sábado, 7 de abril de 2012

Casamento ecológico na Teia Ambiental

Este ano faço 10 anos de casada e como a minha lenda encantada ainda anda no ar, resolvi nesta participação da Teia Ambiental falar um pouco acerca da festa de casamento no âmbito do seu impacto causado no meio ambiente.
Na altura em que anunciamos à família que queríamos dar este passo e que pretendíamos uma cerimónia simples, casamento civil com uma pequena festa íntima, em casa, meu pai quase ia tendo um ataque! A sua única filha não iria casar como manda o figurino, com um véu quilométrico e uma igreja cheia de gente?!? Ficou triste como a noite...Para o contentar passei de uma reunião simples para uma festa de 200 convidados! Se eu tivesse feito o casamento que queria, reunindo cerca de 50 pessoas teria poupado cerca de 4000kg de emissões de CO2 para a atmosfera naquele dia! É claro que naquela altura eu não tive noção disso, embora intuitivamente algumas das minhas ações contribuíssem para que minha festa de casamento fosse um pouco menos danosa ao ambiente:
- A cerimónia religiosa do casamento e a festa foram realizadas no mesmo local, na Quinta da Costeira, poupando assim, as deslocações, normalmente de automóvel, entre a Igreja e o local da festa(e consequentemente a diminuição das emissões de CO2 para a atmosfera, bem como a eliminação da poluição sonora causada pelas businadelas da praxe).
- O horário da festa foi maioritariamente diurno, evitando-se assim, maior gasto com energia elétrica na iluminação e como o local é lindo, encantador e tem muita vegetação as pessoas acabaram por passear e ter bastante contato com a natureza.
- O tema da festa eram árvores e suas folhas, cada mesa de convidados tinha o nome de uma árvore(pinheiro, cedro, choupo, etc), o cartaz com os grupos de convidados foi elaborado por mim, totalmente decorado com folhas secas naturais.
- Também fui eu, com ajuda de minha mãe e do "noivo" que fizemos os convites(levavam papel reciclado e papel vegetal trabalhado à mão), as ementas(decoradas com flores secas), os marcadores de mesa(eram molhinhos de paus de canela atados e decorados com uma folha de papel com o nome do convidado), as prendinhas para os convidados(caixinhas de papel decoradas recheadas com sabonetes de glicerina feitos por nós), o livro de presenças(também em papel reciclado). A almofada das alianças(foto acima), com as nossas iniciais também foi bordada por mim.
- O vestido de noiva foi confeccionado pela minha sogra que é modista especialista neste tipo de vestidos(que sorte!). O fato do noivo foi comprado aqui perto. A roupa do menino das alianças(meu afilhado querido) foi feita por uma amiga minha, modista, que mora também perto de casa dos meus pais.
- O florista também foi um comerciante das redondezas e a capela foi enfeitada à meias com a noiva do dia anterior. O grupo coral foi o da freguesia, que canta habitualmente na Igreja local.
Embora estas medidas tenham gerado algum trabalho para nós, sei que foram mais suaves para o ambiente do que se eu tivesse me deslocado para longe para comprar tudo pronto, assim usei todos os meios locais ao meu alcance além da maior parte dos materiais serem de origem natural, como sempre gostei. No entanto se fosse hoje mais algumas medidas poderiam ser tomadas para que o casamento fosse ainda mais ecológico, vejam essas que encontrei aqui:

Convites
Optar por convites em papel reciclável, ou em materiais alternativos que não sejam prejudiciais ao meio ambiente, como o bambu. Existe papéis reciclados muito bonitos, que farão toda a diferença. Optar por fazer convites em cartões de associações como a UNICEF.
Na maioria dos casos é necessário colocar bastante informação adicional nos convites, como mapas ou informações locais. Uma opção viável será optar por um site de casamento na internet, onde se providencia toda a informação extra aos  convidados, sem ter de gastar papel. Imprimir o endereço do site de casamento nos convites colocando “Não se esqueçam de visitar o nosso cantinho em: www.josemaria.pt”

Catering
Ao seleccionar o  serviço de catering, optar por um que seja especializado em ingredientes orgânicos.

Bolo de casamento
Optar por um pasteleiro que faça um bolo orgânico, natural e com ingredientes oriundos do comércio livre(ou faça ou peça a um familiar que confeccione o bolo!). Não se esquecer de servir café também de comércio livre!

Lembranças de casamento
Oferecer “coisas que crescem”, como bolbos de flores envasados como os jacintos, ou tulipas; sementes de flores, ou de ervas aromáticas. Presentear os convidados com saquinhos de chá orgânico, acompanhados de alguns biscoitos de canela feitos pela padaria local(ou pela própria noiva ou familiar), personalizando os invólucros de papel reciclado, com o nome dos noivos. Pode também oferecer-se pequenos frascos de compota ou mel biológico oriundos de fornecedores locais. Fazer donativos a uma instituição de caridade, a um museu, ou até a um parque natural em nome dos convidados, pedindo à instituição que em troca assine cartões pessoais de donativos, também é uma ótima opção. 

Maquilhagem
Utilizar produtos cosméticos com ingredientes naturais e não testados em animais.

Celebrar a natureza
Plantar uma árvore! No dia do casamento, ou quando voltarem da lua-de-mel o casal poderá plantar uma árvore no quintal, no do vizinho, ou até na casa de campo. Com esta atitude, não só estarão a ajudar o meio ambiente, como terão a natureza a celebrar com eles todos os anos o aniversário. Quem sabe um dia não aproveitam essa árvore para fazerem um baloiço para os filhos?Acho que ainda vou a tempo, quando fizer aniversário de casamento vou plantar uma árvore para celebrar!

