açúcar
Juntarei esta calda à mistura de aguardente. Aguardo mais 1 mês. Filtro a mistura com a ajuda de um pano e engarrafarei.
Vamos ver como é que me saio nesta primeira experiência, daqui a 1 mês e meio conto-vos. E outros sabores se seguirão...

E vocês, não querem fazer umas prendinhas caseiras para o Natal? Garanto-vos que as pessoas adoram e até ficam surpreendidas, além de pouparmos dinheiro e correrias de última hora.

A minha inspiração veio do blog A economia cá de casa, cheio de ideias fantásticas. A autora, Joana Roque até editou um livro, Feito em Casa, que é óptimo.

8 comentários:

  1. Confesso que quando li o título fiquei intrigada :) Mas, agora que li o texto, acho que faz todo o sentido. Este ano, quem sabe não me estreio nestas andanças dos cabazes caseiros...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá, querida
    Só de ler o título já me animei...
    Bjs de paz

    ResponderEliminar
  3. Eu também fiquei parada a olhar para o título. Quis logo abrir a receita para ver do que se tratava.lol
    Gostei muito das sugestões dos licores.
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  4. Pois eu penso que vc tem razão amiga, vc já esta fazendo testes, vendo se dá certo, prá não ser pega de surpresa, pois qdo menos esperamos, num piscar de olhos o Natal já está ai. Adoro licores de frutas e pelo pouco que entendo, qto mais tempo, mais gostoso fica, então vc está certissíma. Dei uma sapecada no blog que vc indicou, tem idéias boas mesmo, vc viu as compotas que lindas? E os lanchinhos das crianças? Tem muitas coisas irei com mais tempo qualquer hora. Depois me conte amiga como ficou seus licores, daqui 1 mês ok? Adorei a idéia, obrigada por compartilhar conosco...Beijos querida amiga

    ResponderEliminar
  5. isso mesmo!
    nada melhor do q se adiantar e aproveitar as frutas da estação!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Acho que fazes muito bem porque normalmente os licores levam o seu tempo até ficar no ponto. Só fiz no ano passado uma experiência e pelos vistos não ficou lá muito bom porque o meu marido que é o único que bebe alcóol não gostou. Fiz de ameixa.:)

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  7. Natal!!!!
    Até saltei da cadeira.
    Mas ós despois percebi e dei-te imensa razão.
    O casamento entre o mirtilho e o morango deve resultar muito bem: até que o alcool nos separe, ah ah ah.
    Antes disso vão estar muito agarradinhos dentro da garrafa :)
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  8. Eu disse que estava de olho (só que nem sempre consigo escrever, o blogger faz das suas. Mas de hoje não podia passar.. ih ih ih
    Bjs
    PS Muito perto tb irei publicar outro :)

    ResponderEliminar