domingo, 1 de julho de 2012

Assado num dia de verão

Se ao ler o título já ficou a transpirar saiba que eu não suei nem uma gota para fazer este assado. É certo que o verão ainda não está no seu auge, mas ninguém merece ficar numa cozinha parecendo a fornalha do inferno, ainda mais num domingo. Depois de tanto tempo a comer comida improvisada eu queria muito fazer um prato caprichado com cara de domingo para mim e nada melhor do que um assado apetitoso. Apelei ao uso do microondas, e o calor ficou todo concentrado naquela caixa.
Uso bastante o microondas não só para aquecer e descongelar, mas também para cozinhar. Sei que ainda há muita gente que acha que os alimentos cozinhados no microondas fazem mal à saúde, mas eu nunca li nenhuma pesquisa concreta sobre o assunto e ele já existe há mais de 50 anos, tempo mais do que suficiente para ser testado... Para mim é um instrumento essencial na cozinha, poupa tempo e energia.


Assado de avelãs
baseado na receita de Sarah Brown, Guia prático Cozinha Microondas
para 3 pessoas

Ingredientes:
1 chávena(chá) de arroz integral cozido
3/4 de chávena (chá) de avelãs sem casca
1 colher(sopa) de azeite extra virgem
1 cebola média picada
2 dentes de alho, esmagados
3/4 de chávena(chá) de cenoura aos cubinhos
1 colher(sopa) de farinha de trigo integral
1 dl de vinho branco
2 colheres(sopa) de molho de tomate caseiro(ou tomate pelado enlatado triturado)
Sal e pimenta preta

Preparação:
Espalhe as avelãs num prato pequeno e coloque-o no microondas na potência 600W durante 4 minutos, sacudindo o prato uma ou duas vezes. Coloque as avelãs sobre um pano e esfregue-as para retirar a pele. Deixe arrefecer e moa. Eu usei um pilão para que ficasse uma farofa grossa. 
Deite o azeite num tacho e leve ao lume. Misture a cebola e o alho. Quando murchar acrescente a cenoura. Deixe cozinhar até ficar macia mas firme. Salpique a farinha de trigo e mexa até homogeneizar. Junte o vinho e o molho de tomate. Deixe cozinhar por alguns minutos.
Misture o arroz e as avelãs moídas no molho e tempere com sal e pimenta.
Deite esta mistura para uma forma de silicone(de preferência retangular). Leve ao microondas por cerca de 12 minutos, dando a volta à forma algumas vezes. Deixe repousar por 4 minutos antes de retirar. Sirva quente.
Acompanhei com salada mista.

13 comentários:

  1. Noooooooooosa, isso deve ser dos DEUSES!!! Que delírio!@! beijos,linda semana!chica

    ResponderEliminar
  2. Humm, ora aqui está algo que nunca tinha visto, mas fiquei intrigado :) Deve ser muito bom, pelo menos está com excelente aspecto! :D

    E é mesmo verdade, agora com o calor apetece tudo menos ficar junto ao forno! ;)

    ResponderEliminar
  3. Tem ótimo aspecto!! De avelãs?? Que original.
    Agora...o micro-ondas. Só uso para aquecer pois é um pequenino de baixa potência (máx.500).
    Mas ando na dúvida se devo ou não deixar de ter microW pois também não há estudos concretos que seja inofensivo. Por enquanto o cuidado que tenho é não estar na cozinha quando "ele" está ligado. Pois dá-me a sensação que faz pior as vibrações que emana do que a comida cozinhada com essas micro ondas. Eu sou muito sensivel às vibrações, inclusive as dos telemóveis.
    Beijinhos querida maninha.
    (senti-te com melhor energia hoje)
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Lina, e nao é que um arrozinho no microondas fica mesmo bem??? Nao costumo fazer comida nele, alias eu ate acho que o meu foi um desperdicio de dinheiro tem tudo o que um microondas pode ter, e eu limito-me a de vez em quando fazer um bolinho ou um pudim e mais nada!!!!

    Vou dar mais atençao ao moço eheheheh!!!

    Beijocas minha linda!!!

    ResponderEliminar
  5. Olá Lina! Nao sou grande fã no que toca a micro-ondas.. Mas opiniões à parte e com ou sem micro-ondas adoro o teu prato! Uma combinação de ingredientes muito rica, digna de um banquete domingueiro! hehe
    Beijinho e boa semana*

    ResponderEliminar
  6. Parece apetitoso...Não sei usar micro, somente para esquentar a janta e fazer pipoca.Gostaria de me interessar mais.Mas como cozinha não é meu forte, vou deixando...
    paz e bem

    ResponderEliminar
  7. Qdo li assado pensei em carne!!! Carne, contigo, significaria retrocesso!!
    Este assado sem ser de cozinha de forno em pico de verão parece-me super fantastico
    Beijinho e Boa semana

    ResponderEliminar
  8. Lina sou como voce, quando está muito quente, e quero fazer algum assado, é o microondas que me salva. De vez em quando o uso também, principalmente no calor. Adorei esse assado a base de avelãs, com o restante dos ingredientes, resultou em uma refeição completa e muito bonita. A cor ficou fantástica. Gostei por demais desse prato. Bjos querida amiga e uma excelente semana

    ResponderEliminar
  9. LINA ADOREI O TUA SUGESTÃO ,TEM MESMO AQUELE ASPECTO DE QUERO MAIS.
    SOU DAQUELAS QUE TAMBÉM USA O MICRO-ONDAS SÓ PARA AQUECER.
    BJS

    ResponderEliminar
  10. Olá Linda, tudo bem?
    Já não vinha ao teu café há algum tempinho e tive saudades :)
    Gostei muito deste assado! Está com um aspecto delicioso e a receita é muito original. Fiquei curiosa com o sabor das avelãs tostadas e os restantes ingredientes...e de água na boca! ;)
    Nada como assar no Verão, sem calores extra ;)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Olá Lina!
    Quero agradecer o teu comentário. É bom ouvirmos a opinião dos outros ainda para mais querendo eu continuar a fazer bolos deste género. É uma forma de ganhar um dinheiro extra e experiência, uma vez que sou novata nestas coisas...
    desejo-te as maiores felicidades e sucesso :) Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Adoro essa comidinha, a sua deve ter ficado deliciosa, pelo aspecto logo se vê.

    Tenha um excelente fim de semana, bjs

    ResponderEliminar
  13. Que receita original! E está com ótimo aspeto! Por acaso nunca cozinhei muito com o microondas, mas considero-o um instrumento muito prático... Um dia destes vou utilizá-lo para fazer este assado ;)

    ResponderEliminar