quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Salada de abóbora grelhada, chícharos e brocólis - BC Comer Bem para Viver Melhor

A "vítima" para esta salada foi a riscadinha do canto esquerdo
Quando fiquei sabendo qual seria o legume escolhido para o segundo mês da BC Comer Bem para Viver Melhor fiquei muito contente por ser a abóbora. Estamos em plena época e este ano a horta de minha mãe presenteou-me com muitas variedades: desde pequeninas como uma maçã, até gigantescas com mais de meio metro e com vários formatos e cores. Além da presença habitual na sopa, tenho consumido a abóbora em assados, bolos, compotas, saladas... e até tem composto a decoração. 
É um legume(na verdade é um fruto...) muito versátil, rico em beta-caroteno, que pode ser convertido em vitamina A pelo organismo humano; vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo, importantes para manutenção óssea, de dentes, contração muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos; rico em fibras, o que a torna um alimento laxativo e ajuda no controle da glicemia e do colesterol sanguíneos; possui poucas calorias, (teor de hidratos de carbono entre 5 e 10% por 100 g de alimento) e é de fácil digestão.
A receita que trago hoje junta uma leguminosa que não é muito conhecida nesta região de Portugal e que trouxe comigo nestas férias de verão, do Algarve, o chícharo.
chícharos
"O Chícharo foi sempre sinónimo de pobreza e rudeza, considerado a "carne dos pobres". Teve um papel importante na alimentação nomeadamente nos anos 30 e 40, sobretudo no Sul" do país e Beiras, no qual as populações pobres baseavam as suas refeições. (A classe rica alimentava com estes leguminosos os animais bovinos e caprinos)" in o Chícharo da Serra. Todos os anos decorre em Alvaiázere, o Festival do Chícharo que divulga o uso desta versátil e deliciosa leguminosa.  
Não consegui encontar por aqui à venda e entretanto a minha querida amiga Manuela conseguiu trazer-me mais um pouco lá de Coimbra. Em conversa com minha mãe soube que em criança ela comia muitas vezes chícharos com abóbora.
Resolvi fazer a minha versão em salada e juntei brocólis.

Abóbora grelhada com chícharos e brocólis
É uma refeição saciante para se consumir morna nestes dias frios de outono, ótima também para levar para o almoço do trabalho. Com pão, ou uma porção de massa compõe uma refeição completa. Aos amigos brasileiros ou de outros países, que difícilmente encontrarão esta leguminosa podem fazer a substituição com grão de bico que também fica igualmente bom.

Versão com grão de bico, a abóbora e brocólis foram assados no forno
O cozimento do chícharo é igual ao do grão de bico: deixar de molho em água de um dia para o outro, escorrer, lavar e cozer em água, na panela de pressão por cerca de 25 a 30 minutos.
Salada de abóbora grelhada, chícharos e brocólis
(2 porções)
Ingredientes:
1 1/2 chávena(chá)de abóbora cortada em fatias finas
1 1/2 chávena(chá) de chícharos cozidos
2 chávenas(chá) de brócolis(flores e folhas)
2 dentes de alho picadinhos
Azeite, sal, alecrim seco e pimenta preta.
Preparação:
Numa frigideira anti aderente verter um fio de azeite e o alho picadinho. Deixar o alho ficar levemente tostado e retirar. Colocar as fatias de abóbora, salpicar com alecrim e deixar dourar de ambos os lados. Reservar. Entretanto levar a cozer o brocólis por alguns minutos num pouquinho de água, escorrer e reservar. Na frigideira verter mais um fio de azeite, juntar os chícharos, a abóbora, o brocólis e o alho. Temperar de sal e pimenta preta e se gostar algumas gotas de sumo de limão. Transferir para uma saladeira, polvilhar com mais pimenta preta e servir.

Com esta sugestão participo na BC - Comer Bem para Viver Melhor.
Mais participações aqui no blog da Josy
Veja como participar aqui.


7 comentários:

  1. Querida Lina que linda variedades de abóbora, a horta da mamá é abençoada e rica. Que sorte tens amiga, por poder aproveitar as delicias que a Natureza nos oferece. Essa sua receita parece que sacia muito bem qualquer apetite pois tem ingredientes repletos de nutrientes né amiga. Adorei conhecer o chícharo, parece uma semente, parece ser gostoso. O grão de bico, assim como o brocólis, eu amo, ficou um prato bonito e delicioso. Adorei sua participação. Obrigada viu? Ja levei o link e já está la. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que linda salada! Bem ao meu jeito.

    Boa partilha.

    Beijinhos

    Sara

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia esses chicharos ,achei a tua sugestão uma delicia tem um aspecto delicioso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Ficou uma bela salada!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá Lina,
    uma saladinha morna, linda, saudável e cheia de personalidade.
    Também eu adoro abóbora, em sopas, assados, bolos, tartes, e por onde a imaginação nos levar :) Combina com Outono.
    E os chícharos, conheço mas nunca provei e tenho curiosidade.
    Deliciosa.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Lina,que beleza de receita!De dar água na boca!Muitas vezes fico sem visitar todos os amigos queridos por falta de tempo e vc é uma dessas amizades que prezo muito na blogosfera!bjs e meu carinho,

    ResponderEliminar
  7. Olá Lina:)

    Que abóboras lindas!
    Meu pai já teve abóboras pequeninas que eram usadas na decoração e oferecidas a amigos e conhecidos, infelizmente de uns anos para cá nunca mais consegui semear - perdeu as sementes):

    Achei a tua salada muito interessante:) Nunca comi chícharos:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar