quinta-feira, 12 de abril de 2012

Acordar as sementes

As sementes estavam guardadas, frias e aparentemente sem vida. Eram lindas bolinhas verdes, que fizeram os meus pensamentos voltarem à infância, quando aprendi as operações matemáticas a contar feijões. As minhas mãos remexeram aqueles grãos e o barulho das sementes no vidro transmitiram-me a sensação de conforto da fartura e fizeram-me recordar tempos em outra terra onde sempre havia em cima da banca uma grande vasilha de vidro com feijões a demolharem. 
A água, fonte da vida, acordou o potencial da semente, revolucionou a sua quietude, transformou a morte em planta. Mais uma vez fui transportada aos meus tempos de escola, onde os feijões transformaram-se em plantas em cima de algodão, alimentados pela água, pelo sol que entrava pela janela da sala de aula e pela ansiedade das crianças.
A quantidade de lembranças que estas sementes trouxeram! 
O Homem foi à Lua mas não é capaz de criar este milagre singelo, o simples germinar de uma semente!
Podemos não criar a semente, mas proporcionar o seu desenvolvimento sim! Transmitir conhecimentos é plantar sementes, estar presentes e participar é regar para que a planta não morra, mas cresça e dê frutos. 

É assim que sinto este blogue, como sementes que lancei, caíram em terreno fértil e floresceram na vossa amizade. Quero alimentá-lo com os conhecimentos que puder e estar presente para colher estes maravilhosos frutos.

Salteado de rebentos de feijão mung caseiros

Para fazer este maravilhosa porção explosiva de energia da criação, temos primeiramente de propiciar a germinação dos feijões, que é algo muito simples, mas são necessários cerca de 3 ou 4 dias. Vale a pena a espera, pois os rebentos enlatados não têm o sabor e a textura dos frescos. E comprar rebentos frescos prontos dá um pouco de medo depois das mortes ocorridas aqui na Europa por ingestão de rebentos contaminados pela bactéria E.Coli. Além do mais ao fazer os nossos próprios germinados calculamos a quantidade certa a utilizar evitando desperdícios, sem falar no prazer que dá ver as sementinhas desenvolverem-se. Sei que existem utensílios próprios para o efeito, mas com materiais baratos que temos em casa é possível fazer a operação. São necessários:
1 frasco de vidro
1 pedaço de tule(aquele tecido dos véus de noiva) que cubra a boca do frasco, com alguma folga
1 elástico(daqueles de escritório)
1 escorredor (pode ser daqueles de escorrer legumes)
1 pano de louça
1 prato(para apoiar o escorredor)
A origem dos grãos é importante, convém que sejam biológicos (orgânicos) e em bom estado, rejeitando-se os grãos partidos e danificados. O tempo que demora a germinação depende de cada espécie.
Então faz-se assim:
Escolher uma pequena quantidade de feijão mung ou outro pequenino à escolha (de 1 a  3 colheres de sopa). Eu utilizei 3 colheres.
Lave os grãos, escorra-os e coloque-os dentro do frasco. Cubra com água limpa e deixe de molho por 8 a 12 horas(durante a noite, por exemplo).
Cubra o frasco com o tule e prenda com o elástico. Verta o vidro e despeje a água. Enxagúe bem sob a torneira.
Coloque o vidro inclinado e emborcado dentro do escorredor, sobre um prato, em lugar sombreado e fresco. Eu deixei num canto da bancada coberto com um pano.
Enxaguar pela manhã e à noite. Em dias quentes repetir esta operação mais vezes.
No último dia deixar o frasco à luz natural durante a tarde para que os rebentos se desenvolvam mais.
Ao 3º dia
Enxaguar e utilizar.

Poderia ter deixado mais alguns dias para que os rebentos ficassem maiores mas é necessário muito cuidado no manuseamento para evitar a proliferação de fungos e bactérias, e como foi a primeira vez que fiz resolvi não arriscar...

