domingo, 4 de março de 2012

Manteiga de amendoim, receita da Rute; biscoitos, receita da Nôemia

Surpresa! Esta publicação vai ter bis! Cláudia?!

Mais uma descoberta para o paladar, mais uma novidade para os meus concorridos pequenos-almoços. Esta manteiga de amendoim é uma delícia! Para quem, como eu que cresceu a comer paçoquinha e pé-de-moleque, comer uma fatia de pão com esta manteiga foi como voltar ao tempo (remoto) da minha infância, que saudades! O gosto de amendoim é marcante, mas temos o limão e o anis para contrabalançar o sabor. 
Esta receita é da minha amiga/irmã Rute, uma das minhas queridas manas recém descobertas, a outra é a Isabel
Calma! Não, o meu pai não "pulou" a cerca e este não é o enredo de uma telenovela mexicana! É que descobrimos, que temos tanto em comum, que parece que crescemos juntas, como gémeas... Foi com esta maninha que me iniciei no fabuloso mundo vegetariano, e é no Publicar Para Partilhar que muitas vezes vou buscar inspiração e aprendizagem para esta nova/fantástica fase da minha vida alimentar. 
Com esta receita e com as mensagens que trocamos descobrimos e aprendemos que afinal anis e erva-doce são a mesma coisa!
Eu fiz a manteiga tal e qual a Rute tão bem explicou, por isso é só clicar aqui para ver a  receita!

Mas...aqui em casa, o povo é um pouco esquisito(não sabem o que perdem!) e a quantidade de manteiga que fiz rendeu bastante, cerca de 2 chávenas!

Resolvi utilizar parte do resultado numa receita, mas ainda não tinha achado nenhuma que me agradasse, até que me deparei com estes deliciosos biscoitos da Nôemia, no seu recém inaugurado blogue Co(i)zinhas da Nô. Eu como era fã do seu outro blogue, nem hesitei em seguir este, dando de caras com "a receita" que eu queria.
E foi o que fiz ontem à tarde, estava um tempo chuvoso, mesmo a pedir por uns biscoitos a sair do forno. E ficaram mesmo deliciosos! São agora os meus biscoitos favoritos, estes cookies integrais de manteiga de amendoim.
Gostei muito da inusitada utilização do trigo sarraceno, cereal que há pouco conheci, mas que vai morar para sempre na minha cozinha, pois tem um sabor ótimo, rápido de preparar, muito versátil, além de ser rico em ferro e magnésio! Vale a pena conhecer!
Fiz algumas pequenas alterações à receita original, portanto vou transcreve-la com as modificações em letra mais pequena:
Ingredientes:
1 chávena (chá) de farinha de trigo com fermento(usei farinha sem fermento+1 colher(chá) de fermento em pó)
1/2 chávena (chá) de farinha integral
2 colheres (sopa) de trigo sarraceno
1 chávena (chá) de açúcar amarelo(usei 1/2 chávena, porque a manteiga de amendoim já contém mel)
50g de manteiga sem sal, amolecida (usei manteiga de soja)
1/2 chávena (chá) de manteiga de amendoim “crunch” (com pedacinhos de amendoim) usei a manteiga de amendoim caseira da Rute
1 ovo(substituí por 1 colher(sopa) de sementes de chia+4 colheres(sopa) de água, deixando repousar por alguns minutos, até que se forme uma espécie de geleia e utilizar)
1/2 chávena (chá) de gotas de chocolate (não tinha, utilizei 2 colheres(sopa) de passas/sultanas)
Preparação:
Numa tigela, misture o açúcar e as manteigas.
Junte o ovo, misturando sempre.
Vá juntando as farinhas e o trigo sarraceno, aos poucos.
Por último, junte as gotas de chocolate.
(Eu utilizei a batedeira, com as varas de massa de pão e a massa ficou ótima!Segui a ordem indicada dos ingredientes)
Faça bolinhas e coloque num tabuleiro, forrado com papel manteiga/vegetal.
Leve ao forno pré-aquecido em 160º/180º e deixe que dourem.
Retire do forno e deixe-os esfriar completamente, sobre uma grade.

