segunda-feira, 28 de março de 2011

Arroz de frango no forno e abacaxi com açúcar de hortelã

Esta receita de arroz nunca me deixou ficar mal, daquelas fiéis que faço muitas vezes quando recebo visitas, pois calha sempre bem e enquanto finaliza podemos dar um dedinho de conversa a saborear os aperitivos. Tanto faço com pato como com frango, de preferência do campo. E todos gostam, crianças e adultos, mesmo os esquisitos. Para acompanhar, uma rica salada, ou como foi hoje o caso, uns simples grelos cozidos.

Ingredientes - para 4 pessoas
1/2 frango do campo(ou caipira)
2 cebolas médias
2 cravinhos da índia
1 folha de louro
3 dentes de alho
1 ramo de salsa
sal e azeite q.b.
1 1/2 chávenas(chá) de arroz agulha
4 fatias de presunto(presunto defumado)
1/2 salpicão de boa qualidade(linguiça defumada)
Preparaçao:
Corte o frango em pedaços grandes e coloque num tacho(ou panela de pressão). Espete os cravinhos numa das cebolas e coloque no tacho. Junte o salpicão, 1 dente de alho, a folha de louro e o ramo de salsa. Acrescente água e tempere com sal. Deixe cozer ate o frango ficar tenro, mas firme(cozi por 20 minutos na panela de pressão). Deixe esfriar um pouco e desfie o frango, rejeitando peles e ossos e corte o salpicão em pedaços pequenos. Reserve o caldo da cozedura. 
Pique a cebola e os restantes dentes de alho e leve ao lume com azeite num tacho. Deixe ganhar uma cor amarelinha e junte o salpicão, o presunto em pedaços e o frango. Mexa bem. Junte 4 chávenas(chá) de caldo de cozedura do frango, coado, completando com água se o líquido não for suficiente. Deixe ferver e junte o arroz. Quando o arroz começar a "abrir" transfira para um pirex ou travessa de forno e enfeite com azeitonas. Se desejar polvilhe queijo ralado e leve ao forno para acabar de cozer e ficar com a superficie levemente dourada.
Para adiantar o frango pode ser cozido e desfiado de véspera.

O arroz fica muito solto e aromático
E para sobremesa, nada melhor do que fruta fresca, mas como hoje é domingo, com um toque especial. Inspirada na receita Ananás Pukka com Açúcar de Hortelã, do livro Dias Felizes com Jamie Oliver, servi fatias finas de abacaxi polvilhadas com açúcar de hortelã , que fiz juntando umas folhas de hortelã fresca com um pouco de açúcar num copo e pisei com um pilão de fazer caipirinha. O aroma é fantástico e o abacaxi, que já é uma fruta deliciosa ficou ainda melhor. 
Simples e delicioso, como quase todas as receitas do Jamie.

9 comentários:

  1. Lina este arroz ficou muito atrente, deve ter ficado muito bom memso, ainda por cima com abacaxi hummm, delicia.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. GOSTO MUITO DE ARROZ DE FRANGO NO FORNO,O TEU FICOU PERFEITO.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. que delicia de arroz!! e super bem acompanhado!! bjks

    ResponderEliminar
  4. Arroz de forno é uma delícia eu gosto muito, gostei do seu prato ficou bom demais!

    Tenha uma ótima semana!
    bjs,
    Andréa...

    ResponderEliminar
  5. Lina
    Adorei esse arroz porque é prático e muito saboroso e a idéia do abacaxi com hortelã é muito refrescante...beijkas

    ResponderEliminar
  6. Lina,
    Gostei muito da sugestao... Aqui esta uma receita pratica de fazer, e de certeza muito saborosa. Ficou com um aspecto delicioso esse arroz : ) Gostei do toque do abacaxi com hortelã.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Lina, gosto muito de arroz de forno, com frango então, é delicioso. Gostei muito do jeito que voce cozinhou o frango com os cravinhos espetados nas cebolas, hummm o sabor e aroma deixou o frango melhor ainda não? Adorei a sugestão e o abacaxi com hortelã fechou com chave de ouro... Bjos...boa semana

    ResponderEliminar
  8. nunca fiz arroz de frango de forno. achei ótima ideia. o pão é realmente gostoso. lindo dia para você.

    ResponderEliminar
  9. Lina adorei o ménu, posso repetir???lol
    Ficou tudinho muito bom!
    Beijocas.

    ResponderEliminar