Agora(e finalmente!) a receita, que é muito simples:
Ingredientes - para 2 pessoas
3 colheres(sopa) de feijão mung germinados
1 cenoura cortada em palitos finos
1 cebola pequena cortada em meias luas finas
3 folhas de acelga(ou couve) cortada em juliana
1 punhado de castanha do maranhão(ou amêndoa) em pedacinhos
1 punhado de sultanas ou passas
Azeite, sal e pimenta q.b.
Preparação:
Colocar ao lume uma frigideira anti aderente e regar com um fio de azeite. Juntar a cebola e a cenoura. Deixe murchar. Junte o feijão mung e a acelga. Tempere de sal e pimenta. Salteie por 2 a 3 minutos. Transfira para o prato de servir e salpique as castanhas e as passas. Acompanhar com arroz ou massa integral.

Mais alguma informação adicional:
"Ao germinar, alguns nutrientes daquela semente, seja de um cereal (trigo, cevada ou aveia), das leguminosas (feijões) ou oleaginosa (linhaça, girassol, etc.) multiplicam-se. É o caso da vitamina C, que é praticamente inexistente no grão de trigo, mas que, uma vez germinado, aumenta seiscentos por cento o seu teor.
O processo de germinação torna os nutrientes mais digeríveis, causando menos gases do que os grãos que lhe deram origem.
Os germinados são pobres em calorias, mas contêm quantidades apreciáveis de vitaminas A e C, vitaminas do complexo B, vitamina E, algum ferro, além de muitas enzimas e proteínas.
Podem ser germinadas sementes de linhaça, gergelim, girassol, alfafa, trigo, feijão de soja, lentilhas, entre muitos outros cereais, leguminosas e sementes.
As sementes de cereais germinam em 2 - 3 dias, os feijões e as lentilhas demoram 5 - 6 dias. Nessa altura podem ser consumidos.
Depois das etapas de germinação, há que se considerar as condições para o crescimento dos germinados até 5 – 10 cm, de altura, quando então podem ser colhidos os brotos.
Para tal produção, as condições de higiene e manuseio precisam ser muito rigorosas para evitar a proliferação de fungos e bactérias.
Os germinados e brotos servem para as mais diversas preparações culinárias. Podem ser consumidos crus, em sucos, saladas e sanduíches, misturados com outros legumes, amornados “al dente”, adicionados a molhos e de outras formas que a criatividade te levar." Fonte Doce Limão

10 comentários:

  1. Lina
    FAzia muito tempo que não vinha aqui.
    Adorei a comparação dos feijões com o blog.
    Também sinto isso com o meu. Conheci pessoas maravilhosas aqui,
    Hum.... e a receita.....divina. Nunca fiz, mas acho que vou tentar.
    abraços

    ResponderEliminar
  2. Vamos falar a verdade... post LINDO! =}
    Amei cada palavra e como voltou no tempo com suas recordações... e a comparação do homem na lua foi fantástica!
    Deus presente na natureza é tudo!
    Nunca tinha visto servir feijão assim, foi uma super
    novidade e gostei bastante.
    Um bejim minha querida!

    ResponderEliminar
  3. Ficou muito bonito, cheio de cores deve ser bem delicioso!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Lina que beleza de post. :) Obrigado pela explicação muito detalhada. Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Lina, é uma honra enorme para mim ter-te conhecido, mesmo virtualmente, tu és uma pessoa espantosa, por isso eu gosto tanto de fazer as blogagens com vcs... Adoro mesmo!!!

    Olha onde posso arranjaqr feijao mung???

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Olá Lina! Que bela a tua descrição acerca dos feijõezinhos.. E trazes-nos uma receita super nutritiva hoje! Adorei! Muito úteis estas tuas informações detalhadas!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Texto fantástico...receita colorida e muito saborosa por certo.

    ResponderEliminar
  8. Que interessante esse post Lina,sabe que gosto muito de brotos de bambu, sempre compro na feira e adiciono-os as saladas que faço, mas nunca imagnei que poderia fazer os brotos de feijão em casa, será que pode ser qualquer qualidade de feijão? Está tudo tão bem detalhado e explicadinho que me deu vontade de fazer também, mas não conheço esse feijão. Ficou linda seu prato, colorido, rico e certamente uma delicia. Bjocas

    ResponderEliminar
  9. Conseguiste com semente de linhaça? Eu não consigo!

    ResponderEliminar