11 comentários:

  1. LIna, eu amo manteiga de amendoim, mas aqui em casa sou a unica que gosta de inovar, pois como tu dizes o povo daqui é esquisito até dizer chega... quando inovo em alguma coisa reclamam.. mas depois ate gostam!!!
    Aiiii pe de moleque... paçoquinha nunca comi... mas pe de moleque... amo!!!

    Beijocas!!!

    ResponderEliminar
  2. eheheh Viva a manteiga de amendoim! E as receitas das amigas! :)
    E as bolachinhas com manteiga de amendoim vêm mesmo a calhar, tenho que experimentar. É que realmente a manteiga rendeu muito, e apesar de eu até a comer à colherada (ihihih) ainda tenho alguma para usar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. TAMBÉ VI LÁ ESSAS BOLACHAS E FIQUEI DE OLHO NELAS.
    AS TUAS FICARAM BEM LINDAS.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Já tive curiosidade de comprar para provar, mas achei demasiado caro, para uma coisa que nem sequer sabia se ia gostar, mas assim a coisa fica melhor e mais saudável :-)

    ResponderEliminar
  5. Lina, obrigada peço link para o novo blog!
    Agora sou eu que vou preparar essa sua versão, pois adorei as adaptações que fez! Não sou vegetariana, mas procuro sempre ter uma alimentação muito saudável. Âs vezes, "escapa" açguma receita, pois há outras pessoas em quem temos de pensar! Também gosto muito das dicas da Rute!
    Um beijão,

    ResponderEliminar
  6. Lina querida concordo com tudo o que vc disse em relação a ser irmãzinha da Rute, acho-as tão parecidas que até me confundi essa semana no blog dela a respeito de uma receita de queijo com tremoço.Voces duas são minhas grandes queridas e tanto uma quanto a outra me ensinaram muita coisa na gastronomia saudável. Essa manteiga de amendoim vi no blog da Rute e fiquei tentada a fazer, preciso ver com meu pessoal pois são meio chatinhos, as bolachinhas com certeza eles vão amar e vou levar essa receita gostei muito. Ficaram lindos as duas excelente receitas. Bjocas ótima semana

    ResponderEliminar
  7. Então qual foi o pai que pulou a cerca? Se não foi o teu... terá sido o meu ou o da Isabel Matos? Ou quem sabe o da Claudia? (Ah,ah,ah,ah ri-me tanto nesta parte!).

    Já disse lá no blog da Claudia que vocês hoje surpreenderam-me imenso. Uma inesperada e fascinante surpresa. E logo eu que adoro ser surpreendida! Obrigada de coração por colorirem o meu dia.
    Esses cookies de amendoim só podem criar dependência! São lindos e só de imaginar o saborzinho a amendoim, limão e erva-doce...hummm, delicia.
    3 vivas para a BC do amendoim!
    Fiquei muito feliz com a vossa originalidade.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  8. Que beleza, Lina !
    Duas gostosuras ao mesmo tempo, e saudáveis !
    Tenho que arranjar um tempinho para ir experimentando essas novidades, pois depois que entram na rotina fica fácil fazer.

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Adoro essas bolachinhas Lina, FICARAM LINDAS E APETITOSAS!!

    ResponderEliminar
  10. Bem me disse a Rute que este post estava muito comovente! Fazeres aqui um louvor às tuas manas é muito amoroso! Vamos lá clarificar isto: fomos manas "noutras vidas", pronto! E estes laços e parecenças transportam-se pelo tempo! :)
    Eu já tinha visto o post do teu queijo, depois vi o da Rute (eu que não como laticínios e sempre adorei queijo, isto vem mesmo a calhar) e agora este da manteiga e das bolachinhas de amendoim, bem, estou no paraíso! Muitos beijinhos, manas queridas (ando-me a tentar esquivar à BCAP, mas já estou a ver que não vai ter jeito...)
    Isabel

    ResponderEliminar
  11. Lina eu adoraria provar dos dois e tenho certeza de gostar, assim como você eu cresci comendo paçoquinha e gosto demais até hoje!
    Essas bolachinhas estão maravilhosas!
    Gostei muito!
    Ótima semana amiga.
    Beijinhos

    ResponderEliminar