Jóias 
Ao escolher anéis de noivado ou alianças de casamento, certificar-se que não são usados na sua composição “diamantes de sangue” (diamantes cujo comércio gera lucros para guerras). Optar por diamantes sintéticos é uma boa maneira de evitar adquirir “diamantes de sangue”. Optar por joalharia reciclada, significa que o ouro já foi derretido e aproveitado para fazer uma nova peça, este ouro tem a mesma qualidade do ouro que nunca foi derretido. Muitas minas de ouro são devastadoras para o meio ambiente, ou responsáveis por grandes conflitos económicos e sociais. Saibam que são necessárias 30 toneladas de pedra para fazer uma aliança de casamento. Incrível não é?

Fontes
Livro: A Fórmula do Ambiente, de Alex Shimo-Barry

E para relembrar a sobremesa da festa, que foi gelado de baunilha com frutos vermelhos, até hoje gabada por muitos convidados gulosos, deixo-vos com esta Delícia de frutos vermelhos já publicada aqui.

Este texto é a minha participação na Teia Ambiental de Abril de 2012. Esta blogagem coletiva organizada pela Flora e Gilberto, acontece todos os dias 7 de cada mês desde 2010. Participe você também, o ambiente agradece!

12 comentários:

  1. Aprende-se tanto contigo!
    Embora de forma algo incosciente, mas seguindo a nossa maneira de ser, o nosso casamento também foi bastante ecológico, com muitas coisas feitas artesanalmente, desde o meu vestido aos presentes. E já lá vão 14 maravilhosos anos!
    Beijinhos e muitas felicidades pessoais, a dois, em familia e em comunidade!

    ResponderEliminar
  2. Minha querida Lina, fiquei simplesmente encantada com sua participação !!!

    Foi uma agradabilíssima surpresa sabê-la tão ambientalista ao ponto de fazer seu casamento totalmente "verde" ! Que idéias encantadoras para os detalhes da festa. Deve ter ficado muito bonito !

    Sua postagem mostrou que em qualquer situação é possível pensar no meio ambiente e na qualidade de vida.

    Parabéns !

    Envolvida com uma exposição de artesanato, só agora coloquei minha participação.

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Oi, querida!!!

    Parabéns pelos 10 anos de casada!!! Sua festa de casamento com certeza foi um evento muito lindo!!!

    Ótimas dicas, adorei!

    Um maravilhoso domingo de Páscoa para tí e toda a sua família!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá, Lina. Passei por aqui para te dizer que já fiz a tua regueifa. Acabei de a publicar. Adorámos. Principalmente, o meu marido, da terra delas :)
    Um beijinho
    P.S: Parabéns pelo aniversário de casamento. Pela tua descrição, pareceu-me uma bela festa :)

    ResponderEliminar
  5. Olá, querida
    Vc uniu o Tema à festa bem de acordo como dia de hoje que é uma das maiores festas do ano para mim...
    Bjm ecológico e pascal

    ResponderEliminar
  6. Oi Lina,
    teus cuidados com os teus e com tudo que se refere á natureza transborda em tuas realizações maravilhosas.Uma festa tão caprichada deve estar presente na lembrança de todos que lá compareceram.Parabéns pela data e pela forma de comemorá-la.
    Um vermelho tentador nesse gelado de frutos vermelhos, heim?
    Bjkas,
    Calu

    ResponderEliminar
  7. Sempre muito original a tua participação querida Lina.
    Também tive uma festa de 200 convidados, mas nessa altura nem me passava pela cabeça ser ecológica. Porém, sempre amei a natureza, só ainda não estáva desperta para o impacto das nossas ações no meio ambiente. Reciclava o lixo e pouco mais.

    Para além das ótimas sugestões que dás, acho que a parte mais importante do texto é o safanão. Ou seja, a tua participação acorda os ainda dormidores da vida que não se apercebem que no meio de tanta felicidade há também muito dano ao ambiente.
    Beijinhos.
    Creio que publicarei hoje para a Teia. Antes foi-me impossivel.
    Rute

    ResponderEliminar
  8. Oi Lina,
    Parabéns pelos 10 anos de casada!
    Bonita história.
    Bj e boa semana,.
    Lylia

    ResponderEliminar
  9. Parabens.
    O gelado é fantástico, ja comia.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Lina, muitos parabéns pelo aniversário. 10 anos são para comemorar. Obrigada pela partilha dos vários pormenores do dia do teu casamento,passado nessa quinta deslumbrante.
    Sabes, os meus pais também não aceitaram muito bem a ideia de eu me casar em outra ilha e não na ilha onde eles vivem, onde eu moro também agora. Como estudei em São Miguel e tinha muitos amigos lá (e parte da família do meu pai também)resolvi que assim seria. Não cedi à pressão deles. (não sei como tive coragem) Foi um casamento muito bonito, mas com menos convidados (cento e poucos)no Solar do Conde, como eu queria. E choviscou quando saímos da igreja. Fomos abençoados (como dizem os antigos). E já lá vão quase treze anos. Adorei as tuas memórias desse dia.
    Um abraço
    Patrícia

    ResponderEliminar
  11. Lina,
    Parabéns!!
    Muito boas as tuas dicas. O meu casamento foi mt pequeno, acho que nem conheço 200 pessoas!

    bjs

    ResponderEliminar
  12. Lina minha querida amiga, dei uma pausa no blog dia 11 e até agora não entendi como não vi ainda essa sua participação.Desculpe a minha falha. Fiquei encantada com seu casamento tão ecológicamente correto. São dicas preciosas para os casamentos que estão sendo realizados ou que ainda vão se realizar. Gostei de tudo em especial essa delicia de frutos vermelhos,ficou lindissima. Bela participação e parabéns pelos 10 anos de união duradoura, que se façam muitos mais anos de união feliz. Bjs

    ResponderEliminar